O que é paradoxo na matemática?

Perguntado por: Débora Moura de Nascimento  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (24 avaliações)

Em Filosofia, paradoxo designa o que é aparentemente contraditório, mas que apesar de tudo tem sentido. Em Matemática, fala-se muitas vezes de paradoxo matemático ou paradoxo lógico, ou seja, de uma contradição deduzida no seio dos sistemas lógicos e das teorias matemáticas.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Qual a função do paradoxo?

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Qual o paradoxo mais difícil do mundo?

11 paradoxos que vão pirar seu cabeção
  • Se há apenas 23 pessoas em um mesmo quarto, existe uma grande chance de que pelo menos duas delas tenham a mesma data de aniversário. ...
  • Você tem mais amigos do que acha que tem. ...
  • Se não há nada particular sobre a Terra, então deveria haver outras civilizações em nossa galáxia.

O que diz o paradoxo de Russell?

Paradoxo de Russell (e Paradoxo do Barbeiro)

Segundo a teoria de Cantor, um conjunto pode conter outros conjuntos, inclusive a si mesmo. Por exemplo, o conjunto das ideias é uma ideia por si só. Mas isso não é verdade para todos os conjuntos, já que existem alguns que não podem conter a si mesmos.

Paradoxo do barbeiro, tem um erro na matemática | #FanMunMat 38

27 questões relacionadas encontradas

Que outra analogia poderia ser utilizada para ilustrar o paradoxo de Russell?

O Paradoxo do Barbeiro

Existe também uma versão popular do paradoxo de Russell: Há em Sevilha um barbeiro que reúne as duas condições seguintes: 1- Faz a barba a todas as pessoas de Sevilha que não fazem a barba a si próprias. 2- Só faz a barba a quem não faz a barba a si próprio.

Quais paradoxos existem?

8 paradoxos famosos que vão confundir a sua cabeça
  • Paradoxo de Zenão. ...
  • Paradoxo do avô ...
  • Paradoxo dos Gêmeos. ...
  • Paradoxo do mentiroso. ...
  • Paradoxo de Fermi. ...
  • Paradoxo de Epicuro. ...
  • Paradoxo do quadro Relativity. ...
  • Paradoxo do Soneto da Fidelidade.

Qual o paradoxo enfrentado pelo filósofo?

O movimento não existe

Este é mais um da série de paradoxos do movimento que o filósofo grego Zenão de Elea criou para demonstrar que o Universo é singular e que a mudança, inclusive o movimento, é impossível, como argumentou o seu professor Parmênides.

Qual o principal paradoxo criado por Sócrates?

O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe.

O que aconteceria se o Pinóquio dissesse?

Neste caso, duas hipóteses, igualmente válidas poderiam acontecer: O nariz de Pinóquio não cresce. Então ele disse uma mentira, portanto, o nariz deve crescer; O nariz de Pinóquio cresce.

Qual a importância do estudo dos paradoxos?

Os paradoxos foram de suma importância para o desenvolvimento da Matemática, pois na busca de solução para o desamparo lógico que eles causavam é que foi desenvolvido o rigor matemático, em especial na área da lógica, bem como muitas outras ideias matemáticas.

O que é uma coisa paradoxal?

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

Qual é a diferença entre antítese e paradoxo?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Estou cego e vejo arranco os olhos e vejo?

Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultra fechado.

Qual é o pensamento de Sócrates?

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

O que era o método socrático?

O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.

O que é um paradoxo científico?

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.

O que é um paradoxo quântico?

Na mecânica quântica, o paradoxo EPR ou Paradoxo de Einstein-Podolsky-Rosen é um experimento mental que questiona a natureza da previsão oriunda da teoria quântica de que o resultado de uma medição realizada em uma parte do sistema quântico pode ter um efeito instantâneo no resultado de uma medição realizada em outra ...

O que é paradoxo sinônimo?

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Quem faz a barba do barbeiro?

Um barbeiro de uma cidade pequena diz: “barbeio todos os homens da cidade, exceto aqueles que se barbeiam a si mesmos”.

Qual o paradoxo mais famoso?

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O que é paradoxo física?

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

Como solucionar paradoxos?

Para resolvermos um problema precisamos notar algum desvio entre o que deveria acontecer e o que estamos observando, descobrir a causa que provocou o desvio e adotamos alguma ação para que a causa pare de provocar seus efeitos indesejados e, assim, as coisas voltem a seu curso natural.

Artigo anterior
O que causa um cisto sebáceo?
Artigo seguinte
O que pode riscar o porcelanato?