O que é o sintoma para Freud?

Perguntado por: Guilherme Pires de Miranda  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).

Qual o conceito de sintoma?

Na literatura médica, sintoma é qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um início de doença.

Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?

Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.

O que é sintoma analítico?

Antes que se inicie a análise, o sintoma é considerado um signo (sinal): aquilo que representa alguma coisa para alguém. Quando esse sintoma se transforma em questão, ele aparece como a própria expressão da divisão do sujeito. Nesse momento, o sintoma, ao ser endereçado ao analista, é transformado em sintoma analítico.

O que Freud quer dizer quando fala da relação entre sintomas e defesas?

Desde suas primeiras publicações psicanalíticas, Freud concebia os sintomas como formações de compromisso entre as forças recalcadas e as recalcadoras ocasionadas pelo retorno das lembranças recalcadas, isto é, pelo fracasso da defesa (Freud, 1896c, p. 169-170).

O que é "sintoma" para a psicanálise? | Christian Dunker | Falando nIsso 25

38 questões relacionadas encontradas

O que é defesa para Freud?

Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

O que não vira palavra vira sintoma?

Adoecemos por aquilo que não dizemos. ?? Algumas pessoas deixam de falar e expressar seus sentimentos, escondendo o que realmente sentem de verdade, e isso pode causar problemas de relacionamento, sintomas emocionais e físicos.

O que é sintoma neurótico?

Os sintomas variam de pessoa a pessoa, mas normalmente estão ligados ao excessivo e incontrolável. Quem tem neurose pode manifestar medo frente a situações corriqueiras, preocupação constante, alterações de humor, fobias diversas, traços histéricos, medo de ir a determinados lugares, entre outros.

O que é intervenção analítica?

Trata-se de fazer escutar o que é da linguagem, escutar significantes, fazendo um precipitado, que são os significados e do qual se goza.

Como se forma o sintoma neurótico?

Para Freud, o que provocaria a formação desses sintomas, no caso de uma neurose obsessiva, é a angústia em que o eu está colocado, diante do supereu; e nesse caso, é essa hostilidade advinda do supereu que representa o perigo de que o eu tem de se proteger.

O que são sintomas transferência e resistência dentro dos conceitos da psicanálise?

A resistência e transferência em psicanálise são conceitos que sustentam a atuação do analista, dando base para a compreensão das dores no processo terapêutico. Desse modo, saber trabalhar com esses dois elementos melhora a sua forma de atender, aperfeiçoando o seu nível de excelência.

Por que o sintoma é tão resistente?

E por esta razão também, o sintoma é tão resistente: é apoiado por ambas as partes em luta.” O sintoma, portanto, é um produto transfigurado pelo impulso de satisfação inconsciente da libido e pela proteção exercida pelo recalque, mantendo o equilíbrio entre essas instâncias, até que o sofrimento que o acompanha ...

Qual é o sinônimo de sintomas?

16 sinônimos de sintoma para 3 sentidos da palavra sintoma:
  • Indício ou sinal de alguma coisa: 1 sinal, indício, indicação, mostra, traço.
  • Manifestações de uma doença: 2 fenômeno, manifestação, ocorrência.
  • Pressentimento: 3 anúncio, intuição, premonição, prenúncio, presságio, pressentimento, prognóstico, suspeita.

O que é sintomas descreva 4?

Como sintomas, podemos citar uma série de manifestações, tais como dores de cabeça, dores nas articulações, cansaço, mal-estar, fraqueza, náusea e coceira. Todas essas manifestações são sentidas pelo próprio paciente e apenas ele pode relatar o que está acontecendo.

Qual a diferença de neurótico e psicótico?

Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências.

O que é ansiedade neurótica?

A ansiedade neurótica consiste em um medo inconsciente de ser punido por obedecer a um desejo do id. Ela tem base na infância e é um conflito basicamente entre o id e o ego. A ansiedade moral é caracterizada pelo sentimento de vergonha ou culpa por querer atender aos desejos do id.

Como lidar com pessoas com comportamentos neuróticos?

O tratamento mais adequado para ajudar um paciente neurótico a lidar com esse distúrbio é a psicoterapia. A psicoterapia permite transformações profundas de personalidades e pode ser feita individualmente, em grupo, com casal, entre família e intervenção institucional.

São considerados mecanismos de defesa?

Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação. O mecanismo de defesa da racionalização é considerado maduro por envolver pouca distorção.

Quais são os principais mecanismos de defesa do ego?

Mecanismos de Defesa do Ego
  • Repressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ...
  • Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ...
  • Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ...
  • Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.

Qual o propósito do mecanismo de defesa segundo a psicanálise?

Em outras palavras, os mecanismos de defesa são as estratégias do ego, de forma não consciente, para proteger a personalidade contra o que ela considera ameaça. ... Esses mecanismos são diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade é afastar o evento que gera sofrimento da percepção consciente.

Qual a importância do mecanismo de defesa?

Os mecanismos de defesa foram observados pela primeira vez por Sigmund Freud, o famoso fundador da psicanálise. ... Todos nós usamos esses mecanismos subconscientemente para afastar e nos proteger de sentimentos ou pensamentos negativos — como ansiedade ou culpa.

O que é a resistência na análise?

O conceito de Resistência

Neste aspecto, Zimerman (1999) cita que: “a resistência do analisando é conceituada como resultante de forças, dentro dele, que se opõe ao analista, ou aos processos e procedimentos da análise; obstaculizando a livre associação de ideias e até o próprio desejo de mudar”.

Qual a importância da resistência no processo de análise?

A resistência e transferência em psicanálise são conceitos que sustentam a atuação do analista, dando base para a compreensão das dores no processo terapêutico. Desse modo, saber trabalhar com esses dois elementos melhora a sua forma de atender, aperfeiçoando o seu nível de excelência.

O que é análise de resistência?

A análise de suporte e de resistência é uma parte importante do estudo das tendências, porque ela pode ser usada para tomar decisões de investimento e identificar a inversão de uma tendência.

Artigo anterior
O que comer para diminuir a gordura no sangue?
Artigo seguinte
O que quer dizer unidade de exercício?