O que é o que é bifum?

Perguntado por: Vicente Kevin Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

Bifum: o sabor do oriente em receitas do ocidente
O bifum é o macarrão de arroz oriental, muito usado na culinária chinesa. Com sabor neutro, ele cai bem com carnes, frangos e peixes e pode ser temperado para agradar qualquer paladar.

O que é feito o bifum?

Tradicional em diversos países asiáticos, o bifum é feito basicamente de arroz e água, o que o torna uma boa alternativa para os veganos, já que não possui ingredientes de origem animal. O macarrão tradicional leva farinha de trigo refinada e água, mas algumas marcas usam ovos.

Para que serve bifum?

Como é feito de arroz, o bifum não tem glúten, o que auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo. Além disso, ele também atua no controle do diabetes, já que possui baixo índice glicêmico. E ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo assim uma opção bem menos calórica.

Qual a origem do bifum?

O macarrão de arroz, também conhecido como “bifum”, assim como todos os outros tipos de macarrão, tem origem chinesa, mas diferente dos demais, não se popularizou como italiano.

Quanto custa o bifum?

Macarrão Oriental sem Glúten Bifum 200g

R$ 6,35 un.

Bifum, o que é?

41 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do macarrão de arroz?

De origem chinesa, o macarrão de arroz é rico em benefícios à saúde. Valéria Goulart explica que esse tipo de massa não tem gorduras saturadas e conta com menor índice glicêmico que o macarrão de trigo. Além disso, não tem glúten e é ideal para quem quer manter o peso ou emagrecer, garante a especialista.

Porque japonês come arroz e não engorda?

Em todos esses alimentos, o arroz está presente, mas assim como caldo de osso, carne fresca, repolho fermentado, miúdos, e legumes. A presença do arroz não engorda porque ela não invalida ou elimina a presença de todos os outros nutrientes.

Qual o melhor macarrão para a saúde?

"O macarrão integral chega a ter três vezes mais fibras do que o macarrão convencional. Na prática, isso significa que ele é absorvido mais lentamente pelo organismo, o que promove maior saciedade e fornece, além das fibras, micronutrientes como vitaminas e sais minerais", afirma a especialista.

Como hidratar o bifum?

Para prepará-lo, esquente uma panela com água até começar a levantar fervura, mergulhe o bifum por 2 minutos apenas para amolecer a massa, e escorra a água logo em seguida. Depois, mergulhe o macarrão em um recipiente com água gelada por 1 minuto para interromper o cozimento.

Qual macarrão menos Calorico?

O macarrão integral apresenta uma quantidade levemente menor de calorias em relação ao macarrão tradicional, mas traz mais benefícios para quem está de olho na saúde e boa forma.

É verdade que macarrão engorda?

Macarrão engorda? Não necessariamente. Segundo Renata, se o carboidrato for consumido de forma moderada, principalmente em dietas de baixo índice glicêmico, dificilmente a pessoa vai engordar apenas por consumir a massa.

O que é macarrão de konjac?

​A konjac é uma planta cultivada originalmente no Japão. Como a batata, possui um volumoso tubérculo rico em glucomannan. Esta substância tem a capacidade de absorver cem vezes o seu peso em água e, portanto forma um gel no estômago, que age como inibidor do apetite.

O que engorda mais o arroz ou o macarrão?

Não há mais dúvidas: o macarrão engorda menos do que o arroz branco. Além disso, os benefícios do alimento superam os do grão e do pão. Isso porque o macarrão tem baixo nível glicêmico. Dessa forma, leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade.

Qual o melhor tipo de macarrão?

O macarrão de grano duro é a melhor aposta para quem prefere a massa al dente. Os produtos tradicionais são feitos com uma espécie de trigo chamada Triticum aestivum ou trigo comum, que é utilizada em vários tipos de alimentos à base da farinha desse grão, como pães bolos e biscoitos.

Qual é a melhor marca de macarrão?

Quais as melhores marcas de macarrão?
  • #1ª colocação: Adria e Barilla. ...
  • #2ª colocação: Renata e Galo. ...
  • #3ª colocação: Petybon. ...
  • #4ª colocação: Urbano. ...
  • #5ª colocação: Romanha. ...
  • #6ª colocação: Basilar. ...
  • #7ª colocação: Vitarella.

Qual macarrão escolher?

Tipos de macarrão e os molhos mais adequados
  • - Espaguete e linguine: O ideal são molhos mais líquidos, encorpados, porém não tão cremosos. ...
  • - Fusili e penne: São massas curtas, com curvas e buracos. ...
  • - Ravioli e conchiglione: São massas recheadas, boas para gratinar ou servir em sopas.

Porque os asiáticos comem tanto arroz?

Por um longo tempo, o arroz branco foi artigo de luxo para os japoneses. Seu plantio exige terra rica em nutrientes e, em regiões montanhosas ou muito frias, as pessoas comuns comiam outros cereais, como soba (trigo sarraceno), hie (um tipo de grão) e awa (painço). O arroz era comida de dia de festa.

Qual é a diferença entre o arroz normal para o arroz japonês?

O arroz japonês é mais arredondado que o nosso agulhinha. Em termos de textura, ele também se destaca: acredite, o arroz japonês deve ter liga e ficar soltinho ao mesmo tempo. Ele é tradicionalmente cozido sem sal ou temperos e deve ficar úmido, mais grudadinho, enquanto os brasileiros preferem um arroz bem solto.

Por que as japonesas não engordam?

Não é segredo porque não é secreto. E sabe-se lá se é de fato milenar. Importa que, de fato, os japoneses em geral parecem ter uma habilidade especial de não engordar mesmo sem precisar recorrer a produtos light, diet, barrinha de cereral, dieta da sopa, da lua, da proteína e sei lá o quê.

Quem trouxe o yakisoba para o Brasil?

No Brasil. É um dos pratos mais tradicionais do Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Qual a diferença do yakisoba chinês e japonês?

Estava pronto o “Yakisoba japonês”, que foi batizado de “sauce Yakisoba”. Grosso modo, o Yakisoba mais conhecido é o chinês, que leva legumes e carnes no molho, com o macarrão bem frito, e é conhecido como “ankake Yakisoba”, seguido do Yakisoba japonês, com molho inglês, e mais seco, que é o “sauce Yakisoba”.

Tem yakisoba na China?

Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses.

Qual é o país de origem do macarrão?

A origem do macarrão é incerta, mas o que se pode afirmar é que vem da antiguidade. Uma das primeiras referências sobre uma pasta cozida à base de cereais e água remete aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 a.C.

Qual o país que inventou o macarrão?

Ninguém sabe dizer quem inventou a primeira forma de macarrão. Podem ter sido os babilônios ou os assírios, por volta de 2500 a.C., ou os chineses, um pouco depois. Arqueólogos já encontraram na China vestígios desse alimento com quase 4 mil anos de idade.

Artigo anterior
O que é uma externalidade negativa?
Artigo seguinte
Qual é a importância do consumo sustentável?