O que é palpação na fisioterapia?

Perguntado por: Iara Érica Nascimento Barbosa Simões  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

A Anatomia Palpatória é uma técnica que através do tato nos permite compreender as estruturas corporais bem como suas funções e sincronismos. A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos.

O que é palpação no exame físico?

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

Quais são os tipos de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

Como é realizado a palpação?

Na palpação, verifica-se o estado das estruturas externas por pressão: a parte superficial do corpo com pressão de 1 cm; a parte profunda com pressão de 4 cm. A percussão, variante da palpação, aplica pequenos golpes no organismo e analisa as vibrações quanto à intensidade, tonalidade e timbre.

O que significa a palpação?

1. Acto de palpar. 2. [ Medicina ] Exame de qualquer parte do corpo por meio da aplicação externa da mão.

Fundamentos da Palpação

38 questões relacionadas encontradas

Quais os objetivos de fazer uma palpação?

Para cada área do corpo temos um tipo de palpação: palpação articular, palpação muscular, palpação óssea, palpação visceral entre outras. Os principais objetivos da Anatomia Palpatória são: – Verificar alterações teciduais, musculares e ósseas, fazendo uma imagem tridimensional do corpo humano.

Como fazer a palpação abdominal?

A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.
  1. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);
  2. Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.

Como é feita a palpação do fígado?

Para a realização da palpação com as mãos em garra devemos nos posicionar à direita do tórax do cliente, colocando ambas, lado a lado, ao final do gradil costal, pressionando o abdome com os dedos para dentro e para cima. Dessa forma iremos sentir a borda do fígado com a ponta dos dedos.

Como examinar um paciente?

Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico:

Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.

Como é realizado o exame físico no paciente?

Técnicas do exame físico

Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.

Quais são os tipos de abdome?

Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.

O que é o sinal de Murphy?

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Para que serve o sinal de Murphy?

Sinal indicativo de colecistite aguda e que consiste em provocar dor pela palpação da vesícula biliar, durante a inspiração profunda.

Quais são as etapas do exame físico?

O exame se divide em quatro etapas: inspeção, ausculta, palpação e percussão. É importante que o paciente esteja confortável física e psicologicamente em todos os momentos do exame físico.

Para que serve a palpação abdominal?

A palpação da região abdominal deve ser realizada de duas formas: superficial e profunda. Na palpação superficial procuramos identificar regiões que possam apresentar hipersensibilidade, verificamos a resistência muscular e a possível presença de algumas massas abdominais.

Para que serve a palpação retal?

A palpação retal, também conhecida como palpação transretal ou toque, é o método de diagnóstico mais antigo da história. Esse exame que avalia os órgãos reprodutivos internos pode fornecer importantes informações sobre diversas situações em que se encontra a condição reprodutiva animal.

Como é feito um diagnóstico de enfermagem?

Passo a passo para construir um diagnóstico de enfermagem
  • 1 – Coleta de dados direcionada. Trata-se de uma das etapas mais importantes do diagnóstico de enfermagem. ...
  • 2 – Análise e agrupamento dos dados. ...
  • 3 – Escolha o diagnóstico. ...
  • 4 – Construa o enunciado do diagnóstico de enfermagem.

Como fazer uma avaliação de enfermagem?

5. Avaliação da enfermagem. Trata-se de um processo deliberativo, comparativo e contínuo e de autoavaliação para determinar se as perguntas iniciais foram respondidas e o que tirar de lição e proveito com as falhas identificadas. O processo final serve para analisar todas as variáveis que culminaram no desfecho final.

Como fazer a anamnese do paciente?

Quais as etapas da anamnese?
  1. Identificação do paciente. Para começar, é necessário conhecer o paciente. ...
  2. Queixa principal. ...
  3. História da doença atual. ...
  4. Histórico médico e familiar. ...
  5. Análise de parâmetros clínicos. ...
  6. Investigação de histórico. ...
  7. Interpretação verbal e não verbal do paciente. ...
  8. Cruzamento de informações.

O que quer dizer fígado palpável?

Se o fígado for palpável, a borda hepática normal é macia, bem delimitada e regular, com superfície lisa. O fígado normal pode ser discretamente doloroso à palpação. Fígado de consistência firme ou endurecida, com borda romba ou arredondada e de contorno irregular, sugere anormalidade hepática.

Como é a dor do câncer no fígado?

Ainda assim, quando a doença dá sinais, eles costumam ser: Dor no lado direito do abdômen com irradiação para a região do ombro direito.

O que é o ponto de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Como é feito o sinal de Blumberg?

Este sinal é feito inicialmente comprimindo de forma lenta o ponto apendicular, que se localiza no terço externo de uma linha imaginária entre a espinha ilíaca anterossuperior e a cicatriz umbilical, como observado na imagem a seguir.

Como deve ser realizada a ausculta abdominal?

AUSCULTA ABDOMINAL
  1. Deve ser realizada logo após a inspeção abdominal, para que as manobras de palpação e percussão não influenciem no peristaltismo.
  2. Usa-se o diafragma do estetoscópio, colocado nas diversas regiões do abdome.
  3. Devem-se ouvir ruídos hidroaéreos a cada 5-10 segundos, de localização variável e inesperada.

Artigo anterior
Como fica uma pessoa que cheira farinha?
Artigo seguinte
Qual era o nome do faraó no tempo de José?