O que é o usucapião ordinário?

Perguntado por: Vera Filipa Tavares  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

A usucapião ordinária é aquela prevista no artigo 1.242, do Código Civil, segundo o qual, "adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos".

Quais os requisitos da usucapião ordinário?

Usucapião ordinária de bem imóvel
  • O animus domini, ou seja, o comportamento como proprietário do bem;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Existência de justo título, ou seja, de um documento que se acredite ser suficiente para a transmissão do bem;
  • Boa-fé; e.
  • Posse ininterrupta pelo período de 10 (dez) anos.

Quais os requisitos da usucapião extraordinária e ordinária?

São necessários os seguintes requisitos para se adquirir uma propriedade por usucapião extraordinária:
  • Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
  • Inexistência de oposição à posse. ...
  • Possuir o imóvel como dono. ...
  • Justo título. ...
  • Boa-fé ...
  • Prazo da posse. ...
  • Imóvel de até 250m² ...
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

Qual usucapião é mais rápido?

A usucapião realizada em cartório, ou extrajudicial, é mais rápida e econômica que o procedimento realizado pela Justiça.

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

Usucapião Ordinário

41 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de usucapião ordinário e extraordinário?

O Usucapião Ordinário depende da existência de um justo título e de boa-fé. ... O Extraordinário não depende de justo título ou prova de boa-fé. Depende de posse, sem oposição ou violência, ininterrupta pelo prazo igual ou superior a 15 (quinze) anos.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

d) Usucapião especial urbano, ou pro moradia, ou pro misero (art. 183 da CF e art. 1240 do CC): os requisitos são: (a) prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano não superior a 250m²; (d) prova da inexistência de outra propriedade rural ou urbana; (e) finalidade de moradia.

Quanto tempo leva em média um processo de usucapião?

5. Quanto tempo dura, em média, a usucapião extrajudicial? Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada.

Quanto tempo em média demora um processo de usucapião?

Há depender do tipo de ação, o processo da usucapião pode demorar até 15 anos. O tempo médio varia entre 5, 10 ou 15 anos, a depender do tipo de ação, e das circunstâncias que estão envolvidas no caso concreto.

Quanto tempo demora um processo de usucapião?

Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada. Ação de Usucapião Judicial: O tempo médio do processo gira em torno de 3 anos, mas lembrando que muito depende de fatores externos como o Fórum (Cidade), a Vara, a anuência ou não dos confrontantes, etc.

Quais os requisitos para o usucapião extrajudicial?

Usucapião Extrajudicial: Quais os requisitos?
  • Representação por advogado;
  • Realizada no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca em que está situado o imóvel usucapiendo;
  • Ata Notarial – Tabelião atesta as circunstâncias, bem como o tempo da posse;
  • Justo Título – Quando houver.

Quais são os requisitos da usucapião extraordinária ordinária especial e familiar de imóveis?

prazo igual ou superior a 5 (cinco) anos; posse mansa, pacífica e ininterrupta da propriedade; não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural; Utilizar o imóvel para a sua moradia ou de sua família.

O que é usucapião extraordinária?

A usucapião extraordinária é aquela que se adquire em 15 (quinze) anos, salvo se o possuidor houver estabelecido no imóvel sua moradia ha- bitual ou nele tiver realizado obras ou serviços de caráter produtivo sendo, nesse caso, o lapso de tempo de 10 (dez) anos, mediante prova de posse mansa e pacífica e ininterrupta, ...

O que impede usucapião?

Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião. Código Civil - Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Art. ... O prazo estabelecido neste artigo reduzir-se-á a dez anos se o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Ação Usucapião
  1. RG e CPF da parte;
  2. Certidão de casamento;
  3. Planta e/ou croqui do imóvel;
  4. Comprovantes de residência;
  5. Matrícula atualizada do imóvel;
  6. Comprovantes de pagamento de IPTU;
  7. Fotos de todos os cômodos do imóvel;
  8. Contratos, declarações, escrituras ou outros documentos que esclareçam a origem da posse;

Quais são as fases de um processo de usucapião?

Quais são as etapas da ação de usucapião? O atual possuidor do imóvel é quem deve buscar uma forma de tornar sua situação legítima. O proprietário do imóvel e os vizinhos deverão ser incluídos na ação; a intervenção do Ministério Público é obrigatória.

Qual o valor para fazer um processo de usucapião?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Quanto tempo demora um processo de usucapião extrajudicial?

Procedimento mais conhecido que na via judicial: A Usucapião Extrajudicial tem previsão de ser concluída no Registro de Imóveis num prazo que pode variar de 90 a 120 dias em média, no caso de um processo bem feito e corretamente pré-examinado.

Precisa de advogado para entrar com usucapião?

Além de ser obrigatória a representação por um advogado nos processos judiciais de usucapião, em todas as modalidades e instâncias, o artigo 1071 do Código de Processo Civil estabelece que os processos de usucapião extrajudicial (realizados em cartório de registro de imóveis) devem ser instruídos a pedido do ...

Quais os requisitos da usucapião especial rural?

A usucapião especial rural está prevista no art. 191 da Constituição Federal, bem como no art. 1.239 do Código Civil, cujos termos expõem que para usucapir o bem imóvel rural é necessário que este possua no máximo 50 (cinquenta) hectares, bem como esteja caracterizado como moradia e possuindo efetiva produtividade.

Quando cabe usucapião ordinário?

Usucapião ordinário

É aplicável para casos em que o possuidor tenha algum documento que sugira acreditar ter tido a propriedade do bem, mas não a obteve de fato. Neste sentido, exige a boa-fé do possuidor, que é o desconhecimento de sua irregularidade.

O que é ordinário e extraordinário?

O ordinário é aquilo que está sempre em ordem, tudo igual mas nem sempre é bom. o extraordinário é quem usa aquela ordem pra fazer algo muito além, pra ir rompendo limites e superando, melhorando, aprimorando, e cada dia tornando tudo nessa grande escalada de melhoria contínua.

Como funciona o usucapião extraordinário?

Para que alguém possa entrar com o pedido de usucapião extraordinária, regida pelo artigo 1.238 do Código Civil, é necessário ter a posse do imóvel por 15 anos, de forma pacífica, sem interrupção e nem oposição de seu dono original.

Quem pode requerer usucapião extraordinário?

A usucapião extraordinária foi instituída pela primeira vez no art. 550 do extinto Código Civil de 1916 segundo o qual, “aquele que, por 30 anos sem interrupção nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquirir-lhe-á o domínio, independentemente de título e boa-fé”.

Artigo anterior
Qual o tipo de travesseiro ideal para quem tem rinite?
Artigo seguinte
Como calcular DSR jornada parcial?