O que é o sujeito indeterminado?

Perguntado por: Raquel Liliana de Almeida  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

O que é sujeito indeterminado exemplo?

Quando a oração apresenta um verbo na terceira pessoa do plural (eles), não é possível identificar o sujeito dessa oração, por isso o sujeito é classificado como sujeito indeterminado. Veja os exemplos: Disseram que ele vai viajar. Falaram que haverá greve na universidade.

O que é um verbo indeterminado?

É aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. ... O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração): Por exemplo: Procuraram você por todos os lugares.

Quais são os sujeitos inexistentes?

O sujeito inexistente ocorre no que chamamos de oração sem sujeito, e é acompanhado por um verbo impessoal. Os verbos impessoais não são acompanhados por sujeitos e podem indicar: fenômenos da natureza (chover, nevar, fazer frio, fazer calor etc.); tempo decorrido (ser, fazer, etc.)

Porquê usar sujeito indeterminado?

O sujeito indeterminado é usado quando alguém conhece o autor da ação, mas não quer apontá-lo por desejar que ele mesmo se apresente. Nesse caso, é importante que haja um contexto.

O SUJEITO INDETERMINADO

31 questões relacionadas encontradas

Pode-se sujeito indeterminado?

A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado. Se o verbo não pede preposição, a oração tem sujeito e o verbo sempre concordará com ele, em singular ou plural.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

Oração com sujeito indeterminado – existe um sujeito que pratica a ação, mas não é possível determiná-lo. Oração sem sujeito – o sujeito é inexistente, não há algo ou alguém que pratique a ação.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

  • Sujeito determinado. Os sujeitos determinados podem ser facilmente identificados em uma oração. ...
  • Sujeito simples. ...
  • Sujeito composto. ...
  • Sujeito implícito. ...
  • Sujeito indeterminado. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do plural. ...
  • Verbo na 3ª pessoa do singular + pronome “se” ...
  • Verbo no infinitivo impessoal.

Quais são os tipos de sujeito?

Tipos de sujeito
  • Sujeito simples e composto. Dependendo do núcleo, o sujeito pode ser simples ou composto. ...
  • Sujeito elíptico, oculto, subentendido ou desinencial. ...
  • Sujeito determinado e indeterminado. ...
  • Oração sem sujeito.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeito
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito: Pedro. Predicado: é um bom garoto.
  • Sujeito simples.
  • Pedro é um bom garoto.
  • Sujeito composto.
  • Eu e meus amigos fomos ao cinema.
  • Sujeito oculto.
  • Acordei feliz.

Em qual das opções a expressão se faz parte do sujeito indeterminado?

Apesar de o verbo "esperar" estar na 3. ª pessoa do singular e acompanhado do pronome "se", o pronome "se" neste caso tem a função de apassivador. ... ª pessoa do singular e está acompanhado de "se", com a função de índice de indeterminação do sujeito. Essa é uma das formas de indeterminar o sujeito.

Quando o sujeito é indeterminado qual é o predicado?

Tipos de Sujeito e Predicado

Os sujeitos podem ser: Determinado - quando é identificado na oração. Indeterminado - quando não é identificado na oração. Inexistente - orações com verbos impessoais.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Quantas formas de Indeterminar o sujeito?

Há duas maneiras de indeterminar o sujeito: - pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a nenhum antecedente; Exemplo: Dizem péssimas coisas sobre você. - justapondo-se o pronome se – índice de indeterminação do sujeito – ao verbo na terceira pessoa do singular.

O que é um sujeito elíptico?

Sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial): O sujeito assim será classificado quando ele não for explicitamente citado na oração. Mesmo que ele não seja um elemento óbvio na construção frasal, será possível identificá-lo por meio da análise do contexto da oração e da desinência verbal.

Está garoando é um sujeito indeterminado?

Há três formas de indeterminar o sujeito: utilizando verbos na terceira pessoa do plural (como neste caso, “ligaram”), utilizando verbo na terceira pessoa do singular acompanhado do pronome “se”, ou utilizando verbos no infinitivo impessoal. Quanto às orações restantes: a) Está garoando.

O que é sujeito simples exemplos?

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minhas tias chegaram de viagem. ... Para identificarmos o sujeito de uma frase, basta nos perguntarmos quem praticou a ação ou observarmos a quem/que o verbo da frase faz referência.

Como classificar o sujeito simples?

Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva. Por exemplo: Os meninos estão gripados. Todos cantaram durante o passeio.

Quais são os 3 tipos de predicado?

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

O que é o sujeito oculto?

O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. ... Assim, o sujeito, que não está expresso é “ele”, ou seja, a 3ª pessoa do singular.

Como saber se o sujeito é indeterminado ou inexistente?

Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. Exemplo: Falaram mal da tua vizinha. (Não é possível determinar quem praticou a ação de “falar mal.”) Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.

Como transformar uma frase em sujeito indeterminado?

A indeterminação do sujeito pode se apresentar de duas formas:
  1. Com verbos na 3ª pessoa do plural. Neste caso, o verbo é colocado na 3ª pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração). ...
  2. Com verbos na 3ª pessoa do singular + o pronome “se”.

Como diferenciar o se?

Para diferenciar o índice de indeterminação do sujeito da partícula apassivadora, é preciso ter em atenção o verbo que está presente na oração. Somente quando ele for transitivo direto ou transitivo direto e indireto o “se” será partícula apassivadora.

Como saber se é predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.

Como identificar o sujeito e predicado?

O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).

Artigo anterior
Quantas dezenas Tem o Rosário?
Artigo seguinte
O que é o oracle?