O que é objeto indireto Cite exemplos?

Perguntado por: Rúben Hugo de Tavares  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (55 avaliações)

Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes. Os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos podem atuar como objetos diretos ou indiretos, de acordo com a transitividade verbal.

O que é objeto direto exemplos em frases?

O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um termo da oração que complementa verbos transitivos indiretos, necessitando de uma preposição para se ligar ao verbo. Ele fornece informações adicionais essenciais para a compreensão plena do verbo.

O que é objeto direto e indireto exemplo?

- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes.

Como identificar o objeto direto e indireto na frase?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)

25 questões relacionadas encontradas

O que é verbo direto e indireto exemplos?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Como saber se o verbo e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos.
  1. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição.
  2. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Quais os tipos de objeto indireto?

O objeto indireto pode ser expresso por:
  • a) Substantivo ou palavra substantivada:
  • b) Pronome (substantivo):
  • c) Numeral:

O que é um verbo indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Qual pergunta fazer para saber se é objeto direto ou indireto?

A forma mais fácil de distinguir os complementos verbais é fazendo perguntas ao verbo: para o objeto direto - o quê? e quem? para o objeto indireto - de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?

Qual é a diferença entre verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O QUÊ como objeto direto?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

Como identificar o objeto direto?

Para identificar um objeto direto, você precisa encontrar um verbo transitivo direto — justamente o verbo que não precisa de preposição para ter sentido completo, como veremos adiante. Matheus limpava as cadeiras — limpava o que? As cadeiras.

Como identificar verbo direto?

Para identificar o verbo transitivo direto, basta verificar se ele precisa de complemento para ser entendido em um enunciado. Esse complemento, chamado objeto direto, geralmente não se liga ao verbo por meio de preposição, já que a regência do verbo transitivo direto não pede preposição.

Quando o pronome me e objeto indireto?

Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes. Exemplo: Obedecemos-lhe cegamente. Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém).

O que é um verbo transitivo indireto?

Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

Como identificar o objeto em uma frase?

Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.

Quais são os verbo intransitivo?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Artigo anterior
Qual a diferença entre a tabela Price é o sistema de amortização constante?
Artigo seguinte
Qual a função de um monitor?