O que é o princípio do contraditório e da ampla defesa?

Perguntado por: Tiago Sandro Miranda Figueiredo  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

O principio do contraditório e da ampla defesa, em Direito processual, é um princípio jurídico fundamental do processo judicial moderno.

O que diz o princípio do contraditório e da ampla defesa?

O princípio do contraditório e da ampla defesa decorre do art. 5º, LV, da Constituição Federal, que determina que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

O que é o princípio do contraditório?

Assim, o princípio do contraditório é um corolário do princípio do devido processo legal, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.

O que é o princípio da ampla defesa?

O princípio da ampla defesa está positivado no Art. 5º, LV da Constituição Federal (CF), cujo texto legal prevê que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.”

Quais são os elementos que compõem a ampla defesa?

O princípio da ampla defesa figura como uma garantia com destinatário certo, qual seja, o acusado. E a defesa pode ser subdividida em: defesa técnica (defesa processual ou específica), exercida por profissional habilitado; e autodefesa (defesa material ou genérica) exercida pelo próprio imputado.

Princípios do Contraditório e da Ampla Defesa - Art. 5º, LV, da CF/88

30 questões relacionadas encontradas

Quais as formas de manifestação do princípio da ampla defesa?

Há duas formas através das quais a garantia da ampla defesa pode se expressar no processo penal.
  • 1.1 - Autodefesa. É aquela realizada diretamente pelo acusado e que consiste na possibilidade de o réu praticar alguns atos defensivos em seu favor. ...
  • 1.2 - Defesa técnica. ...
  • 2.0 - Habeas corpus e ampla defesa.

O que é contraditório no processo civil?

1 – O Contraditório

O contraditório consiste no princípio jurídico que melhor representa a estruturação democrática do processo civil. A democracia prevê a participação, no processo, a participação decorre a partir da garantia do contraditório, efetivado como princípio.

Qual a importância do princípio do contraditório?

O princípio do contraditório não só garante o direito à defesa ampla, como também, no processo penal, por exemplo, garante ao acusado o direito constitucional de ser considerado inocente até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória.

O que é exceção contraditória?

Já para a doutrina alemã, há uma exceção ao contraditório nos chamados processos documentais onde há imediata eficácia de provimento judicial sem a oitiva da parte contrária (dos quais seriam exemplos, no direito brasileiro, o mandado de segurança, as ações possessórias pelo rito especial e as ações cautelares).

Qual o prazo para ampla defesa e contraditório?

Resposta: Para a validade da aplicação das penalidades, é indispensável que seja assegurado ao contratado o direito da ampla defesa e do contraditório, no prazo de cinco dias úteis.

É correto afirmar que são assegurados a ampla defesa e o contraditório exceto em?

Titular de Serviços de Notas e de Registros) Conforme o disposto na Constituição Federal no Título II “Dos Direitos e Garantias Fundamentais”, é correto afirmar: a) Aos litigantes e aos acusados em geral, exceto no âmbito administrativo, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela ...

Quando é exercido o contraditório?

Assim, o princípio do contraditório aplica-se à fase executiva, embora sofra limitações devido às características inerentes dessa fase processual, dentre as quais se destaca a finalidade satisfativa da execução.

Como se dá o contraditório no processo de execução?

O princípio do contraditório consiste na efetiva participação das partes no processo, no dever de informar e ser informado. A cada fato surgido no processo deve haver a oportunidade de manifestação e defesa da outra parte interessada.

São consequências do princípio do contraditório?

Do princípio do contraditório decorrem, conforme Humberto Theodoro Junior, “três consequências básicas”: a) a sentença só afeta as pessoas que foram partes no processo, ou seus sucessores; b) só há relação processual completa e eficaz após a regular citação do demando; e c) toda decisão só será proferida depois de ...

Qual a importância do princípio do contraditório no processo civil?

O princípio do contraditório, além de garantir a igualdade das partes no processo, cada um pode dizer e contradizer, e o embate entre as partes tem a função de colocar o juiz em melhores condições de decidir, alcançando o interesse público, que é a pacificação social.

Por que todos têm direito à defesa no processo?

Todos tem direito de defesa em sede de processo penal, sob pena de ser decretada a nulidade de julgamento em que não houve a defesa do acusado. Desde os tempos remotos que o homem convive em sociedade, já haviam comportamentos que geravam conflitos entre eles. Sempre houve atos anti- sociais.

É possível afirmar que o princípio do contraditório é uma garantia de participação no processo por quê?

O contraditório guarda estreita relação com o princípio da isonomia, exatamente porque as partes devem dispor da possibilidade de expor suas versões, apresentar suas defesas e participar, enfim, do processo em idênticas oportunidades.

É possível o contraditório no inquérito policial?

No atual cenário processual penal não é, também, possível o contraditório no inquérito policial, uma vez que contrariaria sua natureza jurídica, além das grandes dificuldades que inviabilizariam a sua realização.

Qual o prazo do contraditório nos recursos?

Perguntas Frequentes sobre o Prazo da Apelação

O Prazo da Apelação no Novo CPC é de 15 dias úteis, de acordo com a regra geral do Novo CPC: “Art. 1.003. § 5º Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.”

O que acontece quando o réu não alegar na contestação?

Alegação de impedimento ou suspeição- tais alegações são feitas em peça apartada não fazendo parte da contestação; Não se manifestar – revelia, pode o réu simplesmente não apresentar qualquer defesa no processo, nesse caso, poderá ser aplicado o efeito da revelia.

Quais os três princípios que justificam a existência de um julgamento justo?

A Constituição Federal de 1988 garante o direito a um julgamento justo por meio dos princípios do devido processo legal, do contraditório, da ampla defesa e da publicização, fora os casos não permitidos pela Justiça (BRASIL, 1988).

Quais os dois aspectos do princípio do contraditório?

Assim, o princípio do contraditório deve ser entendido sob dois aspectos: formal ou básico e substancial ou material.

Quais as características do princípio do contraditório aplicado as provas?

O direito à prova, nítida manifestação do contraditório no processo, significa que as partes têm o direito de realizar a prova de suas alegações, bem como de fazer a contraprova do que tiver sido alegado pela outra parte.

É correto afirmar que não há contraditório no processo de execução?

CPC, art. 620. Quando por vários meios o credor puder promover a execução, o juiz mandará que se faça pelo modo menos gravoso para o devedor. Assim, não há se falar em ausência de contraditório no processo de execução, seja antes ou depois das alterações trazidas pela Lei nº 11.382/2006.

É possível afirmar que existe ampla defesa ligada ao contraditório no processo de execução?

A nossa Constituição Federal, em seu inciso LV do art. 5º, afirma que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

Artigo anterior
Quais os requisitos para ter direito ao Bolsa Família?
Artigo seguinte
Qual é a vegetação predominante no Brasil?