O que é oração subordinada substantiva apositiva?

Perguntado por: Mário Matos  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

A oração subordinada substantiva apositiva exerce função de aposto de algum termo da oração principal. Por Exemplo: Fernanda tinha um grande sonho: a chegada do dia de seu casamento.

Como identificar uma oração subordinada substantiva Apositiva?

Oração subordinada substantiva apositiva

É aquela que exerce a função de aposto de um termo da oração principal. Exemplos: Esse era meu maior receio: que você não aceitasse meu pedido de casamento. Não consigo aceitar uma coisa: você não ter comparecido à festa.

O que é oração subordinada substantiva exemplos?

As orações subordinadas substantivas completivas nominais possuem o valor de complemento nominal (completa o sentido do nome da oração principal), sendo sempre iniciada por uma preposição. Exemplo: Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.

Como identificar uma oração subordinada substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.

O que é uma oração subordinada substantiva Predicativa?

5 – Oração Subordinada Substantiva Predicativa é aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal.

Oração Subordinada Substantiva APOSITIVA no ENEM 2020

41 questões relacionadas encontradas

O que é oração subordinada substantiva subjetiva e Predicativa?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. ... Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.

Como se classifica a oração destacada?

A oração destacada é uma O. S. ... substantiva predicativa desenvolvida ou apenas O. S. substantiva predicativa. É perceptível a presença de conectivo - "que" - e de verbo flexionado no futuro do presente do indicativo - "reprovarão".

Como identificar uma oração subordinada adjetiva?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

Como eu sei qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Como entender as orações subordinadas?

5 dicas para estudar as orações subordinadas
  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Como identificar uma oração subordinada em uma frase?

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

Qual a função da oração subordinada substantiva?

Possuem valor de substantivo

As orações subordinadas substantivas têm o papel de substantivo e podem desempenhar funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.

O que é uma frase substantiva?

Frase, melhor dizendo, oração substantiva é aquela que funciona como um substantivo. Isso significa que você pode traduzir a oração inteira por uma ideia substantivada com relação à oração principal. Por isso dizer que as substantivas funcionam como substantivo da oração principal.

Qual quais delas podemos classificar como subordinada substantiva Apositiva?

Oração Subordinada Substantiva Apositiva

Apesar de a NGB não fazer referência, podem ser incluídas como orações subordinadas substantivas aquelas que funcionam como agente da passiva iniciadas por "de" ou "por" , + pronome indefinido.

O que é oração subordinada substantiva reduzida?

Podemos reconhecer orações reduzidas pela forma com que se apresentam: são orações subordinadas que introduzem uma oração sem uso de um conectivo, apresentando um verbo em uma de suas formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Como identificar a oração principal da subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

O que é uma oração concessiva?

Oração subordinada adverbial concessiva

As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

O que são orações subordinadas adverbiais exemplos?

a) Orações subordinadas adverbiais causais: exprimem uma circunstância de causa. São introduzidas pelas conjunções: porque, já que, uma vez que, visto que, pois que, como, posto que. Exemplo: Uma vez que não o encontrei, resolvi telefonar.

O que é oração adjetiva reduzida?

Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas

Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio.

Como identificar uma oracao reduzida?

Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.

O que é uma oração reduzida exemplos?

Orações reduzidas: não há conjunção ou pronome iniciando a oração subordinada; o verbo se encontra numa forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Exemplos: 1) É importante conversar sempre. 2) Chegando as férias, irei até lá.

Qual a classificação correta da oração subordinada substantiva sublinhada abaixo deduzo que a encomenda ainda não chegou?

Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta. As orações sublinhadas são, respectivamente: Deduzo que a encomenda ainda não chegou. É claro que vamos viajar nas férias.

Qual das alternativas é uma oração subordinada substantiva objetiva direta?

Alternativa c: subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva completiva nominal. A oração "que eu tinha medo" é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta porque ela completa o sentido da oração principal "e no fim declarou-me", afinal quem declara, declara algo.

Em qual das opções abaixo oração subordinada substantiva está classificada errada?

Em qual das opções abaixo a oração subordinada substantiva está classificada errada? Parece que todos estão mortos. (apositiva) ... (completiva nominal)

O que é uma preposição exemplos?

Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. As preposições classificam-se em essenciais e acidentais: ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de...

O que é uma conjunção integrante?

Conjunções Integrantes

São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê?

Quando no período há orações que dependem?

(UFMG, adaptada) Quando, no período, há orações que dependem sintaticamente de outras, dizemos que trata-se de um Período Composto por Subordinação. Veja as orações abaixo: ... Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Como identificar uma oração coordenada?

Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula. Veja: A atriz falou aos jornalistas e despediu-se em seguida.

Como identificar uma oração coordenada é subordinada?

Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.

O que é oração e exemplos?

Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."

O que é classificar uma oração?

As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas. Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção. ... Aditivas: transmitem uma ideia de adição à oração anterior usando conjunções ou locuções (e, nem, também, bem como, não só, tanto).

Como saber quantas orações?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Quais são as conjunções que existem?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Qual a oração que completa o nome da oração principal?

completiva nominal: são orações que exercem a função de complemento nominal em relação à oração principal. Exemplo 5: Estava certa de que ele era culpado. apositiva: são orações que exercem a função sintática de aposto em relação à oração principal.

Quais são as conjunções subordinativas?

Porque, pois, por isso que, uma vez que, já que, visto que, que, porquanto. Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que.

Em qual das alternativas se apresenta uma oração subordinada adjetiva explicativa?

2. Há Oração Subordinada Adjetiva Explicativa na alternativa D. Explicação: 1.

Como se classifica a oração o pior é e qual é a sua função no período?

As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como saber se a oração é subjetiva ou Predicativa?

Se o verbo de ligação estiver antes do adjetivo, a oração subordinada, que estará depois do adjetivo (predicativo), será subjetiva; se o verbo de ligação estiver depois do substantivo (sujeito), a oração subordinada, que estará depois do verbo de ligação, será predicativa.

Como identificar um subjetiva?

Conceito e exemplos. Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.

Artigo anterior
Doutorado é um curso stricto sensu?
Artigo seguinte
Coisas que amenizam a colica?