O que é o siscal como funciona e quando é indicado?

Perguntado por: Afonso Márcio Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

O SISCAL é caracterizado por manter os ani- mais em piquetes nas fases de reprodução, mater- nidade e creche, cercados com fios e/ou telas de arame eletrificados – através de eletrificadores de corrente alternada. As fases de crescimento e terminação (25 a 100 kg de peso vivo) ocorrem em confinamento.

O que é siscal?

O Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL) é adotado por produtores de vários países do mundo. No Brasil, existe um número considerável de produtores de suínos localizados em sua maioria na região Sul, que utilizam esse sistema de criação.

São características do Siscal?

De acordo com Dalla Costa (2001), a principal característica do SISCAL é o desempenho técnico satisfatório associado ao baixo custo de implantação e manutenção da produção em decorrência do número reduzido de edificações, mobilidade das instalações e redução no uso de medicamentos.

Quais as vantagens do Siscal?

O sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (SISCAL) tem conquistado um grande número de criadores face ao bom desempenho técnico, baixo custo de implantação e manutenção, número reduzido de edificações, facilidade na implantação e na ampliação da produção, mobilidade das instalações e redução no uso de ...

Que raça é mais recomendada para o siscal?

Ainda não foram desenvolvidas raças de suínos específicas para o Siscal. Como esse sistema visa o máximo de produtividade sem agredir o meio ambiente e com menos investimentos em construções, é necessário utilizar animais de alto padrão genético.

SUINOCULTURA: PROJETO SISCAL - Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre

18 questões relacionadas encontradas

O que deve se instalar para o refúgio dos animais no siscal?

No SISCAL existem algumas características próprias de manejo, que são essenciais para o bom desempenho do sistema. A cama (palha seca, maravalha, serragem, etc) deve ser suficiente para permitir um ambiente agradável aos leitões e à matriz, com mais ou menos 10 cm de espessura, aumentando esta nos dias mais frios.

Que quantidade de leite Um leitão mama diariamente?

O leitão mama de dez a 22 vezes por dia, e essa frequência diminui à medida que o leitão cresce, devido ao aumento da capacidade de seu estômago. Cada mamada dura de 20 a 30 segundos, durante os quais ocorre a ingestão de 20 g a 60 g de leite.

Quais as vantagens do sistema de criação de suínos siscal?

O sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (SISCAL) tem conquistado um grande número de criadores face ao bom desempenho técnico, baixo custo de implantação e manutenção, número reduzido de edificações, facilidade na implantação e na ampliação da produção, mobilidade das instalações e redução no uso de ...

O que é siscon e siscal?

No Brasil, os principais sistemas de produção intensiva de suínos, são: o Sistema Intensivo de Suínos Confinados (SISCON) e o Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), como explica o nome do sistema, em um deles os animais são criados durante toda a sua vida em confinamento e o outro, tem acesso ao ar ...

É possível a criação de suínos em pastagens?

Sim, desde que em piquetes cercados, tomando-se os devidos cuidados para a preservação do solo e proporcionando alimentação adequada, em cochos, pois a pastagem não supre as exigências nutricionais dos animais.

Quais os cincos sistemas de criação para suínos?

Sistemas de criação de suínos
  • Sistema intensivo - confinado de alta tecnologia. ...
  • Sistema intensivo - confinado tradicional. ...
  • Sistema intensivo - semiconfinado tradicional. ...
  • Sistema intensivo - confinados sobre cama (deep bedding) ...
  • Sistema intensivo - sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (siscal)

Quais são os tipos de produção na suinocultura?

Sistemas de produção

Basicamente, a criação de suínos pode ser de dois tipos: intensiva ou extensiva. Na criação intensiva, os animais são criados confinados em baias ou gaiolas, em uma área relativamente pequena, com foco na produtividade e na economia do sistema.

Como se caracteriza o sistema confinado de criação de suínos?

