O que é o tecido adiposo?

Perguntado por: Edgar Xavier de Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (71 avaliações)

O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.

Quais as principais características do tecido adiposo?

O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante a presença de células especializadas no armazenamento de lipídios. Essas células são conhecidas como adipócitos ou células adiposas.

Como ocorre a formação do tecido adiposo?

A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.

Onde os adipócitos são encontrados?

Sua localização é limitada a regiões específicas. Em recém nascidos os depósitos de adipócitos multiloculares se dá na região cervical, axilar, supra-ilíaca e perirenal. Eles possuem formato variável e podem ser encontrados na forma esférica, fusiforme ou poligonal.

Onde são encontrados os dois tipos de adiposo?

O tecido adiposo unilocular se localiza em maior quantidade sob a pele do abdome (em maior quantidade no omento, mesentério e no espaço retroperitonial), nádegas, axilas, coxas e nas mamas. Ele também é encontrado na medula óssea e entre outros tecidos, preenchendo os lugares vazios.

Tecido Adiposo - Histologia - Aula | Biologia com Samuel Cunha

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de tecido adiposo?

2) Sabemos que existem dois tipos de tecido adiposo: o unilocular e multilocular.

Como se originam as células adiposas?

As células adiposas uniloculares se originam no embrião, através das células mesênquimais, os lipoblastos. Além disso, a mobilização dos triglicerídeos pode ocorrer através de atividades físicas intensas e jejuns prolongados.

Como os triglicerídeos são sintetizados no tecido adiposo?

Mobilização do tecido adiposo

Os lipídios armazenados nos adipócitos são, principalmente, triglicerídios (ésteres de ácidos graxos e glicerol) obtidos: a partir da absorção após digestão dos alimentos, do fígado e pela síntese nos adipócitos a partir de glicose.

Como ocorre a deposição e mobilização de lipídios no tecido adiposo?

A mobilização e a deposição dos lipídios dentro dos adipócitos sofrem influência de fatores neurais e hormonais. A noradrenalina é essencial para mobilização dos lipídios, pois ela inicia uma série de passos metabólicos nos adipócitos que levam a ativação da lípase (enzima que quebra os triglicerídeos).

Quais são os tipos de tecido adiposo e respectivas características?

Tecido adiposo
  • O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta como principal característica células especializadas no armazenamento de gordura (lipídios). ...
  • O tecido adiposo pode ser classificado em dois tipos principais: unilocular e multilocular.

Quais são as principais características do tecido ósseo?

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante sua resistência, que é obtida graças à presença de uma matriz extracelular rica em fosfato e cálcio. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, não é um tecido morto, sendo encontrada uma série de células especializadas.

Quais são as principais características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos.

O que é deposição de lipídios?

Deposição de lipídeos

A maior quantidade de energia armazenada no corpo humano está acumulada no tecido adiposo em forma de triglicérides. Embora o corpo humano seja capaz de armazenar energia em outros tipos de células, só a camada adiposa é capaz de armazenar triglicerídeos.

Como acontece a deposição?

A deposição de tecido adiposo basicamente ocorre em quatro sítios distintos: gordura interna (abdominal, renal-inguinal e pélvica), intermuscular (entre os grupos musculares), subcutânea (de cobertura) e intramuscular (marmoreio), seguindo esta mesma seqüência, o que classifica a deposição intramuscular como tardia, ...

Como se dá o mecanismo de transporte dos lipídios armazenados no tecido adiposo para o músculo?

Os ácidos graxos livres movem-se através da membrana celular do adipócito e ligam-se à albumina no plasma, que os transportam aos tecidos, onde os ácidos graxos se difundem para as células e são oxidados para obtenção de energia.

O que provoca a degradação dos triacilgliceróis no tecido adiposo?

Degradação dos triacilgliceróis no corpo humano

A mobilização do depósito de triacilgliceróis é obtida pela ação das lipases dos adipócitos, que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol. Sendo que estes produtos são oxidados por vias diferentes.

Como ocorre a lipólise no tecido adiposo?

A lipólise é um processo que consiste na quebra do triacilglicerol em moléculas de ácidos graxos e glicerol. Este processo ocorre por intermédio das enzimas lipases, que podem ser ativadas ou inibidas pelas catecolaminas (noradrenalina e adrenalina) e por hormônios (insulina, glucagon e adrenocorticotropina).

Onde são armazenados os triglicerídeos?

Visto que os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos; eles circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo; mas não pode ser em excesso, pois um nível alto de triglicerídeo pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de ...

Como se originam as células adiposas em que fases da vida surgem as duas variedades *?

O tecido adiposo se origina a partir de células mesenquimais, que se diferenciam em lipoblastos e em pré-adipócitos. A formação primária de gordura ocorre no início da vida fetal, e é responsável pela formação do tecido adiposo marrom a partir de pré-adipócitos epitelióides.

Qual a origem das moléculas energéticas depositadas nas células do tecido adiposo?

Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).

Qual a origem embrionária do tecido conjuntivo e sua principal função?

Também chamado de tecido conectivo, tem origem exclusivamente no mesoderma embrionário ou mesênquima. Possui diversas funções como de preenchimento, sustentação, armazenamento de substâncias (tecido adiposo), defesa e transporte (sangue).

Quais são os tipos de tecido conjuntivo?

Os tecidos conjuntivos podem ser:
  • Tecido sanguíneo.
  • Tecido ósseo.
  • Tecido cartilaginoso.
  • Tecido adiposo.
  • Tecido conjuntivo propriamente dito.

Qual a diferença entre tecido adiposo branco e marrom?

O tecido adiposo branco armazena energia e produz citocinas pró-inflamatórias, que interferem no sistema imunológico. Já o tecido adiposo marrom possui como principal função a produção de calor, ou seja, é um tecido metabolicamente ativo, que basicamente “derrete gordura”.

Quais são os tecidos reguladores do metabolismo?

O tecido adiposo como centro regulador do metabolismo.

Onde os lipídios são armazenados no corpo humano?

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

Artigo anterior
Quem tem direito a desconto na energia elétrica?
Artigo seguinte
Quais são as principais fontes de energia utilizadas no mundo Brainly?