O que é o projeto de lei 6.299 2002?

Perguntado por: Paulo Wilson de Soares  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

O projeto de lei6.299, de 2002, originário do Senado Federal e cujo autor foi o Senador Blairo Maggi, propõe, por meio de alterações na Lei nº 7.802, de 1989, modificar o sistema de registro de agrotóxicos, seus componentes e afins.

O que é a lei dos agrotóxicos?

De forma geral, a lei dos agrotóxicos (lei 7802/89) estabelece todas as regras para produção, comércio e uso de defensivos agrícolas no território nacional.

O que mudou na nova lei dos agrotóxicos?

Na nova versão, a vedação da importação e produção de agrotóxicos restringe-se ao termo generalista de "riscos inaceitáveis". Atualmente, a lei define a proibição para agrotóxicos que revelem características teratogênicas, carcinogênicas, mutagênicas e causem distúrbios hormonais e danos ao aparelho reprodutor.

Como está a tramitação da PL 6299 02?

Atualmente qualquer pedido feito aos órgãos registrantes de pesticidas precisam ser protocolados em papel. O PL 6299/02 vai deixar todo o processo de aprovação de defensivos agrícolas mais ágil e transparente, onde qualquer pessoa poderá acompanhar o andamento de um processo.

Qual a função dos defensivos agrícolas?

Defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados no controle de seres vivos considerados nocivos ao homem, sua criação e suas plantações. São também conhecidos por agrotóxicos, pesticidas, praguicidas ou produtos fitossanitários.

Galo Explica: Consequência do projeto de Lei 6.299/2002, para saúde humana

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os defensivos agrícolas?

Na agricultura moderna existem diferente tipos de defensivos agrícolas que cumpre um papel indispensável no meio agrícola.
...
Dessa forma, eles são categorizados em:
  • Fungicidas;
  • Inseticidas;
  • Herbicidas.
  • Bactericidas;
  • Acaricidas.

Como funcionam os agrotóxicos?

Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

Quantos agrotóxicos foram liberados em 2021?

Dos 562 agrotóxicos liberados em 2021, 33 são inéditos (5,9%) — químicos ou biológicos — e 529 são genéricos (94,1%), ou seja, são "cópias" de matérias-primas inéditas — que podem ser feitas quando caem as patentes — ou produtos finais baseados em ingredientes já existentes no mercado.

Quem aprova agrotóxicos no Brasil?

Atualmente, o processo de registro dos agrotóxicos é feito por três órgãos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura.

Quem aprova uso de agrotóxicos no Brasil?

Porém, os anos de governo Bolsonaro foram os mais permissivos para a aprovação de registros de agrotóxicos na história. Desde 1º de janeiro de 2019, 1.411 produtos agrotóxicos foram aprovados.

Quais são as consequências do uso excessivo de agrotóxicos?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.

Quantos agrotóxicos estão liberados no Brasil?

No Brasil, há cerca de 3 mil produtos agrotóxicos autorizados para comercialização, portanto um terço recebeu registro somente nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro. Com o total de quase 500 novas substâncias, cerca de 10 agrotóxicos foram liberados por semana em 2020.

Quais são as principais doenças causadas pelo uso de agrotóxicos?

As intoxicações crônicas — aquelas causadas pela exposição prolongada ao produto — podem gerar problemas graves, como paralisias, lesões cerebrais e hepáticas, tumores, alterações comportamentais, entre outros. Em mulheres grávidas, podem levar ao aborto e à malformação congênita.

Qual a importância da Lei dos agrotóxicos?

Entre os vários assuntos que a Lei regulamentou, o registro de agrotóxicos tem grande importância. No processo de registro são avaliados os resultados de estudos prévios requeridos para essa finalidade quanto a aspectos de eficiência agronômica e de impactos potenciais à saúde pública e ao ambiente.

O que é o agrotóxico?

Agrotóxicos são, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produtos químicos, físicos ou biológicos utilizados nos setores de produção agrícola, pastagens, entre outros, com o objetivo de alterar a composição química tanto da flora quanto da fauna a fim de preservá-las.

Qual lei regulamenta o uso de agrotóxicos no Brasil?

A Lei de Agrotóxicos e Afins nº 7.802, de 11 de julho de 1989, estabelece que os agrotóxicos somente podem ser utilizados no país se forem registrados em órgão federal competente, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.

Como acontece a aprovação de um agrotóxico no Brasil?

Atualmente o registro dos agrotóxicos está condicionado à aprovação de três órgãos do governo: o Ministério da Agricultura, que avalia a eficiência dos defensivos no combate às pragas; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afere possíveis danos relacionados à saúde humana; e o Instituto Brasileiro do ...

Quantos agrotóxicos foram aprovados no governo Bolsonaro?

Mas o governo de Jair Bolsonaro conseguiu ser ainda mais condescendente com o veneno agrícola. Em seu primeiro ano, 474 pesticidas foram liberados. Já em 2020, o número subiu para 493. Ao final do ano passado, o Ministério da Agricultura bateu novo recorde, aprovando o registro de 550 novos agrotóxicos.

Como funciona o registro de agrotóxicos no Brasil?

Como é feito o registro de agrotóxico? ... O registro de Agrotóxicos envolve três órgãos principais que são o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Quantos agrotóxicos foram liberados no Brasil em 2019?

Segundo os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 2000, foram 4.051 novos pesticidas e substâncias para a agricultura liberados no país.

Quais produtos têm mais agrotóxicos?

Os produtos que apresentaram maior percentual de mistura de agrotóxicos foram o pimentão (95%), cenoura (73%) e tomate (68%). Foram pesquisados até 270 agrotóxicos diferentes no total, 16% a mais do que na edição anterior do relatório.

Quanto tempo leva para os agrotóxicos serem legalmente liberados?

A emissão do Certificado de Registro deverá ser realizada até 30 dias após a finalização técnica. As alterações publicadas em D.O.U.

Como os pesticidas atuam?

Pesticidas: são todas as substâncias que têm o objetivo de impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga. Um pesticida pode ser qualquer substância química ou um agente biológico (vírus ou bactéria), que é aplicado para o combate a pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças.

Como agrotóxicos prejudicam o meio ambiente?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Quanto tempo o agrotóxico fica no meio ambiente?

O papel dos agrotóxicos na poluição

A avaliação do poder do inseticida em prejudicar a natureza é feita baseada em quanto tempo eles persistem nos locais contaminados. Alguns mais simples se evaporam com um curto espaço de tempo, enquanto outros levam mais de 30 anos para sumirem por completo.

Artigo anterior
Que cor combina com cinza na parede?
Artigo seguinte
Como receber de volta o dinheiro do consórcio?