O que é o vício na filosofia?

Perguntado por: César Miranda  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

É quando o estudo e a reflexão filosófica se tornam uma atividade compulsiva e dominante na vida de alguém, afetando negativamente outros aspectos de sua vida, como relacionamentos, trabalho e saúde mental.

O que a filosofia diz sobre vício?

Do vício são próprias as coisas contrárias, e a ele também se seguem as coisas contrárias. Todas as características dos vícios e as coisas que se lhe seguem estão entre as coisas censuráveis.

O que é o vício para Aristóteles?

Basicamente Aristóteles considera que os impulsos humanos podem levar o indivíduo a extremos em termos de comportamento, e esses extremos representam o vício (o contrário da virtude). Por outro lado, a virtude estaria no equilíbrio, no controle sobre esses impulsos na busca pelo ideal de equilíbrio.

O que é o vício para Sócrates?

Já o vício é a ausência da sabedoria e é agir contra o próprio interesse e bem humano. Enquanto a virtude contribui para a maior perfeição geral e a paz social, o vício corrói a sociedade, de modo que é prejudicial tanto para o quem age de acordo com o vício como para a sociedade que o tolera.

O que é vício para Platão?

vício implanta o reino do desgoverno, onde os mandamentos são incontroláveis (ódio, rancor, inveja, ganância), ora se refere a paixão baixo ventre (sexualidade, gula, e, etc.). humanas e não a leva tão característica dos deuses. alma principalmente na parte que mais aproxima o homem dos deuses: a razão.

Aristóteles | Hábito, Virtude e Vício

24 questões relacionadas encontradas

Qual filósofo fala sobre vícios?

Racine , Jean. O vício, tal como a virtude, cresce em passos pequenos.

O que é a virtude e vício?

O vício gera culpa. A virtude gera satisfação. Podemos escolher e, então, substituir vícios por uma série de outros hábitos como aprender música, praticar esportes e se relacionar com pessoas afetivas.

Como que funciona o vício?

A palavra vício é associada ao abuso de substâncias e dependências comportamentais, como em jogos, compras ou sexo, por exemplo. De modo geral, toda atividade que uma pessoa é incapaz de se abster consistentemente, seja um comportamento ou substância, pode ser considerada um transtorno aditivo.

Qual foi a frase mais famosa de Sócrates?

Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor, segundo significados.com.br.

Qual é o nome do pai da filosofia?

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica. Para o pensador, havia um princípio criador para todas as coisas do mundo: a água.

O que é mediania na filosofia?

Segundo o filósofo, havia uma mediania (uma espécie de justa medida) entre dois extremos morais, que eram considerados viciosos (ruins): um por excesso de algo e outro por falta de algo. A justa medida seria a moderação da ação entre os dois vícios, o que resultaria na virtude.

Quais são os vícios mais comuns?

Dados do programa Recomeço — Uma Vida sem Drogas, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, mostram aumento no consumo de drogas lícitas e ilícitas entre abril de 2020 e julho de 2021 — as mais utilizadas, nessa ordem, foram álcool, cocaína, tabaco, crack e maconha.

O que é vício por excesso?

Um sentimento ou uma conduta, sendo deficiente ou excessiva, torna-se um vício. O excesso ou a falta de exercícios levam o corpo à debilidade, assim como o excesso ou a falta de ingestão de alimentos.

Qual é o pai de todos os vícios?

O ócio, pai de todos os vícios e filho de todas as virtudes.

Como a psicanálise trata o vício?

Para a psicanálise, os vícios ou compulsões estão diretamente ligados a busca pelo prazer a todo custo, não só por satisfação, mas por tentativa de conter angústias.

O que é um viciado?

Uma pessoa é considerada viciada quando faz uso abusivo de substâncias químicas, intoxicando o organismo. O indivíduo perde o controle em atividades que lhe trazem prejuízos pessoais. Torna-se inábil em vários setores da vida, causando conflitos sociais, familiares, prejuízos à saúde, e para o ambiente de trabalho.

Como dizia Maquiavel?

FRASES MARCANTES DE MAQUIAVEL: “Melhor ser temido do que ser amado”. “Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz, está fadado a sofrer, entre tantos que não são bons.” “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.

Qual é a frase de Platão?

Frases de Platão

“Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.” “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.” “Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.”

Qual é a origem do vício?

Então, o vício está sempre relacionada ao trauma e às adversidades na infância — o que não significa que todas as pessoas traumatizadas se tornarão dependentes, mas que todos os dependentes passaram por traumas.

O que é vício segundo a psicologia?

O vício, ou adicção como também é conhecido, é um distúrbio crônico que pode ter curso progressivo e complicações graves, às vezes letais. O que caracteriza uma pessoa como dependente é a perda do controle sobre o uso de drogas ou sobre determinados comportamentos (Vanderschuren e Everitt, 2005).

Como pensa um viciado?

Pensamentos pessimistas, falta de motivação para realizar ocupações nas quais antes se tinha interesse, falta de sentido na vida, falta de energia e tristeza, e em seus níveis mais avançados, a ideação suicida e forte desconforto tem a possibilidade de adquirir da mente do dependente químico, causando depressão.

O que é vício E o que é defeito?

Temos, então, que o vício pertence ao próprio produto ou serviço, jamais atingindo a pessoa do consumidor ou outros bens seus. O defeito vai além do produto ou do serviço para atingir o consumidor em seu patrimônio jurídico mais amplo (seja moral, material, estético ou da imagem).

Qual a diferença entre virtudes e vícios de acordo com Aristóteles?

A virtude é o hábito adquirido de exercer bom, uma disposição estável para agir bem. Pelo contrário, o vício é o hábito de exercer o mal.

Artigo anterior
Quais as características das igrejas barrocas?
Artigo seguinte
Como é o nascimento da lagartixa?