Sistema confinado tradicional de baixo custo e de baixa tecnologia: nem sempre a suinocultura é a atividade principal; em função da situação de mercado, o plantel é ou não reduzido; o rebanho é mantido em instalações mais simples e de custo relativamente baixo; a reposição das fêmeas é realizada, às vezes, com animais ...

O que é piquete maternidade?

Os piquetes maternidade são áreas dentro da propriedade destinada às fêmeas que estão próximo de parirem e as que estão com cabritos e cordeiros recém-nascidos ao pé.

O que é Destrompe?

O destrompe pode ser definido como sendo o ato de colocar uma argola metálica ou arame de cobre, em forma de anel, entre o tecido fibroso subcutâneo e a cartilagem do septo nasal, de maneira que a mesma fique móvel.

Qual o objetivo das granjas núcleos e granjas multiplicadoras de suínos?

O material genético para granjas de suínos pode ser dividido em AVÓS, utilizadas em granjas núcleo para melhoramento genético e expansão da linhagem, MATRIZES, utilizadas em granjas multiplicadoras, ou seja, aquelas que produzem animais para povoamento de granjas comerciais e animais híbridos, que são os utilizados em ...

O que é UPD na suinocultura?

UNIDADE PRODUTORA DE LEITÕES DESMAMADOS (UPD) – UPDs de grande ou pequeno porte com vazio sanitário por sala. Comum em integrações e cooperativas; • Necessita de mão-de-obra especializada; • Instalações adequadas.

Quais são os tipos de sistema de criação?

Categorias
  • Sistema de criação.
  • Sistema de cultivo.
  • Sistema de produção em consorciação de culturas ou policultivos.
  • Sistema de produção em monocultura.
  • Sistema de produção em sucessão de culturas.
  • Sistema de produção integrada.
  • Sistema integrado de produção.

O que é criação extensiva de suíno?

Consiste em criar os suínos sem qualquer instalação ou benfeitorias. É identificada pela permanente manutenção dos animais no campo, durante todo o processo produtivo, isto é: cobertura, gestação, aleitamento, crescimento e terminação. Os animais vivem exclusivamente na dependência da natureza.

O que é sistema siscal de produção de suínos e qual a sua importância?

A sigla SISCAL significa: Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre. Esse sistema de produção preconiza a criação de suínos em ambientes abertos em piquetes de forrageiras formadas ou em áreas arborizadas em cabanas ou abrigos.

Quais os métodos alternativos de produção intensiva de suínos?

Os sistemas de crescimento/terminação sobre cama têm sido considerados uma alternativa e comparáveis com os sistemas tradicionais de confinamento sobre piso ripado. Os galpões de aves reformados podem alojar de 500 a 1000 suínos em terminação, e são considerados sistemas “tudo dentro, tudo fora”.

Quais as fases de produção dos suínos em sistema intensivo?

Existem diferentes tipos de sistemas de produção suína, nesse post vamos explorar o sistema de criação intensivo de suínos confinados (Siscon). Normalmente esse sistema é divido em 3 segmentos: UPL (Unidade de Produção de Leitão), UC (Unidade de Creche) e UT (Unidade de Terminação).

Como dar leite para filhote de porco?

O leite pode ser fornecido aos leitões, em mamadeiras individuais, iguais às usadas para crianças, ou então, em mamadeiras coletivas, que nada mais são do que um conjunto de mamadeiras individuais. Os leitões, em pouco tempo, se acostumam ao seu uso.

Pode dar água para porco Recém-nascido?

Um leitão bebe mais ou menos um litro de água durante os primeiros dias após do deteste. A estimulação do leitão para que beba mais água ajuda a prevenir a desidratação, aumenta o consumo de alimento, melhora a digestibilidade e aumenta a produção total.

Quantos dias um porco consegue ficar sem comer?

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), há casos de animais sem alimentação há mais de 50 horas.

Artigo anterior
Para que serve o sangue da placenta?
Artigo seguinte
Como calcular a dioptria da lente?