O que é o princípio da indisponibilidade do interesse público?

Perguntado por: Luísa Bruna de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

O princípio da indisponibilidade do interesse público diz que a Administração deve realizar suas condutas sempre velando pelos interesses da sociedade, mas nunca dispondo deles, uma vez que o administrador não goza de livre disposição dos bens que administra, pois o titular desses bens é o povo.

O que significa supremacia do interesse público e indisponibilidade do interesse público?

Sendo a supremacia do interesse público a consagração de que os interesses coletivos devem prevalecer sobre o interesse do administrador ou da Administração Pública, o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de ...

O que é indisponibilidade no direito?

A indisponibilidade dos interesses públicos significa que sendo interesses qualificados como próprios da coletividade, não se encontram à livre disposição de quem quer que seja, por inapropriáveis. Ao órgão administrativo, cabe apenas curá-lo, já que não lhe é propriedade.

Quais são os interesse público?

O interesse público pode ser compreendido como produto das forças de uma dada sociedade (jurídicas, políticas, econômicas, religiosas, dentre outras) concretizadas em certo momento e espaço que exprime o melhor valor de desenvolvimento de um maior número possível de pessoas dessa mesma sociedade.

O que é o princípio da motivação?

O princípio da motivação e seus pressupostos

Com efeito, há motivação quando o agente público indica qual a situação fática que ensejou a realização de uma dada competência (pressuposto fático) e quais as normas que lhe serviram de fundamento (pressuposto jurídico).

Princípio da indisponibilidade do interesse público.

31 questões relacionadas encontradas

O que é princípio da motivação dos atos administrativos?

O princípio da motivação impõe à Administração Pública a obrigatoriedade de fundamentar o ato praticado, bem como o dever de indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinaram a decisão do ato nos termos do art. 2º, §único, VII, da Lei n. 9.784/99.

O que é a motivação do ato administrativo?

A motivação representa que o administrador deve indicar os fundamentos de fato e de direito que o levam a adotar qualquer decisão no âmbito da Administração Pública, demonstrando a correlação lógica entre a situação ocorrida e as providências adotadas.

Quais são as atividades de interesse público?

O interesse público decorre do dever do Estado, enquanto representação voluntária de organização de toda uma população, de servir aos anseios desta. Deve oferecer, assim, bons serviços, respeitar direitos, garantir segurança e não apenas estipular deveres da sociedade e servir aos interesses de poucos.

Como se divide o interesse público?

A doutrina divide o interesse público em duas categorias: - interesse público primário: o que trata do interesse da sociedade; e - interesse público secundário: visa o interesse de cunho patrimonial do Estado.

O que são razões de interesse público?

XII – razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato.” 4 FORTINI, 2007.

Qual é o significado da palavra indisponibilidade?

Significado de Indisponibilidade

substantivo feminino Característica ou particularidade do que é (ou está) indisponível. [Jurídico] Característica dos bens que, sendo transmitidos por herança ou doação, não podem ser penhorados nem alienados; inalienabilidade.

O que é o princípio da indisponibilidade da ação penal?

Em suma, o princípio da indisponibilidade, significa que em se tratando de ação penal pública, depois de interposta, nenhum dos componentes do processo poderá dispô-la, ou seja, “o processo deverá seguir”.

O que é princípio da disponibilidade e indisponibilidade?

Princípios da disponibilidade e da indisponibilidade. Este princípio garante o direito das partes de exercer ou não seus direitos por meio do acesso ao Poder Judiciário. Esse procedimento é denominado poder dispositivo a liberdade que as pessoas têm de exercer ou não seus direitos.

Qual o conteúdo jurídico da supremacia e indisponibilidade do interesse público?

Princípio da Supremacia do Interesse Público:

Este é um princípio implícito na Constituição Federal de 1988, decorrente das instituições adotadas no Brasil. Devido ao regime jurídico democrático e ao sistema representativo, presume-se que toda e qualquer atuação estatal deva ser baseada no interesse público.

O que é supremacia do poder público?

O princípio da supremacia do interesse público sobre o privado é um princípio implícito, que tem suas aplicações explicitamente previstas em norma jurídica. ... Assim, em uma situação de conflito entre interesse de um particular e o interesse público, este último deve predominar.

Qual o sinônimo de supremacia?

12 sinônimos de supremacia para 1 sentido da palavra supremacia: Superioridade absoluta: 1 predomínio, primazia, proeminência, domínio, hegemonia, predominância, preeminência, preponderância, prevalência, primado, soberania, superioridade.

O que é o interesse público primário e secundário?

O interesse público primário é o verdadeiro interesse a que se destina a Administração Pública, pois este alcança o interesse da coletividade e possui supremacia sobre o particular, já no que diz respeito ao interesse público secundário este visa o interesse patrimonial do Estado.

O que é um direito secundário?

O direito derivado (ou secundário) da União Europeia engloba todos os atos unilaterais adotados pelas instituições comunitárias tal como previstos pelos Tratados. São atos jurídicos de direito derivado os regulamentos, as diretivas, as decisões, as recomendações e os pareceres, de acordo com o artigo 288.º TFUE.

O que é a supremacia do interesse público sobre o privado?

Segundo lições de Celso Antônio Bandeira de Mello, o princípio da supremacia do interesse público sobre o particular é o princípio geral do direito inerente a qualquer sociedade, e também condição de sua existência, ou seja, um dos principais fios condutores da conduta administrativa.

Qual é a diferença entre interesse público e interesse do público?

É do interesse público saber como a coisa pública é administrada pelo seu gestor. Do contrário, não há que se falar em pleno estado democrático de direito, o que não ocorre quando o ato for do interesse do público.

Quais são as organizações da sociedade civil de interesse público?

Uma OSCIP é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos. Ou seja, as entidades típicas do terceiro setor.

Quais são os três setores da administração pública?

Ela é basicamente dividida em três setores:
  • Primeiro setor: formado pelas entidades governamentais.
  • Segundo setor: composto por empresas privadas.
  • Terceiro setor: organizações sem fins lucrativos.

Qual a diferença entre motivo e motivação dos atos administrativos?

Em dados momentos, o motivo é vinculado por lei e em outros ele é discricionário, assim como o objeto do ato. Assim, o motivo é o pressuposto de fato e de direito do ato administrativo. Já a motivação diz respeito à exteriorização ou não dos motivos do ato.

O que é motivação jurídica?

50, § 1º, da Lei Federal 9.784/1999. Como já asseverado, a motivação integra a formalização do ato administrativo. Compreende a exposição formal do motivo mediante texto que torne possível identificar os elementos de fato e de direito que autorizam ou exigem a expedição do ato jurídico em apreço.

O que é uma decisão motivada?

O princípio da motivação, também denominado livre convencimento motivado obriga ao magistrado explicitar as razões da conclusão adotada, com a adequada motivação da decisão proferida, porque se assim não for ela estará com nulidade, por isso a motivação representa os elementos de convicção valorados pelo juiz53.

Artigo anterior
Porque a maionese faz mal?
Artigo seguinte
Como colocar local e data em uma carta?