O que é o teste de imunofluorescência?

Perguntado por: Maria Yasmin de Paiva  |  Última atualização: 18. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (26 avaliações)

É um exame realizado em material não fixado de biópsias (em geral pele e rim) para demonstrar a presença de imunoglobulinas. Este exame auxilia no diagnóstico e classificação de lesões como glomerulopatias e algumas doenças da pele.

Como é feito o teste de imunofluorescência indireta?

Imunofluorescência Indireta (não realizada no Laboratório Gilles): Utiliza-se de um substrato contendo o antígeno a ser estudado, por exemplo, bexiga de rato ou pele de prepúcio. Este é incubado com o soro do paciente teste, para saber se tem auto-anticorpos.

Como é feita a imunofluorescência?

Na técnica de imunofluorescência são utilizados os fluoróforos ou fluorocromos que serão estimulados por um determinado comprimento de onda, emitindo fótons de luz fluorescentes, de acordo com o protocolo a ser seguido no exame. Essa técnica pode ser realizada tanto em tecidos como em soro.

O que é pesquisa de anticorpos Anticlamidia por imunofluorescência?

Sinonímia: Pesquisa de anticorpos anti-clamídia. ... Interpretação: Teste útil no diagnóstico das infecções causadas por patógenos do grupo clamídia. A detecção de anticorpos IgM pela técnica de imunofluorescência indireta caracteriza infecção recente.

Como surgiu a imunofluorescência?

3 A imunofluorescência foi introduzida na Dermatologia na década de 60, quando Beutner e Jordon, por meio dessa técnica, revelaram anticorpos tanto no tecido como circulantes nas dermatoses vesicobolhosas autoimunes, especialmente, nos pênfigos vulgar (PV) e foliáceo (PF)4-5 e penfigoide bolhoso (PB).

Imunofluorescência Direta e Indireta: Imunoensaios Vídeo 5

23 questões relacionadas encontradas

Como funciona a técnica de imunofluorescência?

A técnica de Imunofluorescência Direta se baseia numa reação antígeno-anticorpo. Esta técnica permite a visualização de antígenos em tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes (fluoresceína isocianetada e rodamina).

O que é esquistossomose imunofluorescência?

Propõe-se uma técnica de imunofluorescência para diagnóstico da esquistossomose mansônica, adotando-se tecidos de Biomphalaria glabrata contendo esporocistos secundários de Schistosoma mansoni. A reação de imunofluorescência indireta é executada sobre cortes histológicos preparados por inclusão em parafina.

O que quer dizer imunocromatografia?

O teste imunocromatográfico é um tipo de teste rápido que identifica doenças infecciosas, hormônios e outros analitos, por associação específica a anticorpos com partículas coloridas conjugadas. O resultado de um teste de imunocromatografia geralmente considera a presença de antígenos na amostra.

O que quer dizer Clamidia IgG reagente?

Quer dizer que você possui anticorpos contra a clamidia, pois ja deve ter tido algum contato antes.

Como interpretar exame de clamídia?

Clamídia e gonorreia devem ser pesquisadas em recém-nascidos com conjuntivite. Resultado positivo indica infecção ativa que requer tratamento com antibióticos. Resultado negativo significa que não há evidência de doença no momento do exame.

O que é o teste de Elisa sanduíche?

A Elisa sanduíche é realizada utilizando um antígeno aderido a um suporte sólido, como a placa de ELISA (geralmente deixado para se ligar à placa previamente, o que comumente chamamos de sensibilizar a placa) e a seguir coloca-se sobre este os soros em teste ( ex. soro humano), na busca de anticorpos contra o antígeno.

Como é feito o teste de hemaglutinação?

Teste de Inibição da Hemaglutinação (HI)

O teste de HI é executado em dois estágios. No primeiro estágio, o vírus hemaglutinante é misturado com o anticorpo. Se o anticorpo for específico para o vírus, haverá ligação e esta ligação inibirá a capacidade de produzir hemaglutinação.

Quais os principais marcadores da Imunofluoescência?

Entre os marcadores mais comumente empregados, podem-se citar os fluorocromos, as enzimas e os compostos radioativos e eletro-opacos. Na leitura das reações de imunofluorescência (IF), devem-se enumerar três formas distintas de fluorescência: específica, não específica e auto- fluorescência.

O que é a imunofluorescência indireta?

Imunofluorescência Indireta

Utiliza-se este tipo de imunofluorescência, também conhecida como técnica de dupla camada, na detecção de anticorpos no soro do paciente por meio de antígenos fixados em uma lâmina, na qual se aplica primeiramente um anticorpo específico não fluorescente.

O que é reagente marcado?

O princípio do método é que o reagente marcado permite a quantificação do reagente não marcado na amostra. A atividade do sistema renina-angiotensina é alterada por mudanças do balanço hidroeletrolítico e da pressão arterial.

O que são técnicas imunológicas?

As técnicas imunológicas consistem basicamente na interação antígeno- anticorpo, sendo que o anticorpo por ter alta especificidade e auxilia na constatação, isolamento ou no cálculo de um antígeno típico.

O que é clamídia IgG?

Interpretação: Usado no diagnóstico de processos infecciosos por Chlamydia trachomatis. As infecções por Chlamydia trachomatis estão entre as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do nosso meio. Sua prevalência é maior entre as mulheres sexualmente ativas.

O que é Chlamydia trachomatis IgG reagente e IgM não reagente?

IgG positivo (reagente) e IgM negativo (não reagente): indicam infecção antiga (com meses ou anos) ou que a pessoa foi vacinada e o organismo teve sucesso na produção de anticorpos. IgG positivo (reagente) e IgM positivo (reagente): infecção recente (semanas ou meses).

O que é Chlamydia trachomatis IgG e IgM?

Testes sorológicos não são usados rotineiramente, de forma isolada, no diagnóstico de infecções genitais pela C. trachomatis em adultos, tendo maior utilidade em neonatos, pacientes com quadros sistêmicos e em inquéritos epidemiológicos.

O que é imunocromatografia hCG?

Consiste num teste imunocromatográfico, em uma única etapa, para determinação qualitativa da Gonodotrofina Coriônica Humana (hCG) na urina, no qual utiliza dois tipos de anticorpos, um anticorpo monoclonal marcado com ouro coloidal (corante) e um policlonal pré-aplicado na membrana do teste, que identifica ...

Qual o princípio da técnica de imunocromatografia?

O método, conhecido como imunocromatografia, ou teste de migração lateral, vale-se de uma membrana de nitrocelulose no formato de fita. Impregnada em cada trecho com antígenos* específicos, ela reage com o sangue coletado para o exame, indicando ou não a existência de doenças.

O que são os antígenos?

Os antígenos são geralmente moléculas desconhecidas no organismo. Moléculas que se destacam de células estranhas, tais como bactérias, fungos, protozoários ou mesmo de vírus podem ser consideradas antígenos.

O que é esquistossomose reagente?

Meu exame para equistossomose de reagente 1:128, o que significa? Você teve contato com o parasita que causa a esquistossomose podendo ainda estar contaminado com ele ou não a depender de vários fatores como tempo da infecção, imunidade entre outros.

Como a esquistossomose é transmitida?

Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.

Qual o exame de sangue que detecta esquistossomose?

O ELISA-IgM constitui-se em um método potencialmente útil para fins diagnósticos da esquistossomose, em indivíduos com baixa carga parasitária.

Artigo anterior
O que empreender em 2021 com pouco dinheiro?
Artigo seguinte
Como diferenciar tendinite de artrite?