O que é o processo decisório?

Perguntado por: Isabel Luciana Nascimento de Gonçalves  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Processo decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, em uma determinada circunstância. Uma organização precisa ser capaz de otimizar recursos e atividades, assim como criar um modelo competitivo que a permita superar os rivais.

Como funciona o processo decisório?

Como falamos anteriormente, o processo decisório é um conjunto de estratégias e ações que visam a tomada de decisão assertiva dentro de uma empresa. Trata-se da habilidade de escolher o melhor caminho diante de um determinado contexto. É algo que parte já na identificação do problema.

Quais são as etapas do processo decisório?

As 5 etapas do processo de tomada de decisão
  • 1ª etapa – Identificação do problema.
  • 2ª etapa – Coleta de dados.
  • 3ª etapa – Identificação das alternativas.
  • 4ª etapa – Escolha da melhor alternativa.
  • 5ª etapa – Decisão e acompanhamento.

Qual o conceito de processo de decisão?

A tomada de decisão pode ser definida como o processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.

Quais fatores influenciam um processo decisório?

Os fatores que interferem a tomada de decisão
  • Informação sobre o negócio. Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. ...
  • O momento certo. É importante que a decisão seja tomada no momento exato: nem cedo e nem tarde demais. ...
  • O passado. ...
  • Nível de confiança do gestor.

Processo Decisório / Tomada de Decisão - Aula Completa - Rodrigo Rennó

44 questões relacionadas encontradas

São fatores que podem influenciar diretamente ou indiretamente no processo decisório?

No processo decisório os fatores que mais influenciam são os fatores internos e os externos. Há também casos em que as informações podem ser incorretas ou imperfeitas, e isso consequentemente acarreta em uma decisão errada.

Quais seriam os fatores fundamentais na tomada de decisão?

Portanto, analisar bem o cenário, alinhar as alternativas com o planejamento estratégico e agir de acordo com a base de dados são alguns dos fatores fundamentais para otimizar a tomada de decisão de modo a alcançar bons resultados.

Quais são os tipos de tomada de decisão?

Conheça quais são os 5 principais tipos de tomada de decisão
  1. Decisões baseadas no instinto. ...
  2. Decisões baseadas em crenças conscientes. ...
  3. Decisões baseadas no subconsciente. ...
  4. Decisões baseadas nos valores. ...
  5. Decisões baseadas na instituição.

Quais são as quatro etapas do processo decisório racional?

Definir o problema/objetivo; estabelecer as alternativas; avaliar/medir as consequências de cada uma das alternativas; escolher a melhor alternativa.

Quais são as cinco etapas do processo de resolução de problemas?

As etapas da resolução de problemas são: compreender o problema; destacar informações e dados importantes do enunciado para a sua resolução; elaborar um plano de resolução; executar o plano; conferir resultados; estabelecer nova estratégia, se necessário, até chegar a uma solução aceitável (POLYA, 2006).

Quais são as 05 decisões processuais da administração?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Qual a sequência correta das etapas para resolver um problema?

A verdade é que sempre vamos nos deparar com caminhos diferentes para resolver um problema.
...
Identificação do problema;
  1. Identificação do problema;
  2. Diagnóstico;
  3. Listar as alternativas;
  4. Tomar as decisões;
  5. Avaliação das decisões.

Como se dá a tomada de decisão no processo decisório nas organizações?

A tomada de decisão pode ser motivada por uma iniciativa própria da empresa. Por exemplo: será feita uma promoção de final de ano e é preciso definir o percentual de desconto de alguns produtos. Por outro lado, algumas decisões são necessárias para apagar incêndios ou resolver problemas que surgiram.

O que é processo decisório na enfermagem?

As fases do processo decisório são semelhantes as do Método de Solução de Problemas, do planejamento administrativo em enfermagem sendo elas: Identificação do problema; coleta de dados; análise dos dados; descrição de soluções alternativas; escolha ou decisão; implementação e avaliação.

