O que é o promitente comprador?

Perguntado por: Igor Álvaro Santos Nascimento Loureiro  |  Última atualização: 21. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

“O direito do promitente comprador consiste a promessa irretratável de compra e venda em um contrato pelo qual o promitente vendedor se obriga a vender ao compromissário comprador determinado imóvel, pelo preço, condições e modos convencionados, outorgando-lhe a escritura definitiva quando houver o adimplemento da ...

O que é o promitente?

substantivo masculino e feminino Indivíduo que faz uma promessa a outra pessoa; promissor. adjetivo [Jurídico] Que faz promessa a outra pessoa. Direito Promitente. Num compromisso ou numa promessa de compra e venda, a pessoa que aluga o bem imóvel ao comprador, ao compromissário comprador.

O que é promitente e Promissario?

Promitente é a pessoa que faz a promessa, comprometendo-se com outra pessoa de cumpri-la, qual seja, o promissário, que a pessoa que se beneficia com a promessa.

O que é proeminente vendedor?

A promessa de compra e venda é espécie de contrato através qual uma pessoa, física ou jurídica, denominada promitente ou compromitente vendedora, se obriga a vender a outra, denominada promissária ou compromissária (ou promitente) compradora, bem imóvel por preço, condições e modos pactuados.

Qual o prazo para o promitente comprador exigir a adjudicação do imóvel?

177, do Código Civil de 1916 - aplicável à hipótese dos autos - é de 20 anos o prazo de prescrição da ação de adjudicação compulsória, que é ação pessoal.

Direito do Promitente Comprador (Direitos Reais) - Resumo Completo

42 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para ação de adjudicação compulsória?

O pedido de adjudicação compulsória, por se tratar de exercício de direito potestativo para obtenção de uma tutela jurisdicional de natureza constitutiva, não se sujeita a prazo prescricional.

Quando posso entrar com adjudicação compulsória?

Após formado o direito real, seu titular poderá exigir a outorga da escritura definitiva. Finalmente, se a escritura não for outorgada, é a hora de entrar com uma ação de adjudicação compulsória, que vai garantir ao titular do direito real a passagem do bem imóvel para seu nome.

Quem é promitente vendedor?

475-I, 461 e 461-A do Código de Processo Civil. Ultrapassada a clareza inicial decorrente da previsão contratual da obrigação de o promitente comprador receber a escritura, indaga-se a mesma possibilidade diante da ausência de previsão neste sentido no pacto entre as partes.

Qual a diferença entre promitente comprador e comprador?

Esse contrato se trata de um compromisso entre o vendedor (compromitente ou promitente) e o comprador (compromissário ou promissário) que resolvem se compromissar de que, após findo o momento de dificuldade burocrática (ex: falta de regularização municipal e/ou cartorária), o vendedor transferirá a propriedade do bem, ...

Que entre si fazem como promitentes vendedores?

Os promitentes vendedores declaram que não possuem débito trabalhista ou previdenciário nenhum relativo ao imóvel ora negociado ou à atividade econômica nele exercida, e não há transferência de nenhum empregado dos promitentes vendedores para o promissário comprador.

O que é ser Compromissario?

Significado de Compromissário

substantivo masculino Pessoa que recebeu um compromisso, assumiu uma obrigação; quem está obrigado a algo por compromisso. A quem se faz uma promessa ou compromisso assumido de compra e venda. adjetivo Diz-se dessa pessoa; relacionado com compromisso. Ver também: compromitente.

Como deve ser um contrato de promessa de compra e venda?

É necessário que o promitente comprador tenha direito real sobre o imóvel, devendo registrar o contrato de promessa de compra e venda em cartório. Desse modo, garantindo a obrigação futura de que seja transferida a propriedade do bem imóvel ao promitente comprador, mediante pagamento integral do valor da coisa.

O que é um contrato de compra e venda?

CONTRATO DE COMPRA E VENDA. O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

O que significa a Anticrese?

Anticrese - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É um direito real de garantia estabelecido em favor do credor e com a finalidade de compensar a dívida do devedor, por meio do qual este entrega os frutos e rendimentos provenientes do imóvel.

Qual é o significado da palavra Arras?

Palavra utilizada somente no plural, que significa uma garantia ou um sinal de um contrato como, por exemplo, o penhor. O termo arras possui duas espécies, confirmatórias e penitenciárias. As arras confirmatórias têm a função essencial de confirmar o contrato, tornando-o obrigatório após a entrega do sinal.

É considerado direito real?

1.225, do Código Civil, que "são direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese; XI - a concessão de uso especial para fins de moraria; XII - a ...

Quais as principais diferenças entre o compromisso de compra e venda registrado e não registrado na matrícula do imóvel?

Uma outra diferença é sobre o registro de tal contrato, o compromisso de compra e venda pode ser registrado na matrícula e então passará a existir o direito real de aquisição. Já a promessa de compra e venda não é passível de criar tal direito real, conforme dispõe o artigo 1.417 do Código Civil.

O que é escritura definitiva de compra e venda?

Escritura pública definitiva de compra e venda (vinculada à escritura de promessa) É a escritura pública em definitivo que oficializa o acordo de compra. Quitado o preço na escritura de promessa de compra e venda, o vendedor é obrigado a transferir o imóvel para o nome do comprador por essa escritura.

O que é contrato particular de compromisso de compra e venda?

O compromisso de compra e venda faz jus ao nome, afinal é um documento redigido com o objetivo de firmar uma negociação formal entre as partes envolvidas no negócio. ... No documento, são descritos todos os detalhes da compra e da venda, com informações sobre valores, formas de pagamento, etc.

É possível a venda ou a promessa de venda de imóvel não registrado?

Nos contratos de compra e venda de imóveis, a falta de registro da incorporação imobiliária não compromete os direitos transferidos ao promissário comprador, os quais podem ter efeitos perante terceiros.

Quais os requisitos para ingressar com ação de adjudicação compulsória?

A lei traz os seguintes requisitos para a ação de adjudicação compulsória:
  • a) A existência de uma promessa de compra e venda;
  • b) Inexistência de previsão do direito de arrependimento; e.
  • c) Registro da promessa de compra e venda no Registro de Imóveis.

É possível adjudicação compulsória de veículo?

AUSÊNCIA DOS REQUISITOS DO ART. 1.418 DO CCB. 1. A adjudicação compulsória é o remédio jurídico posto à disposição de quem, munido de um contrato de promessa de compra e venda, não logra êxito em obter a escritura definitiva do bem pela recusa dos compromitentes compradores em fornecê-la.

O que é uma ação de adjudicação compulsória?

A ação de adjudicação compulsória é voltada a executar a transferência obrigatória de um bem imóvel, desde que cumpridas certas condições. Na sentença da ação, é obtida a carta de adjudicação, que substitui a lavratura de uma escritura definitiva do bem em questão.

Qual o foro competente para ação de adjudicação compulsória?

O Foro competente para o ajuizamento da ação de adjudicação compulsória, de regra, é o foro onde se encontra localizado o imóvel. ... O comprador que registrou o compromisso de compra e venda no cartório de imóveis tem direito real de adjudicação.

Artigo anterior
Quantos continentes se fala espanhol?
Artigo seguinte
Qual é o aplicativo mais usado 2021?