O que é o Programa de Internação Domiciliar?

Perguntado por: Vítor Davi Campos de Oliveira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

O Programa de Internação Domiciliar (PID) é um modelo de internação extrahospitalar que presta serviços de assistência à saúde ao paciente que ainda necessita de cuidados especiais, mas que pode ficar internado em seu domicílio.

Como funciona o programa de internação domiciliar?

A internação domiciliar se caracteriza pela presença, em esquema de plantão, de uma equipe de técnicos em enfermagem na casa do paciente. Além desse suporte técnico, quem precisa desse tipo de cuidado recebe atendimentos multiprofissionais em frequência estabelecida de acordo com as indicações.

O que é PID enfermagem?

O Programa de Internação Domiciliar oferece assistência para paciente de alta complexidade, orientação médica especializada e planejamento personalizado, colaborando positivamente no tratamento, além de reduzir significativamente os riscos de infecções hospitalares.

Qual o objetivo da SAD?

Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao decisor soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão.

O que é o serviço de atendimento domiciliar?

A atenção domiciliar (AD) é a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde.

Drº Lívia explica como funciona o programa Internação Domiciliar

32 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar realizado por um profissional auxilia na diminuição do risco de contaminação e agravamento do quadro, busca a recuperação e reabilitação do paciente, além da promoção da saúde e prevenção de doenças.

Quais os princípios da atenção domiciliar?

Para prestar o cuidado domiciliar, não podemos nos esquecer dos princípios que orientam a Atenção Domiciliar: abordagem integral à família; • consentimento da família, participação do usuário e existência do cui- dador; • trabalho em equipe e interdisciplinaridade; • estímulos a redes de solidariedade.

O que é SAD em sistema de informação?

Segundo Bidgoli (1989), SAD é um sistema de informação baseado em computador, que consiste de hardware e software e elemento humano, para assistir qualquer decisão em qualquer nível, e que enfatiza tarefas não-estruturadas ou semi-estruturadas.

O que é PID é PAD?

PAD (Programa de Atendimento Domiciliar); PID (Programa de Internação Domiciliar) e atualmente; SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), o qual faz parte do Programa Melhor em Casa.

Como funciona o NRAD?

O que é? realizada por uma equipe multiprofissional específica para esse fim, que presta assistência domiciliar a pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, porém estáveis, que exijam cuidados que superam aqueles que possam ser oferecidos pela Atenção Primária.

Qual o papel do enfermeiro na assistência domiciliar?

A atenção domiciliar de enfermagem se caracteriza pelas ações desenvolvidas no domicílio da pessoa, que visem à promoção de sua saúde, à prevenção de agravos e tratamento de doenças, bem como à sua reabilitação e nos cuidados paliativos (COFEN, 2014). Desde que há vida existem cuidados.

Quem pode participar do programa Melhor em Casa?

Para que um paciente seja incluído no programa, é preciso passar por uma avaliação e encaminhamento médico. Os pacientes atendidos geralmente têm algum problema de saúde grave e crônico, que exige cuidado constante.

O que significa AD1 AD2 e AD3?

Ações Ambulatoriais de Saúde da Atenção Domiciliar - RAAS-AD) como possibilidade de destino do paciente após deixar de ser cuidado pelo SAD (AD2 e AD3). Apesar das equipes de atenção básica (AD1) também serem público-alvo deste caderno, o foco são os SAD (AD2 e AD3).

Quais procedimentos podem ser realizados no atendimento domiciliar?

Cuidados de Enfermagem em casa
  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

O que é o pad?

O Processo Administrativo Disciplinar - PAD é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investida, e tem previsão estabelecida pela Lei 8.112/1990 que instituiu o Regime ...

Quais os benefícios de um SAD?

Os benefícios dos SAD incluem:
  • Um processo da tomada de decisão melhorado, através de um melhor entendimento do negócio;
  • O exame de maior número de alternativas para uma decisão;
  • A capacidade de implementar análises ad hoc ou aleatórias;
  • Uma comunicação aprimorada;
  • Trabalho de equipe mais eficaz;
  • Melhor controle;

Qual a diferença de um sistema SIG é um sistema SAD?

SIG: Utilizado, normalmente, para problemas mais bem estruturados. SAD: Fornece apoio a indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários geralmente têm mais controle sobre um SAD. SIG: Apóia essencialmente a empresa.

O que é Sistemas de Apoio à Decisão SAD )? Quais suas principais aplicações na gestão empresarial?

Os SADs examinam com rapidez uma série de opções e fazem análise de risco, sendo assim adaptáveis para diversas situações. Na prática, são sistemas usados em análises de investimento, de custos e elaboração de orçamentos, entre muitas outras funções.

Quais os tipos de atenção domiciliar?

Atenção domiciliar
  • Baixa complexidade (AD1): ...
  • Média complexidade (AD2): ...
  • Alta complexidade (AD3):

Quais são as três modalidades de atenção domiciliar no SUS?

Modalidades de Atenção Domiciliar
  • Modalidade AD1 – Atenção Básica. ...
  • Modalidade AD2 e AD3 – Melhor em Casa (SAD) ...
  • Composição da EMAD Tipo 1 – para municípios com população de 40 mil habitantes ou mais.
  • Composição da EMAD Tipo 2 – para municípios com população entre 20 mil e 39.999 habitantes.
  • Composição da EMAP.

Quais as vantagens e desvantagens do atendimento domiciliar ao idoso?

Menos riscos de infecções

Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.

O que é modalidade AD1?

AD1: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

O que dispõe a Portaria nº 2527 de outubro de 2011?

1º Esta Portaria redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo as normas para cadastro dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD), a habilitação dos estabelecimentos de saúde no qual estarão alocados e os valores do incentivo para o seu funcionamento.

Qual a função do assistente social no programa Melhor em Casa?

Eles são um dos primeiros profissionais a ter contato com o paciente e analisam todo o contexto contexto social e familiar em que ele está inserido, objetivando a participação de todos os outros integrantes da Equipe Multi no processo do cuidado.

Quais são os profissionais que fazem parte do programa NASF?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

Artigo anterior
Qual o significado do compasso e do esquadro na maçonaria?
Artigo seguinte
Quem são os sujeitos de uma relação jurídica processual?