O que é objeto indireto em espanhol?

Perguntado por: Kyara Filipa Tavares Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (57 avaliações)

Objetos Indiretos são substantivos em uma frase para quem a ação do verbo é direcionada. Na oração “Eu trouxe uma maça para ele” o objeto indireto é “ele”. “Uma maçã” é o objeto direto e “Eu” é o sujeto. Pásame la pelota.

Quais são os objetos indiretos em espanhol?

Conheça agora os pronomes complemento:
  1. 1 – pronomes complemento direto (Objeto Direto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LO / LA. Para nosotros(as) – NOS. Para vosotros(as) – OS. ...
  2. 2 – pronomes complemento indireto (Objeto Indireto) Para yo – ME. Para tú – TE. Para él/ella/usted – LE. Para nosotros(as) – NOS.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como saber se a frase tem objeto indireto?

É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

O que é um objeto direto em espanhol?

Em uma frase, o Objeto Direto nada mais é do que o receptor da ação do verbo, quando não temos nenhuma preposição entre o verbo e esse receptor. Por exemplo, na frase: Él come una manzana. (Ele come uma maçã.)

Pronomes de Objeto Indireto - Aula COMPLETA do Portal VHE

15 questões relacionadas encontradas

O que é objeto direto e indireto espanhol?

Objetos diretos recebem a ação em uma sentença, enquanto objetos indiretos comunicam para quem ou para o que a ação está sendo executada. A melhor maneira de ilustrar isso é com um exemplo simples. Eu escrevi uma carta. ("Carta" é o objeto direto desta frase.)

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto pode ser constituído por pronome oblíquo: - os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto.

Quando o objeto e indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.

Como diferenciar entre od y Oi?

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

O que caracteriza um verbo com objeto indireto?

Quando um verbo liga-se ao seu complemento, por meio de uma preposição, dizemos que ele é transitivo indireto e que o termo que o completa é um objeto indireto. Dessa maneira, definimos que: ⇒ Objeto indireto é o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo indireto por meio de uma preposição.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

O que significa objeto direto?

Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.

Quais são os pronomes objeto direto?

O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.

Quais são os pronomes complementos de objeto direto?

Os pronomes COD (complemento do objeto direto) sustituem substantivos (uma pessoa, lugar ou objeto) quando não há preposição depois do verbo. Eles são utilizados com verbos como aimer, tuer, aider, voir, connaître, oublier, écouter, prier, entendre, écouter, mettre, vouloir, etc.

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

Quem é OD?

Significado de Od

substantivo masculino Força que se presume propagar-se por toda a natureza, pelas coisas e pessoas, criando os fenômenos do magnetismo, hipnotismo, mesmerismo etc. Etimologia (origem da palavra od).

O que é OD português?

O objeto direto (OD) é o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto (VTD) e liga-se a ele sem preposição. Serve para indicar o ser ao qual a ação se direciona.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Qual é a diferença entre objeto indireto e complemento nominal?

Nesse tutorial vimos que os termos integrantes da oração são os complementos verbais – objeto direto e objeto indireto; complemento nominal e agente da passiva. ... A diferença entre ambos é que o complemento nominal completa o sentido dos nomes e o objeto indireto o sentido de verbos transitivos indiretos.

Quando o pronome me é objeto direto?

Objeto direto: me, te, o, a, nos, vos, os, as. Exemplo: Respeite-me. Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?

Artigo anterior
Como saber se a fibra óptica rompeu?
Artigo seguinte
Quantas parcelas do seguro defeso vai cair?