O que é o raciocínio em filosofia?

Perguntado por: André Sá de Rodrigues  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

O raciocínio é um processo lógico que mostra a coerência interna de um discurso. A lógica é um tema da filosofia que valoriza a lógica interna de um raciocínio filosófico, ou seja, mede o critério de verdade e certeza em um discurso.

Como surge o raciocínio filosófico?

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

O que é raciocinar segundo a lógica?

Raciocinar ou argumentar é um ato característico da inteligência humana. Trata-se de um tipo de operação discursiva do pensamento que consiste em encadear premissas para deles extrair uma conclusão (veja Introdução à Lógica e Argumento).

Quais são os tipos de raciocínio?

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio Lógico
  • Dedução corresponde a determinar a conclusão. ...
  • Indução é determinar a regra. ...
  • Abdução significa determinar a premissa.

Qual a Importância do raciocínio lógico para a filosofia?

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

Introdução ao Raciocínio: Vídeo-Aula de Filosofia

23 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da lógica na vida humana?

Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.

Qual a importância da lógica na nossa vida?

A lógica está presente em nossa vida sempre que pensamos, falamos e escrevemos, pois, para realizar essas ações, necessitamos que os pensamentos estejam ordenados de modo a alcançar o resultado esperado. ... O estudo da lógica é necessário a todos, pois no dia a dia estamos constantemente argumentando.

O que é raciocínio e quais são suas principais formas?

O que é o raciocínio:

É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo. Um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão. Um raciocínio pode ser classificado como um pensamento, cálculo, deliberação ou dedução.

Qual a diferença de raciocínio dedutivo e indutivo?

O método dedutivo normalmente se contrasta com o método que utiliza a indução como ferramente principal de análise. Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é raciocínio indutivo exemplos?

O método indutivo, raciocínio indutivo ou simplesmente indução, é um tipo de argumento utilizado em diversas áreas do conhecimento. Esse método tem o intuito de chegar a uma conclusão. O método indutivo tem como ponto de partida a observação para, daí, elaborar uma teoria.

Quais são os três princípios básicos da lógica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Qual é a diferença que existe entre pensar e raciocinar?

Diferenças entre Pensando e Raciocínio

Pensamento e raciocínio são dois processos mentais diferentes. Pensar encapsula uma grande arena da produção de pensamento que pode ser consciente ou inconsciente. Pelo contrário, o raciocínio é limitado à produção de pensamento consciente mental, com a utilização de lógica.

Qual o sinônimo de raciocínio?

2 critério, senso, juízo, discernimento, lógica, racionalidade, razão.

Quando e como surgiu a filosofia?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

Como surgiu a teoria do conhecimento?

Enquanto tema filosófico, a teoria do conhecimento surgiu nos escritos de Platão, que se questionava sobre a forma de obter o conhecimento verdadeiro. Ele foi seguido por Aristóteles, Agostinho e diversos outros filósofos que seguiram a linha metafísica da teoria do conhecimento.

Quais as 3 características do pensamento filosófico?

Características do conhecimento filosófico

Crítico: todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração; Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.

Qual é a diferença entre indução e dedução?

A dedução é um processo de raciocínio lógico que parte de uma certeza para a interpretação de dados ou fatos (da causa para os efeitos). Já a indução é o processo inverso, parte-se de dados ou fatos semelhantes para a definição de uma certeza comum (dos efeitos para as causas).

O que é método indutivo é dedutivo exemplos?

Método Dedutivo e Indutivo

Método dedutivo: esse argumento é feito do maior para o menor, ou seja, de uma premissa geral em direção a outra, particular ou singular. ... Método indutivo: esse raciocínio vai do menor ao maior ou de uma premissa singular ou particular para outra, geral.

O que é método dedutivo exemplo?

O método de dedutivo é o processo de raciocinar a partir de premissas para alcançar uma conclusão logicamente correta, em um ou mais argumentos. ... O clássico exemplo que conclui acerca da mortalidade de Sócrates, baseando-se nas premissas que afirmam que ele é mortal e que todos os homens são mortais: Todo homem é mortal.

O que é raciocínio para a psicologia?

Em Psicologia, o termo raciocínio tem o mesmo sentido de pensar, portanto, raciocínio = pensamento. ... Trata-se, nesse caso, de "pensamentos" sem significação, desprovidos de lógica e de qualquer utilidade.

Qual o objetivo do raciocínio *?

O raciocínio lógico é essencial para toda criança, pois ajuda a conquistar melhores rendimentos na escola e no processo de ensino e aprendizagem como um todo. A competência é bastante útil para a reflexão e tomada de decisão na vida adulta, tornando o pequeno mais consciente da realidade e do mundo que o cerca.

O que é linha de raciocínio?

Uma LINHA DE RACIOCÍNIO pode ser facilmente descrita por COMEÇO-MEIO-FIM, no sentido de que deve haver uma característica de percepção de tempo (cronologia), mas isso é limitado em termos de COMO fazer para se obter isso. Um modo de se pensar a LINHA DE RACIOCÍNIO é construir um ARGUMENTO.

Como e onde se aplica a lógica?

Em filosofia, o estudo da lógica aplica-se na maioria dos seus principais ramos: metafísica, ontologia, epistemologia e ética. Na matemática, estudam-se as formas válidas de inferência de uma linguagem formal. ... Por fim, a lógica também é estudada na teoria da argumentação.

Como a lógica pode ajudar uma pessoa a viver uma vida melhor?

Desenvolver o raciocínio lógico garante melhores desempenhos e fortalece saúde mental. ... Atividades que estimulam o raciocínio lógico provocam aumento do fluxo sanguíneo e de correntes elétricas no cérebro, além de incentivarem a produção de neurotransmissores.

Qual o sinônimo da palavra lógica?

11 sinônimos de lógica para 1 sentido da palavra lógica: Raciocínio coerente: 1 coerência, congruência, fundamento, sentido, nexo, racionalidade, razão, raciocínio, método, logicidade, dialética.

Artigo anterior
O que as plantas precisam para?
Artigo seguinte
O que motivou os militares a defender a República no Brasil?