O que é o trabalho de telemarketing?

Perguntado por: Matilde Tatiana Pereira Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

Também chamado de atendente de call center, operador de televendas e atendente de SAC, entre outros, o operador de telemarketing é um profissional dedicado a atender clientes de empresas dos mais variados setores (indústria, comércio, serviços) por telefone, chat ou e-mail.

O que faz um trabalho de telemarketing?

Telemarketing é uma forma de marketing direto que utiliza o telefone para promover produtos e serviços, geralmente a partir de um call center. Inicialmente voltado às vendas, o serviço passou a incluir o atendimento ao cliente, suporte técnico e cobrança, podendo ser ativo ou receptivo.

Quais as atividades de um telemarketing?

Responsabilidades do Operador de Telemarketing incluem:
  • Ligar para pessoas usando uma lista telefônica específica para vender produtos ou solicitar doações.
  • Atender chamadas de clientes em potencial.
  • Utilizar roteiros para fornecer informações sobre os recursos, preços, etc. do produto e apresentar seus benefícios.

Qual é o conceito de telemarketing?

Telemarketing é a estratégia de vendas por telefone, na qual um atendente contata seus prospects (geralmente de uma lista) em horários pouco convenientes, com um discurso engessado e sem qualquer preocupação com as necessidades do cliente.

Quais são os princípios do telemarketing?

Basicamente, tenha em mente que cada telefonema tem um motivo e que o ciclo da conversação (o processo de falar, ouvir, responder) deve, sempre, estar orientado para o atendimento do motivo. Uma distração durante esse processo, por mínima que seja, vai afetar o resultado final.

Funcionários de telemarketing mostram rotina de trabalho estressante

16 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do telemarketing para a sociedade?

Já o telemarketing pode ser muito útil para identificar o cliente ideal para a empresa, contribuindo ativamente com a equipe de vendas, pois coleta informações importantes sobre os clientes, prospects, mercado e concorrência.

Como descrever experiência em telemarketing?

Como colocar no currículo experiência em call center?
  1. Agilidade no atendimento das solicitações dos clientes;
  2. Facilidade na comunicação;
  3. Foco no atendimento empático e ético;
  4. Atenção para a língua falada e escrita;
  5. Habilidade para lidar com situações desafiadoras.

Quais as competências de um Operador de Telemarketing?

Quais devem ser as habilidades de um atendente de telemarketing?
  • Comunicar-se com clareza. ...
  • Ter boa dicção. ...
  • Ser um ouvinte atencioso. ...
  • Ter o poder de persuasão. ...
  • Ter empatia com o interlocutor. ...
  • Ser cortês. ...
  • Saber controlar suas emoções. ...
  • Ter controle sob o tempo de cada contato.

Qual é a função de um call center?

O call center é responsável por gerar oportunidades de negócio, prestar serviços e manter uma boa imagem da empresa — é nele que, muitas vezes, acontece o primeiro contato do consumidor com a corporação.

Porque Operador de Telemarketing trabalha 6 horas?

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, operadores de telemarketing tem direito a uma jornada reduzida de seis horas, a partir do reconhecimento de que sua atividade preponderante nessa função é análoga à dos telefonistas, como forma de compensar o desgaste desses trabalhadores, preservando sua higidez física ao longo ...

Quantas horas um telemarketing trabalha?

JORNADA DE TRABALHO

O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/ telemarketing, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração é de, no máximo: 06 (seis) horas diárias; 36 (trinta e seis) horas semanais.

Qual o salário de um Operador de Telemarketing?

No cargo de Atendente de Telemarketing se inicia ganhando R$ 943,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.213,00. A média salarial para Atendente de Telemarketing no Brasil é de R$ 998,00.

Qual é a diferença de operador de call center e telemarketing?

O call center deve ser entendido como uma central de atendimento focada apenas em recebimento de chamadas. Pode ser interno ou terceirizado, e os profissionais lidam com um volume de ligações bem maior do que no telemarketing, o que demanda uma estrutura de equipe mais densa.

Qual perfil deve ter um operador de telemarketing?

