O que é odontosecção?

Perguntado por: Alexandre Simão Carneiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

A odontosecção, como o próprio nome já propõe, é uma secção. Em outras palavras, ela é o corte do dente efetuado durante procedimentos de remoção de dentes multirradiculares, que são estruturas constituídas por duas raízes ou mais. A técnica também pode ser realizada na presença de raízes residuais.

Quando é indicada a exodontia com Ostectomia e Odontosecção?

As indicações para exodontia de terceiros molares incluem o risco de impacção, cárie, pericoronarite, problemas periodontais na face distal dos segundos molares, cistos odontogênicos e apinhamento (NORMANDO, 2015).

Para que serve a osteotomia odontologia?

Osteotomia: realizar corte no osso causando uma fratura, normalmente para promover alinhamento ósseo. Ostectomia: retirar um pedaço do osso, em caso de infecção, osso desvitalizado, tumor, biópsia, etc. Ostectomia: realizar um corte e retirar um pedaço ósseo junto.

Qual broca usar para osteotomia?

Em Cirurgia Oral a osteotomia pode ser realizada de forma isolada ou associada a odontosecção, logo a escolha do material rotatório a utilizar depende do acto clínico. Actualmente, utilizam-se na prática clínica brocas de aço, tungsténio e cerâmica.

O que é exodontia de dentes permanentes?

Remoção cirúrgica de dentes permanentes erupcionados completamente na cavidade oral ou restos radiculares, com sutura quando necessário.

#031 Aula | Odontosecção | Uma dica DE OURO | Dra. Maximiana

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de exodontia para extração?

A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.

Qual o dente mais perigoso de extrair?

O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.

Qual broca para Odontosecção?

Qual broca deve ser utilizada na odontosecção? É importante frisar que a técnica pode ser realizada tanto com alta quanto com baixa rotação. Quando o profissional opta por utilizar turbinas de alta rotação, o ideal é que sejam utilizadas brocas carbide 701, 702 ou 703.

Qual o significado da palavra osteotomia?

[ Medicina ] Dissecção dos ossos.

O que é sutura em odontologia?

Entende-se por sutura um conjunto de manobras para aproximar tecidos que foram separados por um ato cirúrgico. A reação tecidual, após a cirurgia, envolve uma resposta inflamatória com duração de dois a sete dias após a implantação da sutura no tecido.

Qual a diferença entre osteotomia e Osteoplastia?

A osteoplastia tem como finalidade criar uma forma fisiológica do osso alveolar sem remover osso de suporte. Já na osteotomia, o osso de suporte, ou seja, o osso que se encontra diretamente na inserção do dente é removido (Friedman,1995).

Em quais situações está indicada a Odontossecção na técnica exodontia?

As indicações específicas são: uso simultâneo com a odontosecção, nos casos de dentes multirradiculares. dentes retidos ou ectópicos. dentes muito cariados (dificultam apreensão do fórceps)

Quais as indicações de extração dos fórceps 150 151 18r 17?

Fórceps Adulto nº 151S - Indicado para extração de dentes primários inferiores e raízes dentárias. Fórceps Adulto nº 16 - Indicado para extração de primeiro e segundo molares inferiores do osso alveolar. Fórceps Adulto nº 17 - Indicado para extração de primeiro e segundo molares inferiores do osso alveolar.

Para que serve o Alveolotomo?

A Pinça Goiva, também conhecida como Alveolótomo, é utilizada geralmente para cirurgias de remoção do osso.

Qual o tempo de recuperação de cirurgia de osteotomia?

Geralmente, os pacientes começarão a andar sem auxílio de muletas por volta de 8 a 12 semanas após a cirurgia. Uma recuperação completa pode variar de 6 meses a um ano.

O que é osteotomia de joelho?

A cirurgia de osteotomia permite modificar o eixo da perna, sendo utilizada para tratar lesões de cartilagem, lesões de ligamento e para pessoas com desgaste (artrose na interna do joelho).

Como se escreve osteotomia?

Significado de Osteotomia

substantivo feminino [Medicina] Dissecção parcial de um osso para remediar uma deformação.

O que é raiz do dente residual?

Em termos mais claros, a especialista explica que as raízes residuais são aquelas que ficam retidas no osso, sem a coroa, visíveis ou não.

Quantas raízes tem o primeiro molar superior?

Raiz- o primeiro molar superior tem um bulbo radicular, que se divide em três raízes, nas posições mésio- vestibular, disto vestibular e lingual.

O que causa Pericoronarite?

Pericoronarite - causas

Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo; Dificuldade de higienização do local em questão, ou higiene deficiente; Trauma dos tecidos moles que recobrem, ainda que parcialmente, a coroa do dente, ou provocado pelo dente antagonista (maxilar oposto), ou pela própria mastigação.

Pode morrer arrancando dente?

Uma mulher, de 31 anos, morreu vítima de uma infecção, nesta quarta-feira (8), após ter extraído um dente, em uma clínica odontológica particular de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

É necessário tirar os 4 sisos?

A remoção do dente pode ser opcional

Para pacientes que nasceram com os quatro sisos, deve-se avaliar se o tamanho das arcadas comportam tranquilamente os 32 dentes em posição e função. A remoção se torna então, opcional. Para tomar a atitude certa, o paciente junto com o dentista precisa avaliar todo o cenário.

É possível viver com siso?

As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.

Quando o dente precisa de extração?

1) Cáries muito extensas: principalmente quando envolve a raiz do dente. 2) Necrose pulpar: quando o tratamento de canal não consegue acalmar a infecção. 3) Doença periodontal avançada: quando o dente não tem mais suporte ósseo ou apresente uma mobilidade severa.

Artigo anterior
Quem são os participantes do The Voice 2021?
Artigo seguinte
O que é quadrado na matematica?