O que é o protocolo Portage?
Perguntado por: Violeta Marques | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)
O Inventário Portage Operacionalizado é um protocolo multiprofissional que permite avaliar crianças de 0 a 6 anos em relação a 5 áreas: motricidade, autocuidado, sociabilidade, cognição e linguagem. É possível utilizá-lo também para treino de pais e na elaboração de grades curriculares pedagógicas.
O que é o guia Portage?
O Guia Portage consiste em uma listagem de 580 comportamentos de crianças de 0 a 6 anos para as áreas de Desenvolvimento Motor, Linguagem, Cognição, Socialização, Autocuidados e uma área específica para bebês de 0-4 meses denominada de Estimulação Infantil.
Qual o objetivo da escala Portage?
O Inventário Operacionalizado Portage é um instrumento para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil em crianças de 0 a 6 anos de idade. Pode ser aplicada para constatação e acompanhamento de qualquer deficiência intelectual e não somente para o TEA – Transtorno do Espectro Autista.
Como aplicar o protocolo Portage?
As atividades devem ser preferencialmente agradáveis e a aplicação não deve durar mais do que 30 minutos, para evitar que a criança se canse. Caso não tenham estímulos e brinquedos necessários na casa e/ou escola da criança, os aplicadores podem levar os objetos no dia da aplicação.
Qual é o objetivo da escala Portage é porque ela é usada na avaliação clínica de crianças?
O Inventário Portage consiste em uma lista de 580 comportamentos de crianças de 0 a 6 anos e se propõe a avaliar o desenvolvimento motor, linguagem, cognição, socialização e autocuidados. Conta ainda com uma área específica para bebês de 0-4 meses chamada de Estimulação Infantil.
Inventário Portage Operacionalizado
O que a escala de Denver avalia?
O Denver II é o teste de rastreamento de risco de desenvolvimento infantil mais utilizado no Brasil, sendo empregado também em diversos países 8,9. Este instrumento inclui avaliação de comportamento social e pessoal, linguagem e habilidades motoras preconizadas como típicas do desenvolvimento.
Para que servem as escalas de Denver?
O Teste de Denver é uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM).
Quem pode aplicar o Denver?
Pode ser utilizado por diversos profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, médicos e fonoaudiólogos.
Como se mede o grau de autismo?
Como é feito o diagnóstico de autismo? Não há um teste para diagnosticar o TEA. O diagnóstico é feito pela avaliação comportamental da criança e conversas com pais e cuidadores. A intervenção precoce está associada a efeitos positivos de longo prazo, portanto o diagnóstico precoce favorece o desenvolvimento da criança.
O que é a escala cars?
CARS é a sigla para Childhood Autism Rating Scale ou Escala de Avaliação do Autismo na Infância. Trata-se de uma escala com 15 itens que auxiliam o diagnóstico e identificação de crianças com autismo, além de ser sensível na distinção entre o autismo e outros atrasos no desenvolvimento.
Quem criou o Portage?
A intervenção baseou-se no Guia Portage de Educação Pré-escolar desenvolvido nos Estados Unidos, na cidade de Portage, Wisconsin, cujos autores originais foram Bluma, Shearer, Frohman & Hilliard, 1978.
Como saber se tenho algum grau de autismo?
- Relacionamento interpessoal afetado;
- Riso inapropriado;
- Não olhar nos olhos;
- Frieza emocional;
- Poucas demonstrações de dor;
- Gostar de brincar sempre com o mesmo brinquedo ou objeto;
O que é autismo nível 1?
Nível 1 — Autismo leve
As pessoas que se enquadram no nível 1 de TEA podem ter dificuldades em situações sociais, comportamentos restritivos e repetitivos, mas requerem apenas um suporte mínimo para ajudá-las em suas atividades do dia a dia.
O que é autismo grau leve?
Muitas pessoas utilizam o termo autismo leve , para se referir a pessoas que se enquadram no Transtorno do Espectro do Autismo, mas têm capacidade de realizar atividades diárias, manter uma conversa normalmente, ler e escrever, além de outras atividades. Mas é importante frisar que autismo leve não existe.
Como aplicar o teste de Denver?
Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos. O formulário possui os itens organizados por área de desenvolvimento.
Quem pode aplicar o método ABA?
Terapeutas ocupacionais, Fonoaudiólogos, Professores, Educadores físicos, são exemplos de profissionais que atuam em equipes multidisciplinares ligadas ao TEA que podem se beneficiar de um treinamento ABA e se tornar um aplicador da terapia.
Quem pode usar o método ABA?
Perguntas do método ABA
O método ABA pode ser aplicado em pessoas diagnosticadas com autismo na infância, adolescência ou fase adulta. O terapeuta, portanto, antes de iniciá-lo, precisa responder às seguintes perguntas para formular um tratamento de acordo com a demanda: como este comportamento funciona?
Como interpretar M chat?
Se a pontuação do M-CHAT-R/F continuar a ser igual ou superior a 2, a criança pontua positivo na triagem. Medidas necessárias: encaminhar a criança para avaliação diagnóstica e para avaliação da necessidade de intervenção. Se a pontuação da Entrevista de Seguimento for 0-1, a criança pontua negativo.
O que é autismo nível 2?
Autismo moderado/nível 2
Têm muito pouca iniciativa para interagir. Alguns podem necessitar ser literalmente levados e mantidos na situação de interação. Sua resposta pode ser reduzida ou muito diferente do usual, ou eles podem se manter apenas ouvindo.
O que é autismo tipo 2?
No autismo nível 2, as crianças podem ter um nível um pouco mais grave de deficiência nas relações sociais e na comunicação verbal e não verbal. Além disso, são mais inflexíveis. Podem também ter comportamentos repetitivos e dificuldade com mudança.
Quais são os 4 tipos de autismo?
- Síndrome de Asperger. Esse é um dos tipos de autismo mais leves. ...
- Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. ...
- Transtorno Autista. ...
- Transtorno Desintegrativo da Infância.
É possível ter autismo e não saber?
O autismo em adultos pode parecer improvável, mas é bastante possível que as pessoas cheguem à fase adulta e não saibam que convivem há anos com o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Isso se deve ao fato de esses indivíduos não manifestarem características moderadas ou severas do distúrbio.
Como saber se você tem algum grau de autismo adulto?
Nos adultos os sintomas mais significativos são nas seguintes áreas: Interação, apresenta dificuldade para compreender regras sociais subliminares, manter contato visual, entender expressões faciais que não são óbvias, dar continuidade a um diálogo e entender metáforas, ironias e piadas.
Qual o grau mais leve do autismo?
Nível 1 (autismo leve): alguém neste nível tem problemas para iniciar interações e mostra menor interesse nos relacionamentos. O comportamento inflexível leva a dificuldades nas atividades cotidianas. Nível 2 (autismo moderado): neste nível, as pessoas têm dificuldade acentuada com a comunicação verbal e não verbal.
Qual era o calcanhar de Aquiles?
Como pode ser definido o conhecimento científico?