O que é o treinamento funcional e quais os seus objetivos?
Perguntado por: Raúl David Ferreira de Nunes | Última atualização: 21. März 2025Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)
O objetivo do treino funcional é oferecer um melhor condicionamento físico, empregando exercícios que estimulem diferentes partes do corpo. Os movimentos funcionais dizem respeito a movimentos associados, multiplanares e que abrangem redução, estabilização e produção de força.
O que é e quais os objetivos do treinamento funcional?
O objetivo do treinamento funcional é potencializar e transformar a sua capacidade de realizar atividades diárias. Portanto, o treinamento funcional não se resume apenas a um músculo específico, é sobre a totalidade. Por exemplo, quando você pula cordas você não está utilizando apenas os músculos da perna.
Para que serve o treinamento funcional?
No geral, fortalece o abdômen e a região lombar, facilitando a realização de tarefas cotidianas, como arrumar a casa, caminhar, subir escadas, sentar e levantar sem que cause alguma lesão ou incômodo. Por isso, o treino funcional também é ideal para prevenir lesões, fortalecer os músculos e reduzir o cansaço.
O que é o funcional?
O treino funcional, também chamado de treinamento funcional, é um tipo de exercício dinâmico, sendo caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. O ideal é que eles utilizem várias articulações, tendo foco nos grupos estabilizadores do quadril, coluna e ombro.
Quais são os tipos de treinamento funcional?
- Agachamento.
- Burpee.
- Stiff.
- Afundo.
- Remadas.
- Barra fixa.
- Flexão de braços.
- Prancha e exercícios abdominais.
É possível ganhar massa muscular fazendo treinamento funcional?
Quais são as principais características do treinamento funcional?
Você conhece as características deste treinamento? Com certeza, o seu principal aspecto é a integração entre as diversas capacidades físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação.
Como é feito o treinamento funcional?
O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
Quais são as atividades funcionais?
Grande parte dos treinos funcionais utilizam o peso do próprio corpo. Pode parecer que seja algo simples, mas não é, afinal exige preparo físico e controle corporal. Exemplos são a prancha, flexões, agachamento livre, saltos com elevação de joelhos, extensão de quadril, stiff unilateral e burpees.
Como fica o corpo de quem faz funcional?
Com o treinamento funcional é possível melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.
Qual a diferença entre cardio e funcional?
Os exercícios aeróbicos detêm um efeito grande sobre a queima de calorias. Suas atividades têm intensidade mais baixa que a da funcional, que trabalha justamente com foco no intensivo. Apesar de frequência mais baixa possuem maior duração, que acarreta na maior perda de gordura.
Quantos quilos se perde com funcional?
O funcional como foi dito anteriormente, tem um grande poder de queima de calorias, porém, essa perda de peso (calorias) chega bem próximo a um quilo por semana, se caso você realizar o treinamento funcional com uma dieta boa e regrada, você poderá perder um quilo por semana.
Quais são os riscos do treinamento funcional?
Lesões músculo esqueléticas e eventos cardiovasculares são considerados os principais riscos deste treinamento, porém podem ser evitados adotando adaptações ao treinamento de forma preventiva.
Quantas calorias se perde em 40 minutos de funcional?
O fato é que dependendo do nível de condicionamento físico, o indivíduo pode ter o gasto médio de 800 calorias em uma hora de funcional. Correndo durante o mesmo tempo, gasta-se cerca de 700 calorias.
Quais são os 4 pilares do treinamento funcional?
- Locomover;
- Mudar de nível;
- Empurrar e puxar;
- Rotacionar.
Quais são os principais objetivos do treinamento?
Os treinamentos visam solucionar desafios de trabalho em equipe, comunicação, normas ou regulações, e assim por diante. Portanto, os líderes das áreas precisam incluir esses objetivos de treinamento em seus cursos e, em seguida, incentivar e aprimorar as competências adquiridas pelos alunos após o término do programa.
O que dá mais resultado academia ou funcional?
Sendo assim, é inviável apontar que musculação se sobressai ao funcional e vice-versa. Ambos os treinamentos trazem melhoras para o praticante. Se o intuito é trabalhar a resistência muscular, agilidade, coordenação e potência, geralmente os funcionais trazem mais vantagens do que a musculação.
Quem faz funcional emagrece?
A Essência do Treino Funcional
Este tipo de treinamento trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo e promove melhorias na coordenação, equilíbrio e flexibilidade. O treino funcional também pode contribuir para a perda de peso, pois geralmente envolve movimentos de alta intensidade que queimam muitas calorias.
Quantas vezes por semana devo fazer treinamento funcional?
Segundo a personal trainer Cau Saad, de São Paulo, não há problema em fazer treino funcional diariamente desde que ele seja periodizado, separando a musculatura em grupos para que o corpo tenha o descanso ideal.
Quem faz funcional precisa fazer musculação?
Para os praticantes assíduos de treinamento funcional, praticar musculação ajudará no fortalecimento de musculaturas específicas que resultarão em maior força nos exercícios multi articulares e também, na prevenção de lesões através deste fortalecimento direcionado.
Quanto tempo de treinamento funcional faz efeito?
Assim como em qualquer exercício físico, quanto maior a frequência, mais rápidos serão os resultados. Recomenda-se praticar o treino funcional pelo menos duas vezes por semana, mas é possível realizá-lo de 3 a 5 vezes sem problemas. Com essa frequência, os resultados podem ser notados a partir da terceira semana.
Quanto tempo deve durar o treinamento funcional?
Quanto tempo dura um Treino de Funcional? O tempo da aula pode e deve variar conforme o objetivo proposto para a sessão de treino. Podendo ser uma aula mais intensa e o tempo será menor ou uma aula de resistência podendo chegar em 60 minutos.
Qual o melhor exercício funcional?
- Agachamento. ...
- Swing unilateral com kettlebell. ...
- Burpee. ...
- Desenvolvimento acima da cabeça. ...
- Prancha. ...
- Ondulação com corda naval. ...
- Stiff unilateral. ...
- Tríceps no TRX.
O que comer antes de ir para o funcional?
- Granola sem açúcar;
- Aveia;
- Frutas com menos teor de açúcar;
- Pão integral + peito de peru light;
- Claras de ovo + bolacha integral;
- Iogurte desnatado.
Qual a diferença de musculação e funcional?
A proposta aqui é clara: a musculação traz hipertrofia de maneira mais intensa e rápida, enquanto o funcional, apesar de potencialmente levar a uma leve hipertrofia, é focada no ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade.
Qual a melhor atividade física para acabar com a flacidez?
Praticar atividades físicas, principalmente a musculação, ajuda a combater a flacidez pois fortalece e aumenta as fibras musculares e tonifica a pele. Além disso, os músculos que se ganha na musculação substitui a gordura, que é mole e deixa locais do corpo como, abdome, braços e coxas mais flácidos.
Quando não usar crase pronome de tratamento?
Qual a porcentagem de lucro para revenda?