É preciso que ele tenha habilidade para conversar com o cliente em qualquer canal. Além de saber conversar, é preciso saber ouvir e entender as dificuldades do cliente a fim de lhe apresentar as soluções adequadas sempre que necessário. No entanto, a comunicação deve girar em torno do objetivo da sua empresa.

Quais são as competências de um atendente?

As 17 competências essenciais para o atendimento ao cliente
  • 1 – Empatia. ...
  • 2 – Habilidade de Comunicação. ...
  • 3 – Habilidade de Ouvir. ...
  • 4 – Conhecimento do Produto ou Serviço. ...
  • 5 – Confiança. ...
  • 6 – Habilidade de Resolver Problemas. ...
  • 7 – Paciência. ...
  • 8 – Linguagem Positiva.

O que colocar em um currículo de telemarketing?

O currículo de Operador de Telemarketing deve apresentar as seguintes seções:
  1. Dados pessoais.
  2. Habilidades.
  3. Formação acadêmica.
  4. Experiência profissional.
  5. Idiomas.

Como descrever Operador de Telemarketing no currículo?

Aptidões e Competências Pessoais
  1. Fluência verbal e cortesia.
  2. Excelentes conhecimentos de informática.
  3. Dinamismo e rapidez de raciocínio.
  4. Capacidade de argumentação e improviso.
  5. Orientação para o cliente.
  6. Resistência ao stress.

Como fazer um resumo de qualificações?

Como escrever o resumo de qualificações profissionais no currículo
  1. Comece com o nome da sua profissão + um adjetivo que te caracteriza;
  2. Coloque os anos de experiência;
  3. Mencione a sua experiência profissional;
  4. Fale sobre as suas conquistas;
  5. Compartilhe como você pretende beneficiar o empregador.

Como o telemarketing contribui para o desenvolvimento das vendas nas empresas?

O telemarketing surgiu como uma ferramenta que possibilita esta ação, através da qual as empresas têm aumentado sua lucratividade e demonstrado que a venda consiste em muito mais do que apenas tirar um pedido, e que ela engloba principalmente o ato de satisfazer o cliente, de conquistá-lo e de fidelizá-lo, como se ele ...

Como fazer uma boa redação sobre atendimento ao cliente?

Não basta tratar bem os clientes. Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente.
  1. É preciso entender seu cliente. Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. ...
  2. Sinta prazer em servir. ...
  3. Mantenha a comunicação SCOT. ...
  4. Fale a língua do bom atendimento.

Quais as vantagens e desvantagens do operador de telemarketing?

Vantagens e desvantagens do telemarketing
  • Desvantagem — Falta de controle sobre os processos e a qualidade. ...
  • Vantagem — Custo mais baixo. ...
  • Desvantagem — Falta de conhecimento sobre a empresa. ...
  • Vantagem — Comodidade.

Qual a diferença entre call centers e contact center?

Apesar de tanto o call center quanto o contact center terem a mesma função: que é a de atender o cliente, eles não são a mesma coisa. Enquanto o call center lida, basicamente, com interações de voz, o contact center atende ao cliente por intermédio de diversos canais, incluindo o de voz.

Quais são as profissões mais bem pagas?

1. Medicina/Saúde. As áreas de Saúde e Qualidade de Vida, em geral, garantem salários altos aos profissionais. Quanto maior a especialização e o tempo de carreira, maior é a remuneração.

Qual é o valor do salário mínimo?

Ele passou de R$ 1.045 (valor de 2020) para 1.100 (valor de 2021). Conforme trecho da lei: Art. 1º A partir de 1º de janeiro de 2021, o salário-mínimo será de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Pode trabalhar 8 horas em call center?

A carga horária telemarketing permite hora extra. Isso ocorre quando existe um excedente das seis horas máximas trabalhadas na jornada desse profissional. No entanto, o número de horas extras não pode ultrapassar as duas horas diárias. Sendo assim, o profissional de telemarketing pode trabalhar 8 horas no máximo.

Artigo anterior
Como estão as perícias do INSS 2022?
Artigo seguinte
O que a violência moral causa?