O que é o variador de fase?

Perguntado por: Luna Marques de Brito  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

O variador de fase do eixo comando possibilita um ajuste no sincronismo entre válvulas e virabrequim de um motor de combustão interna. Existem sistemas que atuam somente nas válvulas de admissão, sistemas que atuam somente nas válvulas de exaustão e também uma combinação de ambos.

Qual a função do solenoide do variador de fase?

O próprio óleo do motor, controlado por uma válvula solenóide, se encarrega de mover o variador de fase entre 20° e 30° no eixo comando, o que resulta em ajustes de 40° a 60° em relação ao virabrequim do motor, que gira duas vezes para o comando girar uma só.

O que é o sistema VVT?

A sigla VVT significa Variable Valve Timing. O motor vem equipado com o sistema de Comando Variável de Válvulas. Esse sistema permite a variação no tempo e no curso das válvulas.

Como testar variador?

Teste mais simples é colocar o módulo em outro carro semelhante. Variadores de Sensor de Rotação: Testar a Resistência(Ohms) do Sensor conforme o fabricante do carro.

O que é o motor E-torQ?

17) Uma das principais diferenças do motor E. torQ NPM para o E. torQ EVO são os condutos de admissão do ar no cabeçote. Enquanto na 1ª versão os condutos são retangulares e menores, os do motor EVO são maiores e arredondados.

Como trabalha o variador de fase do motor 1.8 E.torQ EVO?

26 questões relacionadas encontradas

Quando trocar a corrente de comando do motor E-torQ?

A corrente de comando não precisa ser substituída de forma preventiva, mas pode ser substituída caso venha a apresentar algum problema, ou no momento da necessidade de retifica completa do motor. A corrente precisa ser trocada em conjunto com seus acessórios, como tensionadores hidráulicos, engrenagens, guias e outros.

Qual a diferença entre o motor Fire e Evo?

A evolução tecnológica dos motores Fire 1.0 EVO se traduz em maior eficiência energética, maior desempenho, e mudanças significativas nos procedimentos de manutenção, principalmente na substituição da correia dentada.

Como saber se a válvula solenóide está com defeito?

Pressione a bateria nos fios que envolvem a válvula solenóide e em seguida use a tocha ou a lâmpada para testar se há energia suficiente. A lâmpada deve acender, assim como o multímetro e se a válvula estiver funcionando, ela também deve abrir.

Como saber se o comando de válvula está com defeito?

Confira 5 sinais de válvulas desreguladas
  1. Ruídos. Esse é o sinal mais clássico de que algo de errado está acontecendo nesse comando de peças. ...
  2. Fumaça. Quando o carro faz fumaça na hora da partida, é o momento para parar em uma oficina. ...
  3. Perda de potência do motor. ...
  4. Aumento no consumo de combustível. ...
  5. Aquecimento do sistema.

Como testar as válvulas?

O teste mais simples e imediato é o que revela se uma válvula está o não queimada, ou seja, o teste de continuidade de filamento. A capacidade de emissão de elétrons do catodo de uma válvula diminui com o tempo e com isso sua capacidade de oscilar ou amplificar. Em outras palavras a válvula "enfraquece" com o tempo.

Qual a função da válvula VVT?

Já o sistema VVT (comando variável de válvulas) permite variação no curso e no tempo das válvulas de acordo com a necessidade. Com base nas rotações o sistema opta por uma configuração econômica ou de potência.

Quais carros usam o motor VVT?

O VVT-iE chega para substituir o atual VVT-i, inicialmente, em quatro carros da marca que circulam pela Europa: o Aygo e o Yaris, em suas versões 1.0; e o Yaris, o Auris e o Corolla, nas versões 1.3.

Como funciona o sistema VTEC?

O VTEC, quando em baixa rotação como se o motor trabalhasse com apenas duas válvulas por cilindro. O comando de válvulas variável, em determinada rotação, trabalha com todas as válvulas, permitindo que entre mais ar e combustível, fazendo com que o motor trabalhe em altas rotações e sem deixá-lo fraco nas baixas.

Qual é a função de solenoide?

A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula.

Como funciona um motor solenoide?

A válvula de solenóide é controlada pela corrente elétrica, que passa por uma bobina. Quando a bobina é energizada, um campo magnético é criado, fazendo com que um êmbolo dentro da bobina se mova. Dependendo do desenho da válvula, o êmbolo irá abrir a válvula solenóide ou fechar a válvula.

O que é uma bobina solenoide?

Juntamente com a válvula, as bobinas solenoide são as responsáveis por controlar a passagem de fluídos e gases em sistemas pneumáticos e hidráulicos. Dessa forma, elas são compostas por um cilindro envolvido por um fio que tem a função de conduzir a corrente elétrica.

O que acontece quando o comando de válvula quebra?

Isso faz com que a pressão do óleo que chega aos mesmos caia, impedindo o seu correto funcionamento (as válvulas ficam ruidosas) e prejudicando a sua correta lubrificação.

Como recuperar comando de válvula?

Para realizar a recuperação comando de valvulas, é fundamental contar com o auxílio de uma prestadora de serviços experiente, que disponha de profissionais com alto nível de conhecimento na área e equipamentos específicos e de alta precisão, como a Retífica Renatinho Motores.

Tem como retificar comando de válvulas?

A retífica ou RECUPERAÇÃO DE EIXO DE COMANDO DE VÁLVULA é um serviço voltado para reparar os desgastes sofridos pela peça. O eixo de comando é um mecanismo presente em motores de combustão interna. A função desse mecanismo é regular a abertura das válvulas.

Quanto tempo uma válvula solenóide pode ficar ligada?

O tempo de operação de uma válvula pilotada depende do seu tamanho; Os valores típicos são de 15 a 150 milissegundos.

É normal válvula solenóide esquentar?

É importante notar que, quando uma válvula solenóide é energizada por longo período, a bobina se aquece e neste caso só é possivel tocar a caixa do solenóide com a mão por pequenos instantes. Este aquecimento é normal para uma válvula solenóide.

Quanto roda um motor 1.4 Fire?

Pode durar 1000 Km ( O cara é cupim) ou durar +/- 200Mil Km em um FIRE bem cuidado. Conheço alguns taxistas e a maioria com Siena 1.4 FIRE e com GNV, em média os motores rodaram entre 170 a 200 k km.

Quanto tempo dura o motor Fire?

Motores que rodam muito diariamente, atingindo a temperatura ideal de funcionamento, têm durabilidade prolongada, chegando a alcançar 500 mil quilômetros. Já os que trabalham em condições severas, ou seja, não chegam nem a aquecer porque rodam pouco, costumam necessitar de retífica logo depois dos 100 mil quilômetros.

Porque o motor Fire é bom?

Ideal para o dia a dia. Suspensão firme, econômico, baixa manutenção, motor fire é um dos melhores “milzinhos” que já andei. [Principais aspectos negativos] Espaço interno e porta malas.

Artigo anterior
Qual a natureza jurídica da concessão?
Artigo seguinte
Como medir 0 3 mL na seringa de insulina?