O que é o princípio da celeridade processual?

Perguntado por: Diogo Emanuel Soares Anjos Maia  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Dispõe a Constituição Federal em seu artigo 5º, LXXVIII que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”, o que significa a consagração do princípio da celeridade processual.

O que é a celeridade processual?

O princípio da celeridade processual, introduzido pela Emenda Constitucional 45/2004, objetiva solucionar a problemática que envolve o excesso de processos no judiciário, que se arrastam por anos à espera de julgamento, inclusive, pelo excesso de recursos protelatórios ostensivos que retardam e dificultam a tramitação ...

O que é o princípio da economia processual?

O princípio da economia processual orienta os atos processuais na tentativa de que a atividade jurisdicional deva ser prestada sempre com vistas a produzir o máximo de resultados com o mínimo de esforços, evitando-se, assim, gasto de tempo e dinheiro inutilmente.

Em que consiste a razoável duração do processo a mesma tem previsão constitucional?

A razoável duração do processo implica necessariamente na obediência de um mandamento constitucional, expresso no sentido de que a prestação jurisdicional deva ser entregue de maneira eficaz e tempestiva, qualquer que seja o seu resultado.

O que é a razoável duração do processo?

A razoável duração do processo pode ser entendida e interpretada sob vários critérios, dentre eles, o que se mostra mais objetivo é o do cumprimento dos prazos estabelecidos pela lei para a realização de atos processuais, que só deve sofrer alterações/flexibilizações ante as particularidades de cada caso concreto.

Celeridade e Duração Razoável do Processo - Art. 5º, LXXVIII, da CF/88

45 questões relacionadas encontradas

Onde está a razoabilidade como se pode definir a razoável duração do processo?

A Constituição da República, com a Emenda Constitucional 45, nos assegura e a todas as partes nos processos judiciais ou administrativos, a "razoável duração do processo". Duro, porém, é processar o sentido e o alcance dessa "razoabilidade".

O que vem a ser a duração?

Significado de Duração

substantivo feminino Ação ou efeito de durar, de possuir um tempo determinado. Espaço de tempo que dura uma coisa: a duração de uma aula.

É um Poder-dever do juiz expressamente previsto no CPC velar pela duração razoável do processo?

O art. 139, II, do mesmo Código elenca que o dever do magistrado “velar pela duração razoável do processo”, ou seja, deve garantir tempo plausível a todos os procedimentos da lide até sua satisfação.

Qual a duração de um processo administrativo?

É obrigatório que seja proferida decisão administrativa no prazo máximo de 360 (trezentos e sessenta) dias a contar do protocolo de petições, defesas ou recursos administrativos do contribuinte.

São critérios para determinar se a duração é razoável?

“[…] respeitadas as circunstâncias de cada caso, devem ser observados três critérios para se determinar a duração razoável do processo, quais sejam: a) a complexidade do assunto; b) o comportamento dos litigantes e de seus procuradores ou da acusação e da defesa no processo; c) a atuação do órgão jurisdicional” (2009, ...

O que é o princípio da oralidade no processo civil?

Texto: O princípio da oralidade significa que os atos processuais do processo penal devem ser praticados oralmente na presença dos participantes processuais (arts. 96.º, n.º 1, e 298.º, n.º 1 e arts. ... O princípio da oralidade tem vantagens e inconvenientes.

O que é o princípio da eficiência?

O renomado HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. ...

O que é o princípio da preclusão?

O principio da preclusão está diretamente ligado ao principio da eventualidade, no qual o réu deverá alegar na contestação toda matéria de defesa com a qual impugna o pedido do autor sob pena de ser impedido de fazê-lo posteriormente, é o que destaca o art. ... Este principio está implementado no art.

Qual artigo da celeridade processual?

Dispõe a Constituição Federal em seu artigo 5º, LXXVIII que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”, o que significa a consagração do princípio da celeridade processual.

O que vem a ser o princípio da razoabilidade?

O princípio da razoabilidade é conceituado por Barroso (2014) como um basilar de valoração dos atos do Poder Público, para aferir se eles estão informados pelo valor superior inerente a dado ordenamento jurídico: a Justiça. ...

Como pedir celeridade em um processo?

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?
  1. Usar os documentos eletrônicos. ...
  2. Enviar peças objetivas. ...
  3. Despachar diretamente com o juiz. ...
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.

Qual prazo tem sido apontado pela doutrina e jurisprudência como razoável para o Processo Administrativo Previdenciário?

§ 1º Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente." (Grifos não do original). E por fim, foi publicada a Lei nº 11.457, de 2007, que assim estabelece: "Art. 24.

De quem é o dever de zelar pela igualdade de tratamento no processo?

Tem o juiz o dever e o poder de reprimir atos que atentem contra a respeitabilidade e o prestígio de que deve gozar a Justiça.

Quais são as principais atribuições do juiz na condução do processo?

Sua função é resolver os conflitos particularmente insolúveis. Ele ouvirá a alegação das partes, oportunizará a produção de todas as provas permitidas em direito e solucionará o conflito à luz do direito, tudo de forma imparcial. A consecução dos fins judiciais é dizer o direito no caso concreto.

Quais são os poderes do juiz no processo?

O artigo 139 determina que este deverá dirigir o processo de modo a: (i) assegurar a igualdade das partes; (ii) velar pela duração razoável do processo; (iii) prevenir ou reprimir ato contrário à dignidade da justiça; (iv) determinar medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias para assegurar o ...

O que é a duração de um som Brainly?

É o tempo que o som permanece em nossos ouvidos,isto é,representa que o som dura. dependem do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

O que é duração na arte?

A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz.

O que é duração ou período?

Período é o espaço de tempo entre dois acontecimentos ou datas diferentes. Também pode ser entendido como uma fase, época ou duração específica, com começo, meio e fim.

Quais as principais características no princípio da razoável duração do processo qual a inovação trazida pelo novo CPC referente a esse princípio?

4º, o Novo Código de Processo Civil consagra a o princípio da razoável duração do processo, ao afirmar que: “as partes têm direito de obter em prazo razoável a solução integral da lide, incluída a atividade satisfativa”. O novo ordenamento autoriza a utilização do processo eletrônico em seu art.

O que é devido processo legal substantivo?

O Devido Processo Legal substancial controla o arbítrio do Legislativo e a discricionariedade dos atos do Poder Público, ou seja, é por seu intermédio que se procede ao exame da razoabilidade e da racionalidade das normas jurídicas e dos atos do Poder Público em geral.

Artigo anterior
O que é funcionalismo?
Artigo seguinte
Qual o significado da palavra injuriava?