O que é o software livre?

Perguntado por: Valentim Gaspar de Torres  |  Última atualização: 16. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Sua definição é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto GNU.

O que é um software livre exemplos?

Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.

Quais são as características do software livre?

Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.

Quais são os tipos de software livre?

Categorias de softwares livres e não livres
  • Software livre. ...
  • Código aberto (open source) ...
  • Software de domínio público. ...
  • Software com copyleft. ...
  • Software livre sem copyleft. ...
  • Software com licença permissiva e leniente. ...
  • Software coberto pela GPL. ...
  • O sistema operacional GNU.

Qual a função do software livre?

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. ... São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.

O que é SOFTWARE LIVRE?

18 questões relacionadas encontradas

O que difere um software livre de um software proprietário?

Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.

Quais as 4 principais características que definem um software como software livre?

A FSF considera um software como livre quando atende quatro tipos de liberdade para os usuários: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; A liberdade de estudar o programa, e adaptá-lo para as suas necessidades.

Quais os principais softwares livres?

Abaixo listamos alguns serviços e aplicações que são softwares livres ou os têm como base e sobre os quais provavelmente você já ouviu falar:
  • Android. ...
  • Firefox. ...
  • Terminais eletrônicos. ...
  • LibreOffice e Open Office. ...
  • GIMP. ...
  • Audacity. ...
  • VLC. ...
  • Declaração do Imposto de Renda.

Quais são os tipos de software proprietário?

Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.

Quais as principais licenças de software livre?

Algumas das principais licenças permissivas são MIT, BSD e Apache. Como as licenças permissivas possibilitam o licenciamento do código sob uma outra licença, inclusive para uma versão comercial, elas são bastante amigáveis comercialmente.

Quais são as características de um software?

Quais aspectos classificam o que é um bom software?
  • Adequação. O produto deve estar de acordo com o objetivo que originou sua demanda. ...
  • Acurácia. ...
  • Interoperabilidade. ...
  • Segurança. ...
  • Conformidade. ...
  • Inteligibilidade. ...
  • Apreensibilidade. ...
  • Operacionalidade.

Qual a característica de um software freeware *?

Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições.

O que são softwares livres Cite 3 exemplos?

Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.

Qual sistema operacional é um software livre?

História do Software Livre

Um dos mais conhecidos sistemas operacionais livres é o Linux e suas várias distribuições. Programas como Mozila Firefox, Gimp também são softwares livres.

O que é um software freeware dê exemplos?

Alguns exemplos de software livre incluem GIMP, LibreOffice e Apache HTTP Server. Um aplicativo freeware pode ou não ter seu código-fonte disponível gratuitamente. ... CCleaner, Skype e AOMEI Backupper são exemplos de freeware.

O que é um software proprietário?

Software proprietário: sua propriedade intelectual pertence à empresa desenvolvedora. Portanto, tanto a atualização, garantia e modificação desse software, bem como a decisão sobre o formato de distribuição ao mercado são de responsabilidade dessa empresa autora.

Quais são os tipos de softwares básicos?

Software básico: São programas que define o funcionamento do equipamento (hardware). Ele que cria o ambiente para que aja a interação entre o usuário (você) e a máquina.

Quais são os tipos de software?

Os softwares se dividem em três categorias principais:
  1. Software de programação. São as ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. ...
  2. Software de sistema. ...
  3. Software de aplicação.

Quais softwares livres você costuma utilizar?

Exemplos de softwares livres

Entre os softwares livres conhecidos, o mais famoso é o sistema operacional Linux, que é dividido nas versões Kurumin, Ubunto e Fedora. Da mesma maneira, existe o Mozilla Firefox, navegador que é o grande rival do Internet Explorer, da Microsoft, e do Google Chrome.

Quais são os softwares mais utilizados?

Softwares mais utilizados do mundo
  1. 1 – Linux. Talvez o Software gratuito mais utilizado no mundo ao lado do Windows e OS X. ...
  2. 2 - Zoho CRM. O Zoho CRM é um software com diversas soluções que te ajudam na organização do seu negócio. ...
  3. 3 – SharpSpring. ...
  4. 4 - Zendesk. ...
  5. 5 - Agendor.

Qual das descrições abaixo define corretamente um software livre?

Qual das descrições abaixo define corretamente um Software Livre? Um programa semelhante aos programas demo com a diferença de ter as funcionalidades disponíveis por determinado período de tempo. Um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação.

Quais são as vantagens e desvantagens do software livre?

Vantagens e desvantagens do software livre
  • Licença abertas: possibilita corte/redução dos custos com licença.
  • Acesso ao código fonte: liberdade para ler (o código fonte) e modificar toda a aplicação conforme sua necessidade.

Qual é a diferença entre software livre e software gratuito?

Já a diferença entre os dois é que, basicamente, softwares livres liberam a seus usuários o seu código-fonte, o que significa que os próprios usuários podem acessá-lo e editá-lo, buscando criar ferramentas, funcionalidades e etc.

Quais são os antivírus que são software proprietários e quais são os softwares livres?

Os exemplos mais famosos de software proprietário são: Sistemas Operacionais Microsoft Windows, Adobe Photoshop, Antivírus como: AVG ou o Norton Security além do Microsoft Office.

Qual a diferença entre software livre e software grátis?

Software livre ou gratuito? O conceito de software gratuito, ou freeware, é bastante simples e direto. Um software gratuito pode ser copiado e distribuído gratuitamente, é um programa que se pode Page 2 utilizar sem pagar. Este tipo de programa é fornecido somente na sua forma binária, ou seja, o programa executável.

Artigo anterior
Quanto tempo dura receita medica?
Artigo seguinte
Quanto ganha um nutricionista em portugal?