O que é o processo de extinção da cal?

Perguntado por: Fábio Leandro de Vaz  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

A extinção pode fazer-se por dois processos: por imersão ou por aspersão. A imersão corresponde à extinção da cal viva com excesso de água e é feita mergulhando os blocos de cal viva em água obtendo-se uma pasta – pasta de cal ou pasta de cal apagada que endurece lentamente.

O que significa extinção da cal?

SIGNIFICADO DE CAL EXTINTA

Cal resultante da exposição da cal virgem ao ar ou à água, portanto apresentando sinais de hidratação e, eventualmente, de recarbonatação. Apresenta proporções variadas de óxidos, hidróxidos e carbonatos de cálcio e magnésio.

O que é Cal Viva cal hidratada explique o que é a extinção da cal?

O que é cal viva? Cal hidratada? Explique o que é a extinção da cal. A Cal viva resultante de processos de calcinação, da qual o constituinte principal é o óxido de cálcio ou óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água.

O que é o ciclo da cal?

Pela exposição ao ar úmido ou através de hidratadores ocorre a Pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores, ocorre a transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal. A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente exotérmica.

Como é fabricado o aglomerante cal?

A cal é um aglomerante inorgânico ou mineral, isto é, com constituintes minerais, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e magnésio, que para a sua aplicação, apresenta-se sob forma pulverulenta; em mistura com a água, forma uma pasta com propriedades aglomerantes, como resultado da ...

Prof. Dr. Carlos Balestra - Ensaio de extinção da cal

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os materiais crus que entram na fabricação da cal virgem?

A principal matéria-prima para fabricar o clínquer é a rocha calcária e, além dela, também são utilizados, em menor proporção, argila, e óxidos de ferro e alumínio.

Quais são os aglomerantes simples?

Os principais aglomerantes são:
  • Cimento;
  • Cal Aérea;
  • Cal Hidráulica; e.
  • Gesso.

O que é a carbonatação da cal?

A carbonatação da cal, como é chamado seu processo de endurecimento, é a reação de hidróxido de cálcio com o anidrido carbônico, que pode ser descrita pela equação (1) envolvendo um ganho de masssa causado pela transformação do hidróxiodo em carbonato.

O que é cal ch3?

A Cal Hidratada CH III Itaú é uma cal dolomítica de alta qualidade, atendendo aos requisitos técnicos da norma ABNT 7175, indicada para a preparação de diversos tipos de argamassas por sua ação como aglomerante e plastificante.

Para que serve a cal?

A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. Existem diferentes usos da cal, material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas e pode ser encontrado em diferentes tipos.

Qual é a diferença entre cal viva e cal apagada?

Cal extinta e cal hidratada (ou cal apagada) referem-se ao mesmo composto, o hidróxido de cálcio de fórmula Ca(OH)2. Que é obtida pela reação de hidratação do óxido de cálcio CaO (cal virgem ou cal viva). Portanto cal extinta, cal hidratada e cal apagada são sinônimos.

Qual a diferença entre cal viva e extinta?

O produto obtido pela cozedura dos calcários designa-se por cal viva (quicklime) que é sobretudo óxido de cálcio e que, por reacção com a água (extinção), fornece a cal apagada ou extinta (hidrated lime) que é sobretudo hidróxido de cálcio - Ca(OH)2.

Qual a composição da cal?

Óxido de cálcio (CaO) 49,35% Óxido de magnésio (MgO) 26,45% Dióxido de silício (SiO2) 1,88% Óxido de alumínio (Al2O3) 0,26% Óxido de ferro (Fe2O3) 0,22% Óxido de potássio (K2O) 0,06% Óxido de estrôncio (SrO) 0,04% Óxido de cobre (CuO) 0,01% Carbono (C) 0,00% Perda ao fogo 21,74% Page 6 Analisando a Figura 1, observa-se ...

São permitidas impurezas no cal?

Qual o limite por norma das impurezas quando presentes na cal? Resp.: O principal componente da cal é o oxido de cálcio (CaO). As impurezas mais comuns são a sílica, óxido de alumínio, óxido de ferro. As impurezas não podem exceder a 5%.

O que é a hidratação da cal virgem?

A chamada cal virgem, também denominada cal viva ou cal ordinária, é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio. Já a cal hidratada, como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2.

O que é cal CH1?

Indicada para argamassas de assentamento, reboco, revestimento, mistura asfáltica estabilização de solos, etc.

O que é cal virgem para doces?

A Cal Virgem tem diversas usos que vão desde a área de construção até a culinária. Com a Cal é que se faz aquele doce de abóbora em quadradinho que é crocante por fora e macio por dentro. Use a sua criatividade e faça deliciosos doces! Conservação: Após a sua abertura usar todo o produto.

Qual a classificação da cal?

A cal é classificada, conforme o óxido predominante, em: Cal virgem cálcica – com óxido de cálcio entre 100% e 90% do óxido total presente; Cal virgem magnesiana – com óxido de cálcio entre 90% e 65% do óxido total presente; Cal virgem dolomítica – com óxido de cálcio entre 65% e 58% do óxido total presente.

Qual o perigo da cal?

Ingestão: Pode causar queimadura na mucosa da boca, esôfago e estômago. A ingestão de grande quantidade pode causar problemas intestinais e possível formação de agregado sólido no estômago e intestino. Frases de perigo H 315 Provoca irritação à pele. H 318 Provoca irritação ocular grave.

Quais são os tipos de cal?

Atualmente, podemos classificar a cal para construção civil em dois principais tipos: cal virgem e cal hidratada. Cada um deles é dividido em subgrupos conforme o grau de pureza, os materiais empregados na fabricação, o processo produtivo, entre outras características.

Quais são os tipos de aglomerantes?

Aglomerantes quimicamente ativos: endurecem por reações químicas, como as cales, gesso e cimento. Quanto ao modo de endurecimento: Aéreos: São os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 (gás carbônico) do ar, como exemplo, a cal aérea e o gesso.

Quais os tipos de aglomerante são utilizados na engenharia civil?

Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI. O CPII é um cimento composto com alguma adição, escória, pozolana ou filler.

O que é um aglomerante natural?

São materiais pulverulentos (pó fino) que, misturados com água, formam uma pasta capaz de endurecer por secagem natural, ou seja, provocam reação química que libera calor. Estes resistem satisfatoriamente à ação dissolvente da água.

Como é produzido o cal virgem?

A calcinação visa descarbonatar (remover o CO2 combinado com os óxidos de cálcio ou magnésio) o calcário para a produção de cal virgem. O processo ocorre em fornos que operam em altas temperaturas (900 e 1200 ˚C (EIPPCB; IPTS, 2013)(SILVA, 2007).

Quais a Matérias-primas para a produção do cimento Portland?

A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais: Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas); Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso.

Artigo anterior
Qual cidade é a capital da moda?
Artigo seguinte
Quais os principais tipos de raízes?