O que é o tribunal constitucional?

Perguntado por: Simão Costa Macedo  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

Um tribunal ou corte constitucional é o órgão judiciário ou não, cuja principal função é zelar pela correta interpretação e aplicação da Constituição, ou seja, julgar se determinado tema é constitucional ou inconstitucional.

Como é composto o Tribunal Constitucional?

Composto por treze juízes (dez designados pela Assembleia da República e três cooptados por estes), a sua competência, organização e funcionamento resultam do previsto na Constituição e na L28/82, 15.11 (artigo 30.º/2, L62/2013, 26.08).

Para que serve Tribunal Constitucional?

A Lei do Processo Constitucional atribui ao Tribunal Constitucional, um vasto leque de competências em matéria constitucional e de tutela dos direitos fundamentais.

Quem elege os membros do Tribunal Constitucional?

Os membros da corte, referidos como ministros do Supremo Tribunal Federal, são escolhidos pelo presidente da República entre os cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Quais as funções de um tribunal?

Um tribunal (do latim: tribunalis, significando "dos tribunos") é um órgão de soberania cuja finalidade é exercer a jurisdição, ou seja, resolver litígios com eficácia de coisa julgada. Alguns tribunais podem ter competências para cumprir atos não contenciosos.

UNITA REMETE DOCUMENTAÇÃODO SEU XIII CONGRESSO PARA A NOTAÇÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL

43 questões relacionadas encontradas

O que o Tribunal?

substantivo masculino Jurisdição de um ou de vários juízes que julgam conjuntamente. Os magistrados que compõem um tribunal: o tribunal declarou-se suficientemente esclarecido. O lugar em que funciona o tribunal. [Figurado] O que se considera capaz para emitir decisão, julgamento: tribunal da consciência.

Quantos juízes têm o Tribunal Constitucional?

O Tribunal Constitucional é composto por treze Juízes. Do total de Juízes dez são eleitos pela Assembleia da República por maioria qualificada de dois terços dos deputados presentes, desde que superior à maioria dos deputados em efetividade de funções.

Quem escolhe o ministro do TSE?

Por não ter um quadro próprio, o TSE é composto de, no mínimo, sete membros, entre eles três juízes escolhidos dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, entre seis, de notável saber jurídico e idoneidade moral, ...

Quem pode intervir no STF?

Se em algum estado ou no Distrito Federal a atividade de qualquer um dos poderes (Legislativo, Executivo ou Judiciário) estiver em risco, a União pode intervir.

Quais são as competências dos tribunais?

Compete aos Tribunais Judiciais, no exercício da função jurisdicional, dirimir conflitos de interesse público ou privado, assegurar a defesa dos direitos e interesses legalmente protegi- dos, bem como, em matéria penal, assegurar a efectivação dos princípios do acusatório e do contraditório, no respeito pelas ...

Qual é o nome do presidente do Tribunal Supremo de Angola?

O novo Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional Dr. Manuel da Costa Aragão tomou posse nesta quinta-feira, 23 de Novembro junto do Presidente da República, Dr João Lourenço no Palácio da Cidade Alta.

Quem pode convocar intervenção militar?

§ 1° Compete ao Presidente da República a decisão do emprego das Forças Armadas, por sua iniciativa própria ou em atendimento a pedido manifestado por qualquer dos poderes constitucionais, através do Presidente do Supremo Tribunal Federal ou do Presidente do Senado Federal ou do Presidente da Câmara dos Deputados , no ...

Quem pode solicitar intervenção federal?

A intervenção federal é realizada pela União nos Estados, no Distrito Federal, ou nos Municípios de Territórios Federais.

O que diz o artigo 142 da Constituição?

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por ...

Quem é o chefe do Poder Judiciário?

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal é o ministro Luiz Fux, empossado em 10 de setembro de 2020.

Qual é a função do STJ?

O Tribunal funciona em Plenário e pelo seu órgão especial, denominado Corte Especial, em três Seções especializadas e em seis Turmas especializadas (Constituição Federal, art. 93, XI e art. 2º, §§ 3° e 4° do Regimento Interno do STJ - RISTJ). O Plenário é composto por todos os membros do Tribunal.

O que é o Tribunal de AIA?

O Tribunal Internacional de Justiça ou Corte Internacional de Justiça é o principal órgão judiciário da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem sede em Haia, nos Países Baixos. Por isso, também costuma ser denominada como Corte de Haia ou Tribunal de Haia.

O que é o Tribunal de Cristo?

O Tribunal de Cristo ou Bema de Cristo é um evento que acontecerá após o Arrebatamento da Igreja. Todos os salvos em Cristo devem compreender o que será esse Tribunal, bem como o que os aguarda nesse grande evento.

São hipóteses que autorizam a intervenção federal?

4.1.1 Primeira hipótese de Intervenção Federal: manter a integridade nacional (inciso I). A intervenção federal é instrumento para garantir a Federação. É característica da Federação a sua indissolubilidade, não sendo conferido aos Estados Federados o direito de secessão, isto é, o direito de retirada.

O que é intervenção federal no direito constitucional?

A intervenção federal é uma medida patológica, pois afasta a autonomia estadual. A princípio, essa intervenção é proibida (art. 4 da Constituição Federal de 1988), porém, em casos excepcionais a União intervirá nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

O que diz a Constituição sobre a intervenção federal?

Diz a Constituição que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (1) manter a integridade nacional; (2) repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra; (3) pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; (4) garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas ...

O que acontece em uma intervenção militar?

A intervenção militar se caracteriza por uma ação das Forças Armadas de um país em outro, sem a autorização do Estado intervindo. Da mesma forma, pode ocorrer dentro de um próprio Estado, quando as Forças Armadas deste país assumem o comando do mesmo.

O que é necessário para uma intervenção militar?

Para que a intervenção federal possa acontecer é preciso que o governo faça uma análise da crise existente e de quais são as possíveis consequências para o país. A partir do resultado dessa análise pode passar a existir a possibilidade que justifique o pedido de intervenção.

Quem manda nas Forças Armadas do Brasil?

As forças armadas são forças federais subordinadas ao Ministério da Defesa. O Comandante Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República.

Artigo anterior
Como fazer referência de material didático?
Artigo seguinte
Qual o melhor software de renderização?