O que é o sistema PRODES?

Perguntado por: Juliana Débora de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

Qual o significado de PRODES?

Dos três sistemas citados, o Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia) é o mais antigo.

Como consultar o PRODES?

O portal TerraBrasilis é uma plataforma web desenvolvida pelo INPE para acesso, consulta, análise e disseminação de dados geográficos gerados pelos projetos de monitoramento da vegetação nativa do instituto como o PRODES e o DETER.

Qual a diferença entre PRODES é deter?

O DETER, concebido com objetivos diferentes do PRODES, foi criado para atender ao Governo Federal no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, e tem como principal função fornecer informação sobre local e dimensão de ocorrências de mudanças na vegetação, para auxiliar a fiscalização e ...

Quem criou o PRODES?

A ANA criou em 2001, por meio da Resolução nº 006, o Programa Nacional de Despoluição de Bacias Hidrográficas, que teve seu nome alterado em 2002 (Resolução nº 026, de 7 de fevereiro de 2002) para Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas – Prodes.

Dados PRODES para análise de desmatamento

30 questões relacionadas encontradas

Quando foi criado o Prodes?

O projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas.

O que é o Prodes cerrado?

PRODES – Incremento anual de área desmatada no Cerrado Brasileiro.

O que significa a sigla deter?

As áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia Legal somaram 2.072,03 km² no mês de junho de 2019, segundo os dados registrados pelo DETER, o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O que é deter desmatamento?

Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (DETER)

O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE.

Quem controla o desmatamento?

Desde 1988 o Inpe trabalha com dois sistemas que dão a taxa anual de desmatamento, analisam cada pedaço da floresta e comparam com a medida do ano anterior. De agosto de 2019 a julho de 2020 foram 11 mil quilômetros quadrados de desmatamento por corte raso.

Como calcular a taxa de desmatamento anual?

O cálculo da taxa de desmatamento anual é estimado como: TAnual = (Td2 * nd1) + (Td2 * nd2r) + (Td1 * nd1r) , onde: ▪ Td2 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano analisado e a imagem do ano anterior. Td1 - taxa de desmatamento diária entre a imagem do ano anterior e a imagem do ano precedente.

Qual o principal método de monitoramento do desmatamento no Brasil?

Para fazer a observação, são usados três tipos de sistemas:

o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes); o Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter); e o TerraClass, que mapeia o uso da terra após o desmatamento, em parceria com a Embrapa.

Qual o equipamento mais utilizado para monitorar o desmatamento?

As imagens utilizadas são do satélite Landsat, que detecta exclusivamente desmatamentos tipo corte raso superiores a 6,25 hectares. Os dados do PRODES são divulgados anualmente, tendo agosto como o mês de referência.

O que aconteceu com a floresta amazônica entre 1997 e 2004 e entre 2004 e 2009?

Segundo o instituto, após um período de crescimento quase contínuo da taxa de desflorestamento entre 1997 e 2004, quando atingiu um pico, os valores para 2009 indicam que a área desmatada representa um terço do que foi verificado no ano de 2004.

Por que desmatam a Amazônia?

Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

Como funciona o Deter?

Os dados do DETER podem incluir processos de desmatamento ocorridos em períodos anteriores ao do mês de mapeamento mas cuja detecção não fora antes possível por limitações de cobertura de nuvens. É preciso distinguir entre o tempo de ocorrência e a oportunidade de detecção que é dependente do regime de nuvens.

Qual o sinônimo da palavra deter?

Interromper, suspender, fazer cessar; parar: deter um sofrimento. Conservar em seu poder; reter: deter o avanço dos direitos.

Como monitorar desmatamento?

O Censipam desenvolveu um sistema de monitoramento do desmatamento na Amazônia chamado de SipamSAR. O sistema utiliza radares de abertura sintética (do inglês Synthetic Aperture Radar: SAR) a bordo de satélites para realizar o monitoramento da superfície terrestre.

Quem monitora o desmatamento na Amazônia?

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, faz o monitoramento da Amazônia desde 1988. As imagens são obtidas via satélite e o nível de precisão é de 95%, segundo o próprio instituto.

Qual o nome do Sistema de Detecção de desmatamento em Tempo Real na Amazônia?

O INPE também possui um programa denominado “DETER” (Detecção de Desmatamento em Tempo Real), que começou em maio de 2004 coletando dados diários a partir de imagens MODIS com resolução máxima de 250 m [10, 11].

Qual é o significado do Imazon?

Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Qual o tipo de vegetação do Cerrado?

São descritos onze tipos principais de vegetação para o bioma Cerrado, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).

Quais as causas e as consequências do desmatamento do Cerrado?

As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes.

Porque ocorre incêndio no Cerrado o que acontece depois do incêndio?

As queimadas acabam por atingir a vegetação lenhosa (árvores e arbustos), mais sensíveis à ação do fogo. A densidade desse estrato acaba diminuindo, abrindo a paisagem para espécies arbustivas.

Quanto da floresta amazônica já foi desmatado?

Até agora, cerca de 729 mil km² já foram desmatados no bioma Amazônia, o que corresponde a 17% do referido bioma. Desse total, 300.000 Km2 foram desmatados nos últimos 20 anos!

Artigo anterior
Qual é o clã do Yahiko?
Artigo seguinte
Pode congelar requeijão de corte?