O que é o soro fisiológico?

Perguntado por: Mafalda Francisca Branco Moura Abreu  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.

Para que serve o soro fisiológico?

Para que serve o Soro Fisiológico? O cloreto de sódio a 0,9%, também conhecido popularmente por soro fisiológico, é uma solução salina esterilizada utilizada para diversas finalidades como a desidratação, além de usos para limpeza dos olhos e nariz, queimaduras ou feridas e também para fazer nebulizações.

Como é feito o soro fisiológico?

O soro fisiológico é uma solução salina, isotônica em relação aos líquidos corporais, estéril e com aplicação em medicina. Contém 0,9% de NaCl (cloreto de sódio) em massa, dissolvidos em água destilada, ou seja, em 100ml de solução aquosa encontram-se presentes 0,9g do sal.

Qual a concentração do soro fisiológico?

Na receita do soro fisiológico entram 900 miligramas de cloreto de sódio por 100 mililitros de água, a mesma concentração de sal encontrada nas células normais do corpo humano. Daí o seu nome técnico de solução isotônica.

Qual melhor soro fisiológico?

Soro com 0,9% de cloreto de sódio é o mais indicado para ser utilizado. Soro fisiológico com 0,9% de cloreto de sódio é melhor do que o que contém 3%, pois o segundo, por conter muito sal, pode irritar o nariz.

Use todo dia SORO FISIOLÓGICO - Maravilhoso para Pele , Cabelos e Saúde !

40 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor soro fisiológico para bebê?

Para realizar a lavagem, deve-se usar sempre soro fisiológico 0,9%. Em relação à quantidade, não há um consenso. "As crianças menores, em torno de 1 ano, têm uma superfície nasal em torno de 2 a 3 centímetros cúbicos e, portanto, os pais podem usar algo em torno de 2 a 3 ml de soro", explica.

Quando é preciso tomar soro na veia?

Tratamento médico para os sinais de desidratação

Resfriar o corpo do paciente, se a causa for exposição excessiva ao calor; Fazer a reposição de líquidos via oral se não houver náusea e vômitos ou desidratação excessiva. Caso contrário, vão procurar administrar soro na veia.

Que tipo de mistura e o soro fisiológico?

Outros exemplos de misturas homogêneas são o soro caseiro, o soro fisiológico, a gasolina, o vinagre etc. No entanto, quando a mistura apresenta mais de uma fase, como uma mistura de areia e água, dizemos que é uma mistura heterogênea.

Qual é a concentração do soro fisiológico expressa em mol?

Soro fisiológico contém 0,900 gramas de NaCℓ, massa molar=58,5g/mol, em 100mL de solução aquosa.

Porque o soro fisiológico tem que ser 0 9?

Mas para que serve o soro fisiológico? A concentração da solução é de 0,9%, o que faz com que ela tenha a mesma concentração de dissolução que o sangue humano. Ao igualar as concentrações, pode-se dizer que é uma preparação isotônica. Isso significa que o sangue e a solução salina têm a mesma concentração.

Pode beber soro fisiológico de farmácia?

Pode-se tomar todo o líquido ou armazenar uma parte da preparação em frascos limpos e guardar na geladeira. Após 48 horas a solução deve ser descartada. O Soro Fisiológico é geralmente bem tolerado e raramente causa efeitos colaterais.

Como fazer soro fisiológico caseiro para limpar feridas?

Para preparar o soro caseiro você precisará de água, açúcar e sal, sendo misturado na seguinte medida:
  1. 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral.
  2. 2 colheres de sopa rasas de açúcar (equivalente a 20 gramas)
  3. 1 colher de café de sal (equivalente a 3,5 gramas)

O que acontece se beber soro fisiológico?

“Engolir soro não faz mal algum. O que pode acontecer é a criança ficar nauseada por engolir o soro, mas até mesmo o próprio excesso de secreção e tosse podem desencadear vômito“, diz a profissional.

Quando usar soro fisiológico ou água destilada?

Prefere-se o soro fisiológico por ser menos irritante para a mucosa respiratória à água destilada. Soluções hipo ou hiperosmóticas podem causar broncospasmo e tosse(21,55). O pH da solução também pode ser um fator de broncoconstricção(55).

Quais são os benefícios do soro fisiológico para o cabelo?

O soro fisiológico tem o pH de 6.0 – levemente ácido. Quando aplicado nas madeixas, ele sela as cutículas, evita o ressecamento e a perda de umidade. Seu efeito hidratante é potente. Afinal, como a estrutura capilar absorve rapidamente o produto, o resultado só pode ser fios macios.

Porque tem que tomar soro?

O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.

Como transformar um soro fisiológico 0 9 em 3%?

Então vamos precisar só de 1,5 gramas de Cloreto de Sódio das 4,5 gramas que temos no frasco de 500ml. Vamos precisar desprezar o volume de soro que corresponde a 3,0 gramas de NaCl. Então em 333ml de SF 0,9% temos 3 gramas de NaCl que vamos desprezar.

Como calcular o teor de NaCl no soro fisiológico?

Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada, ou seja, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal.

Como calcular a concentração em mol?

Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
  1. Onde M = concentração em mol/L. ...
  2. ou se referindo ao soluto:
  3. Podemos substituir o valor de n1 na fórmula da concentração em mol/L e teremos:

Que tipo de mistura?

Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.

Porque água e sal é uma mistura homogenea?

Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.

Que tipo de mistura e o sangue?

Por exemplo, o sangue quando observado a olho nu parece ser homogêneo, mas trata-se de uma mistura heterogênea. As suas diferentes porções constituintes podem ser observadas ao microscópio.

Para que serve o soro na veia?

Para que serve o Soro fisiológico. O soro fisiológico, também conhecido por cloreto de sódio a 0,9%, é uma solução salina esterilizada utilizada para fazer perfusões na veia em casos de diminuição de líquidos ou sal no organismo, limpeza dos olhos, do nariz, queimaduras e feridas ou para fazer nebulizações.

O que fazer para tomar soro na veia?

Receita de soro caseiro usando colher de sopa
  1. 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.
  2. 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
  3. 1 colher de café de sal (3,5 g)

Quais os benefícios de tomar soro na veia?

Soroterapia: há benefícios em tomar um "soro de beleza" direto na...
  • Soroterapia é uma reposição de vitaminas, minerais, aminoácidos diretamente na veia.
  • Conhecido como soro da beleza, procedimento promete melhorar imunidade, a pele e diminuir ansiedade.

Artigo anterior
O que fazer para a ansiedade passar?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora uma cremação?