O que é o verbo na Bíblia?
Perguntado por: Carlos Leal | Última atualização: 3. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)
Logos, conhecido em português como Verbo, é um importante conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo Calcedoniano.
O que quer dizer o Verbo na Bíblia?
Divindade, na Bíblia, é um atributo exclusivo do Deus único e verdadeiro que, em grego, língua original do Novo Testamento, é “Theos”. Já Jesus Cristo em grego é “Logos”, em latim “Verbum”, e em português “Verbo”, palavra, discurso, razão.
Por que Jesus era o Verbo?
Jesus era o Verbo porque ele é a expressão do poder e da ação de Deus. O Verbo é a Palavra de Deus, que criou o mundo. A Bíblia diz que tudo foi criado por meio de Jesus. No grego, a palavra para Verbo é logos, que significa “palavra”.
O que é Verbo em Deus?
O evangelho de João abre com a declaração que “no princípio era o Verbo”. O significado disso está explicado a seguir e mostra que Jesus é Deus. Em outras traduções, a palavra “verbo” é traduzida como “palavra”.
O que significa no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus?
É o que ele diz no versículo 3. Então, as palavras “no princípio” significam: antes que houvesse alguma matéria criada, havia o Verbo, o Filho de Deus. Lembrem-se: “Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (João 20.31).
O que significa "O verbo se fez carne" (A importância do nascimento de Jesus) | # 280
Qual é a explicação do Verbo?
O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza. Sua conjugação envolve a flexão por pessoa e por número, o tempo, o modo e a voz utilizados.
O que significa o Verbo no Evangelho de João?
No Evangelho de João, o termo "Verbo" é empregado de maneira singular para se referir a Jesus Cristo. A compreensão deste termo requer uma imersão no contexto cultural e teológico no qual João estava inserido.
O que significa o verbo se fez carne na Bíblia?
Ao dizer “e o verbo se fez carne e acampou entre nós” (kai ó Logos sarx égéneto kai eskénosen en hémin“), João faz referência ao pedido outrora feito a Moisés, de que fosse construído um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a seu povo (Cf. Ex 25, 8-9).
Quem é o verbo em João 1?
O verbo é Jesus, a segunda Pessoa da Trindade. Isso significa que antes da encarnação do verbo, ele já existia e, isso, desde toda a eternidade e em plena comunhão com o Pai. Jesus como Deus não passou a existir depois que nasceu em Belém. Ele é o Pai da eternidade.
Onde fala na Bíblia sobre verbo?
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Quem é o Verbo que se fez carne?
O Cristo joanino é o Verbo que se fez carne, feito nosso irmão, em tudo semelhante a nós.
Por que o Verbo se fez carne?
O Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus. “Nisto manifestou-se o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele” (1 Jo 4,9). “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (Jo 3,16).
O que significa a palavra Verbo no grego?
A versão grega de origem, porém, traz a expressão logos, no que depois restou traduzido como “verbo”, mas seria, no princípio, a palavra.
Qual foi o profeta de Deus que foi zombado por ser careca?
A expressão “sobe, calvo” não quer dizer apenas uma zombaria por Eliseu ser careca. A palavra “sobe” empregada por aquele grupo, zomba do ministério profético de Eliseu, fazendo uma comparação injusta com o profeta Elias que “subiu” ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11).
Porque Jesus é chamado de logos?
Por que Jesus é o Logos? Sendo o Logos, Jesus Cristo é Deus autorrevelado (Luz) e a redenção (Vida). Ele é Deus presente para o homem e por ele conhecido.
Como explicar a Trindade de forma simples?
são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou o Testificador. O encargo do Pai é presidir como Chefe ou Presidente, Jesus como o Mediador e o Espírito Santo como Testificador ou Testemunha”.
Quando o Verbo era Deus?
No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
O que João 1-1 nos ensina?
João ensina que, por meio da obediência podemos conhecer a Deus, ter comunhão com Ele e nos tornarmos como Ele. Nos últimos dias surgirão anticristos. O amor do Salvador por nós se manifesta por meio de Seu Sacrifício Expiatório.
Quem é o filho da promessa na Bíblia?
Depois de uma espera de 25 anos, chega Isaque, o filho da promessa. É ele que possibilitaria o cumprimento das promessas de Deus a Abraão, de fazer uma grande nação a partir de sua descendência e de abençoar todos os povos da terra.
O que Jesus falou sobre a carne?
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41 —
Onde está escrito na Bíblia que Jesus é Deus?
(Mateus, 18:20). Jesus era o verbo e o verbo é Deus tornando-se onipresente igual ao pai. “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João, 1:1).
Como explicar o Evangelho de João 1 1 18?
Quando cremos em Cristo, somos perdoados e adotados como filhos de Deus. Isso nos abre o caminho para a vida eterna, pois Jesus é o único que nos pode levar ao Pai. João 1:18 nos ensina a importante lição de que devemos crer em Cristo para nos salvar da condenação.
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.
Quando Jesus se fez carne?
O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Quem é o criador de Deus?
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
Quais são os celulares mais baratos?
Como cuidar do pancreas?