O que é panóptico?
Perguntado por: Alexandra Constança Pires | Última atualização: 11. Oktober 2024Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
O que é panóptico exemplos?
O sistema, denominado Panóptico ou Casa de Inspeção, era baseado nos seguintes atributos: uma torre central cujo interior era invisível e um anel periférico ao redor da torre no qual ficariam as celas dos presos. Uma vez que os presos não conseguiam ver dentro da torre, não sabiam se o vigia estava presente ou não.
O que é o panóptico de Foucault?
Em seu livro “Vigiar e Punir”, Foucault caracteriza o panoptismo como um poder na forma de vigilância individual e contínua, com intuito de controle, castigo e recompensa, e também como forma de correção.
O que significa a palavra panóptico?
Um panóptico é uma construção cujo design faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. É uma forma de construção de presídios, onde através de uma torre, um guarda consegue vigiar todos os detentos, sem que estes percebam que estão sendo vigiados.
O que é um olhar panóptico?
O olhar panóptico, seja em o Nascimento da Clínica, seja em Vigiar e Punir, está associado ao corpo, mas vai além dele. É a partir de um determinado exercício – de um poder atrelado à visibilidade – sobre este que se produz um certo indivíduo e um certo conhecimento.
O Panóptico em Foucault - Beatriz Maciel
Qual o principal efeito do panoptismo?
O grande efeito do panoptismo (e o principal) seria o de induzir um estado consciente e permanente de visibilidade. O panóptico produz um efeito homogêneo de poder.
Quando foi criado o Panoptico?
O conceito de "panóptico" foi originalmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século XVIII para descrever uma forma de prisão em que um único vigia poderia controlar um grande número de prisioneiros sem que estes soubessem se estavam ou não sendo observados.
Qual o objetivo do panóptico?
O modelo panóptico (pan = todos ; óptico = visão) foi criado pelo famoso criminólogo Jeremy Bentham, e seu objetivo principal era a vigilância constante das prisões, consistia em uma prisão onde havia um grande observatório central que de lá poderia se ver todas as celas que eram dispostas de modo circular, nunca fora ...
O que é uma sociedade disciplinar?
Nas sociedades disciplinares o indivíduo não parava de passar de um espaço fechado a outro, cada um com suas leis (primeiro a família, depois a escola, depois a fábrica etc.). Nelas encontramos dois pólos: a assinatura que indica o indivíduo e o número da matrícula que indica sua posição na massa.
Qual a importância do panóptico Para Foucault?
O dispositivo panóptico, em suma, produz unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer sem ser visto. É assim, afinal, que a visibilidade se torna uma armadilha. Foucault vai chamar o Panóptico de Jeremy Bentham de ovo de colombo (FOUCAULT, 2014, p. 190) na ordem da política.
O que diz o livro Vigiar e Punir?
Visão geral do livro
É um estudo científico, fartamente documentado, sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos adotados pelo poder público na repressão da delinqüência. Métodos que vão da violência física até instituições correcionais.
O que é o poder disciplinar para Foucault?
O poder disciplinar em Foucault é um poder descentralizado, estratégico e que tem como elementos o espaço e o tempo. A hipótese correlacionada às estratégias de fuga a esse poder consiste nas práticas do cuidado de si.
Como o Panoptico está relacionado ao poder?
O poder instilado pela relação panóptica entre o olhar e a estrutura arquitetônica maximiza a vigilância que incide diretamente sobre um corpo na sua distribuição no espaço e torna as coisas visíveis, faz ver, ou seja, produz visibilidade. Há, portanto, emergência de um visível a partir da configuração espacial.
Como Foucault vê a sociedade?
Em seus estudos, Foucault observa que, na sociedade ocidental, constituiu-se uma forte relação entre direito e poder, de modo que o poder é predominantemente visto como um direito que se possui.
O que Foucault fala sobre punição?
Foucault conclui que a sociedade punitiva moderna é baseada na vigilância generalizada. Ela se estende a setores e instâncias de vigilância. Uma vigilância preventiva do ato delituoso que tem como conseqüência a necessidade da punição do delinqüente, inimigo da sociedade.
O que Foucault percebeu?
Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.
Quem criou o panoptismo?
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo utilitarista e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
Como a ideia de panóptico repercute nas concepções e nos modelos educacionais atuais?
Sendo as escolas geralmente consideradas como panópticos, ao possibilitarem, por meio de suas arquiteturas, a vigilância de estudantes e professores, pressupõe-se que tal controle, supostamente ininterrupto possa desencadear diferentes efeitos de poder nas relações entre esses sujeitos.
O que é a Docilização dos corpos?
É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado.
Como o panoptismo é aplicado na sociedade atual?
Um exemplo de modelo panóptico, que atinge pessoas públicas, é o paparazzo. Além dele, graças às novas tecnologias, como o advento dos celulares com câmeras, o público acaba fazendo também o trabalho de vigiar o comportamento dos famosos.
Por que essa torre de vigília panóptico tem sido amplamente criticada pela sociedade desenvolva?
Essa torre de vigília (pan-óptico) tem sido amplamente criticada pela sociedade por: constranger a liberdade de agir do indivíduo, na sociedade.
O que significa ser foucaultiano?
Trata-se, nas palavras de Foucault, "de não analisar o poder no nível da intenção ou da decisão", mas sim de estudá-lo sob a perspectiva de sua externalidade, no plano do contato que estabelece com o seu objeto, com o seu campo de aplicação.
Qual a diferença entre lei e norma para Foucault?
Para ele, norma não remete apenas à lei. A lei é tão somente uma espécie de norma. Quando Foucault adjetiva certo termo como “normativo” não quer afirmar que ele está relacionado ao Direito. O normativo, nas obras do autor, revela a incidência da norma.
Qual a diferença entre poder e biopoder?
O biopoder não se diferencia somente do poder disciplinar, mas também do poder soberano, pois enquanto na soberania havia um direito do soberano “deixar viver” ou “fazer viver”, no biopoder haverá uma tecnologia de poder voltada para o “fazer viver” e o “deixar morrer”, que será um poder que vai se encarregar da ...
Quem tem o poder de punir?
Quem detém o poder de punir é o Estado, entretanto, quem legitima o discurso penal junto à população, é o setor político e a mídia.
O que é preciso para casar com americano?