Quais são as etapas da tomada de decisão Segundo Simon?

O processo de tomada de decisões nas organizações segundo Herbert Simon. Segundo este Prêmio Nobel e professor da Carnegie Mellon University, o processo de tomada de decisão nas organizações tem 3 fases: Prospecção: análise do problema. ... Decisão: julgamento e escolha de uma das alternativas.

Qual etapa do processo de decisão ocorre após a decisão ser tomada?

As tomadas de decisão são mecanismos organizacionais por meio dos quais se tenta atingir um estado desejado. Qual etapa do processo de decisão ocorre após a decisão ser tomada? Estabelecer metas.

Fazem parte das etapas do processo decisório gerencial com exceção de?

QUESTÃO 19 Fazem parte das etapas do processo decisório gerencial, com exceção de: R: Comunicação instantânea da decisão tomada aos funcionários da empresa.

Quais são os 3 tipos de ambiente de tomada de decisão?

Confira quais são as características de cada um.
  • 1- Intuitivo. A forma intuitiva é uma das maneiras mais simples e mais comuns de tomar uma decisão. ...
  • 2- Racional. A tomada de decisão racional é o tipo de decisão que a maioria das pessoas quer aplicar. ...
  • 3- Baseada em valores. ...
  • 4- Colaborativa. ...
  • 5- Baseada nos especialistas.

Quais são os tipos de tomadas de decisões no âmbito do trabalho?

Existem diferentes tipos de decisões que podem ser tomadas em um negócio. Elas podem ser: programadas, não programadas, estratégicas, táticas e operacionais. Cada um desses formatos possui características específicas e que você deve conhecer para agir com mais segurança.

Quais os tipos de tomada de decisão e as ferramentas utilizadas na tomada de decisão?

6 ferramentas para tomada de decisão
  1. 1 – Pesquisas Automatizadas. ...
  2. 2 – Método FCA. ...
  3. 3 – Análise de Pareto. ...
  4. 4 – Matriz de Decisão. ...
  5. 5 – Matriz GUT. ...
  6. 6 – Matriz de Eisenhower.

Quais são os principais fatores que podem levar uma empresa ou gestor a tomada de decisões financeiras equivocadas?

7 erros na tomada de decisão empresarial que você não pode cometer
  • Não conhecer o problema. ...
  • Não limitar as opções. ...
  • Não se apoiar em dados. ...
  • Não avaliar os riscos. ...
  • Não acertar no momento. ...
  • Não considerar o futuro. ...
  • Não pensar no histórico.

São muitos os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor?

Há, essencialmente, 4 fatores psicológicos que influenciam o consumidor: a motivação, a percepção, a aprendizagem e as suas convicções. Contudo, esses pontos não operam necessariamente como etapas de compra.

Quais os fatores interferem na tomada de decisões éticas nas organizações?

FATORES INDIVIDUAIS - Comportam a idade, o sexo, as metas, os interesses, as necessidades e o conjunto de valores, crenças e convicções. Nas organizações, esse conjunto também pode ser influenciado pela cultura organizacional e pela sensibilidade em julgar a gravidade de questões éticas.

Quais são os fatores mais difíceis para que uma pessoa tome uma decisão?

Tomar decisões será sempre difícil, porque é preciso tempo e energia para considerar suas opções. Coisas como dúvidas e incertezas são apenas parte do processo. Mas isso é bom, é um sinal de que você está pensando em suas escolhas, em vez de apenas seguir o fluxo.

Como desenvolver a tomada de decisão?

As principais etapas de um processo de decisão são:
  1. Entenda qual é a questão central ou problema a ser resolvido;
  2. Avalie a situação atual;
  3. Faça uma lista de alternativas e opções;
  4. Colete e organize os dados e informações sobre o assunto;
  5. Observe quais são os objetivos da empresa;
  6. Escolha a melhor opção e monitore.

Artigo anterior
Qual o chá caseiro para hemorroida?
Artigo seguinte
Como funciona o sistema de cotas?