O que é o registro de um imóvel?

Perguntado por: Filipe Hugo Baptista Coelho Figueiredo  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

No Cartório, será feito o registro na Matrícula do Imóvel. Esse registro é uma numeração que detalha o histórico completo daquele bem, incluindo os proprietários anteriores. Normalmente, o prazo para a confecção do registro é de 30 dias após a regularização da escritura.

O que significa Registro de imóvel?

Registro do imóvel, em geral, é um sinônimo para o contrato ou a escritura ao realizar uma compra de imóvel. Porém pela legislação do nosso país, a escritura é apenas uma parte do processo de aquisição e não o seu verdadeiro final.

Qual é a diferença entre escritura e registro de imóveis?

Enquanto a escritura de um imóvel oficializa sua propriedade, a matrícula confere publicidade à propriedade, ou seja: torna a informação pública e acessível para a sociedade. O documento que dá direito à propriedade é a escritura de compra e venda emitida pelo cartório local.

Qual é a diferença entre registro e escritura?

Deu para ver qual é a diferença entre escritura e registro: o primeiro declara publicamente o negócio que está sendo feito, mas o comprador ainda não é o dono; já com o segundo documento em mãos, a posse é definida oficialmente!

Como é o registro de um imóvel?

O registro do negócio na matrícula do imóvel (aquele documento que registra todos os eventos e mudanças ocorridas em torno de sua propriedade ou posse) é feito no respectivo Cartório de Imóveis, sendo o principal instrumento apto a comprovar juridicamente que quem é o dono de um bem imóvel.

O que é um Registro de Imóveis? | Canal Cartório

44 questões relacionadas encontradas

Como verificar o registro de um imóvel?

De antemão, é necessário dizer que existem duas maneiras para consultar a matrícula de imóvel. Uma delas é comparecer a um Cartório de Registro de Imóveis (CRI) e a segunda é pela plataforma online, eRIDFT – Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico.

Quanto custa o registro de um imóvel?

Registro: A taxa de registro é cobrada diretamente pelo Cartório de Registro de Imóveis e também pode variar de acordo com as leis de cada estado. Em média, custa aproximadamente 1% do valor venal do imóvel. Portanto, para um imóvel com valor de R$ 300 mil, você deverá pagar em média 3 mil reais pela taxa de registro.

O que vem primeiro o registro ou a escritura?

A posse só é reconhecida de maneira definitiva com o registro. Por isso, em um processo de compra e venda, é necessário elaborar primeiro a escritura e depois o registro. De posse da escritura do seu imóvel, você deve ir ao Cartório de Registro de Imóveis para solicitar a atualização da matrícula.

O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?

Escritura e registro do imóvel

Afinal, é nesse documento que consta a descrição da edificação e o preço acordado entre as partes negociantes. O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.

O que acontece se eu não registrar a escritura?

Pela imprudência de não registrar a escritura o comprador poderá perder o imóvel. Considerando a hipótese de existir uma penhora sobre o imóvel, este fato não inviabiliza a venda da unidade, nem o registro da escritura de compra e venda.

O que vale mais escritura ou matrícula?

Ao conferir a matrícula, o comprador pode se certificar de que a propriedade não passa por nenhuma ação de doação ou hipoteca. Por sua vez, a escritura deve ser feita com a maior riqueza de detalhes possível para que nem o comprador nem o vendedor saiam prejudicados na negociação.

Qual é o prazo para registrar um imóvel?

A regra geral do prazo para os registros e averbações perante o Cartório de Imóveis é de 30 (trinta) dias a contar da data do protocolo do título. Art. 188 – Protocolizado o título, proceder-se-á ao registro, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, salvo nos casos previstos nos artigos seguintes.

Porque tenho que registrar um imóvel?

Pelo fato de o registro de imóvel ser a única forma reconhecida por lei que determina a propriedade de um imóvel, caso você não registre a escritura de compra e venda, corre o risco de perder o imóvel.

Quem faz o registro do imóvel?

O registro do imóvel só pode ser feito no próprio Cartório de Registro de Imóveis, onde todos os registros de imóveis de determinada região ficam armazenados. O prazo para a confecção do registro de imóvel é de 30 dias a contar da regularização da escritura.

Qual o procedimento para registrar um imóvel?

Quais são os 9 passos sobre como tirar escritura de imóvel?
  1. Saiba onde fazer. ...
  2. Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
  3. Verifique as certidões negativas. ...
  4. Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
  5. Espere a análise do tabelião. ...
  6. Compareça ao cartório. ...
  7. Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis.

Como registrar um imóvel pela primeira vez?

Para registrar um imóvel deve haver formalização da intermediação do imóvel com a escritura pública de compra e venda. Deverá ir ao cartório de notas aonde um tabelião ou notário irá registrar o seu imóvel.

O que precisa para registrar uma escritura de imóvel?

Documentos necessários para o registro de imóvel
  1. Escritura ou contrato de financiamento;
  2. RG;
  3. CPF;
  4. Certidão de casamento;
  5. IPTU (sem débitos);
  6. Matrículas atualizadas,
  7. Certidão vintenária.

Quanto custa ITBI e registro de imóvel?

ITBI e Registro de Imóvel

Esse procedimento é feito pelo Cartório de Registro de Imóveis. As duas cobranças juntas equivalem de 4% a 5% do valor total do apartamento.

Qual o valor da taxa de registro de imóvel no cartório SP?

Em São Paulo, corresponde a 3% do valor venal do imóvel ou do valor da compra e venda. Lembrando que o valor venal é diferente do valor negociado na compra e representa o preço estimado pela Prefeitura, baseado em informação da Certidão de Valor venal, obtida no site.

Como consultar Registro de imóvel grátis?

Precisa somente entrar no site nacional, do registro de imóveis, clicar em pesquisa de bens, informar o estado, onde se pretende fazer a busca.

Como consultar matrícula de imóvel pela internet grátis?

acesse o site da Central das Certidões; clique em “pedir certidão”; preencha os dados solicitados, informando o tipo de documento desejado (neste caso, a matrícula de imóvel atualizada);

Como saber a situação do imóvel pelo CPF?

Caso você precise saber os bens imóveis e outros direitos reais ligados a um CPF ou CNPJ, você pode obter as informações por meio do serviço “Pesquisa de Bens” ou “Certidão Negativa de Bens”, oferecido pelos Cartórios de Registro de Imóveis dos Estados.

Porque registrar a escritura?

Por fim, entende-se que só o registro da escritura concede a propriedade definitiva ao comprador, sendo imprescindível, após a lavratura, requerê-lo. Caso o registro não tenha sido feito, você terá apenas a posse e o uso do imóvel, ou seja, estará morando em um imóvel que não é oficialmente seu.

Quem não registra não é dono do imóvel?

Significa dizer que a propriedade de bens imóveis somente se transfere após o registro em cartório de registro de imóveis, do título em nome do novo dono.

Artigo anterior
Como se habilitar em processo no esaj SP?
Artigo seguinte
O que significa iPhone XS?