O que é o sistema de livre convicção?

Perguntado por: Mário Matheus Pereira Jesus Soares  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

O sistema da íntima convicção, também conhecido como sistema da certeza moral do juiz ou da livre convicção, é aquele em que há a valoração livre da prova. Nesse sistema, não há qualquer exigência de motivação da decisão.

O que se trata o princípio do livre convencimento?

O livre convencimento do juiz reside na faculdade que possui de avaliar a prova diante da lei e do entendimento jurisprudencial cristalizado, agregando suas experiências profissionais e de vida, bem como suas convicções, mas jamais ignorando a lei, a prova dos autos e o entendimento sumulado a respeito de cada tema, ...

O que é o livre convencimento das provas no processo penal?

Entenda o princípio do livre convencimento motivo. O livre convencimento motivado expressa a liberdade do juiz atrelada à análise das provas produzidas em contraditório judicial, sendo-lhe, por isso, vedado julgar com base exclusiva nos elementos produzidos no inquérito.

O que é o sistema da íntima convicção tem aplicação no Brasil?

No ordenamento jurídico brasileiro, a regra é o sistema do livre convencimento motivado. O sistema da íntima convicção pode ser aplicado a título de exceção no âmbito do Tribunal do Júri. Dessa forma, os jurados julgam de acordo com o sistema da íntima convicção, não precisando motivar suas decisões.

O que é o princípio do livre convencimento motivado que o juiz deve aplicar as sentenças trabalhistas?

Segundo o Princípio do Livre Convencimento, o magistrado tem liberdade quando da avaliação das provas produzidas no processo desde que fundamente o porquê chegou àquele resultado. Assim dispõe Tucci (1987, p. 16):

Falando 365 - #15 (Livre) Convencimento Motivado - Mateus Costa Pereira

36 questões relacionadas encontradas

O que é o princípio da persuasão racional do juiz?

Significa que o juiz forma o seu convencimento de maneira livre, embora tenha que fundamentar suas decisões no processo.

Qual a diferença entre o princípio do livre convencimento motivado ou da persuasão racional do juiz e o da íntima convicção do jurados no Tribunal do Júri?

O livre convencimento motivado é a regra de julgamento, a ser utilizada por ocasião da decisão final, quando se fará a valoração de todo o material probatório levado aos autos. Já o sistema da íntima convicção permite ao magistrado valorar a prova de acordo com as suas concepções, sem a necessidade de motivação.

Qual o sistema de provas no Brasil?

São três os principais sistemas probatórios catalogados até então, quais sejam, sistema legal de provas (prova tarifada), sistema da intima convicção e sistema do livre convencimento motivado (persuasão racional).

Estão dispensados do dever de depor?

Estão dispensados do dever de depor, exceto: a) pai do acusado. b) irmão do acusado. c) filho adotivo do acusado.

Porque o inquérito policial tem valor probatório relativo?

Consoante Fernando Capez o valor probatório do inquérito policial é relativo, pois: O inquérito policial tem conteúdo informativo, tendo por finalidade fornecer ao Ministério Público ou ao ofendido, conforme a natureza da infração, os elementos necessários para a propositura da ação penal.

Como ocorre o livre convencimento motivado?

O princípio do livre convencimento motivado se destaca em nosso ordenamento jurídico por conta de estabelecer que o juiz deverá julgar a prova constante nos autos em concomitância com a lei e de acordo com sua convicção, ou seja, o juiz irá indicar as razões de suas convicções diante da prova demonstrada nos autos, ...

Em que consiste o sistema de avaliação da prova do livre convencimento motivado do juiz?

No CPC/73 o sistema de valoração adotado era o da persuasão racional, também conhecido pelo principio do livre convencimento motivado, no qual o juiz é livre para formar seu convencimento, dando às provas produzidas o peso que entender cabível em cada processo, não havendo uma hierarquia entre os meios de prova.

Pode rejeitar o laudo pericial?

É adotado no processo penal brasileiro o sistema liberatório, tendo o magistrado a possibilidade de aceitar ou rejeitar o laudo, não havendo necessidade de fundamentar sua decisão. O juiz pode rejeitar o laudo pericial, desde que fundamente sua decisão. O juiz não pode rejeitar o laudo pericial.

Porque era necessário acabar com o livre convencimento no novo CPC?

O sistema adotado até a vigência do novo CPC era o do livre convencimento motivado, em que o juiz podia escolher, livremente, dentro do conjunto probatório a prova que melhor lhe servisse para formar a sua convicção, fazendo com que as decisões fossem formuladas através do subjetivismo do julgador.

O que é o princípio da livre apreciação das provas?

Para ADOLF SCHÖNKE, o princípio da livre apreciação das provas é "aquele segundo o qual o Juiz é livre na valoração dos fatos que lhe foram apresentados". Esse princípio mostra-se como a materialização da confiança depositada no juiz, que por óbvio não pode mais ser visto como um inimigo da sociedade.

O que é o princípio da Disponibilidade?

Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.

Quais os fatos que não precisam ser provados?

Não dependem de prova os fatos notórios, os afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária, os admitidos no processo como incontroversos e aqueles em cujo favor milita presunção legal de existência ou de veracidade.

Qual é o artigo 185?

Art. 185. O acusado que comparecer perante a autoridade judiciária, no curso do processo penal, será qualificado e interrogado na presença de seu defensor, constituído ou nomeado.

Pode o magistrado obrigar o padre a depor em juízo sob pena de cometer o crime do art 342 do CP?

Pergunta-se: Pode o magistrado obrigar o Padre a depor em juízo, sob pena de cometer o crime do art. 342 do CP? A prova produzida em juízo nesse caso seria considerada válida? Resposta.: o magistrado não pode obrigar o padre, tendo em vista que o mesmo encontra-se descrito no rol do art.

O que é o sistema de prova tarifada?

Por esse sistema “cada prova tinha um valor preestabelecido em lei, inalterável e constante, de sorte que ao juiz não era livre a avaliação, agindo bitolado pela eficácia normativa”, segundo explica Adalberto Camargo AranhaDa prova no processo penal.

Qual a hierarquia das provas no sistema processual brasileiro?

No sistema processual brasileiro não há hierarquia de provas, não sendo possível desqualificar a prova testemunhal produzida pelo simples fato de tratar-se de prova desta modalidade.

Qual é o sistema atual de apreciação da prova no processo civil justifique?

No Código de Processo Civil que entrou em vigência nesse ano fica definido que cabe ao juiz e as partes a atuação em conjunto para que o contraditório seja garantido. A apreciação das provas deixa de estar centralizada apenas no juiz para que as partes assumam relevância tanto na produção quanto na sua apreciação.

O que vem a ser o sistema do livre convencimento motivado ou persuasão racional?

Conceitualmente, caracteriza-se o sistema do livre convencimento motivado ou persuasão racional como "aquele em que o juiz, observados os limites do sistema jurídico, pode dar a sua própria valoração à prova, sendo dever seu o de fundamentar, isto é, justificar a formação de sua convicção" [4].

Quais são os três sistemas de valoração de prova explique as diferenças entre eles e qual o adotado em nosso ordenamento jurídico *?

Passamos a analisar a relação existente entre o julgamento da causa pelo juiz natural e as provas produzidas em juízo. ... São três os sistemas que estudaremos: Sistema de íntima convicção; Sistema da prova tarifada; sistema do convencimento motivado (ou da persuasão racional do juiz).

O que é o princípio do juiz natural?

Segundo a doutrina, o princípio do juiz natural se refere à existência de juízo adequado para o julgamento de determinada demanda, conforme as regras de fixação de competência, e à proibição de juízos extraordinários ou tribunais de exceção constituídos após os fatos.

Artigo anterior
Qual é a diferencia entre o protocolo HTTP e HTTPS?
Artigo seguinte
Quando o filho morre antes do pai o neto tem direito a herança?