O que é o prazo legal?

Perguntado por: Leonor Rebeca Correia de Silva  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

Legais são os prazos que, como o próprio nome indica, são definidos em lei, não podendo, em princípio, as partes nem o juiz alterá-los. Judiciais, por outro lado, são aqueles fixados pelo próprio juiz nas hipóteses em que a lei for omissa.

O que significa prazo legal?

Prazo legal é aquele que está definido em lei. A princípio, eles não podem ser alterados, devendo os envolvidos seguir estritamente o que está na legislação. Eles se diferem dos judiciais, que são os fixados pelo juiz em casos de omissão legislativa, conforme mencionado anteriormente.

Como contar prazo legal?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem. Durante o recesso forense, ou seja, de 20 de dezembro a 20 de janeiro, os processos ficam suspensos.

Qual é o prazo legal para manifestação?

Com o Novo CPC, a uniformização dos prazos se tornou realidade na esmagadora maioria dos casos, estabelecendo 15 dias como “padrão”. É o que diz o art. 1003, §5º: “Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias”.

Quais são os tipos de prazos?

1) Legais: quando são fixados em lei; 2) Judiciais: quando são fixados por critérios do juiz; 3) Convencionais: são aqueles prazos estabelecidos pelas partes, em comum acordo.

DECORRIDO O PRAZO DE ... - PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO - SAIBA O QUE É

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os prazos legais?

Quais são os prazos legais? Legais são os prazos que, como o próprio nome indica, são definidos em lei, não podendo, em princípio, as partes nem o juiz alterá-los. Judiciais, por outro lado, são aqueles fixados pelo próprio juiz nas hipóteses em que a lei for omissa.

O que é o prazo no processo?

Prazo é o lapso de tempo em que o ato processual pode ser validamente praticado. É delimitado por dois termos: termo inicial (dies a quo) e termo final (dies ad quem). Os prazos processuais podem ser classificados quanto à origem, quanto às consequências processuais e, por fim, quanto à possibilidade de dilação.

Quais são os tipos de prazos processuais?

Qual artigo do CPC fala dos prazos processuais? Art. 181. Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório; a convenção, porém, só tem eficácia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legítimo.

Quando o juiz não dá prazo Qual o prazo?

Quando o juiz não fixa o prazo, qual é o prazo ideal? Conforme o artigo 218, § 3º do CPC, quando não há previsão legal ou o juiz não tenha definido alguma data limite, o prazo para praticar algum ato processual será de 5 dias úteis.

Qual o prazo para o juiz analisar uma petição?

Após apresentada a petição de acordo, o juízo analisará os seus termos no prazo de 15 dias (período no qual pode designar uma audiência) e proferirá a sentença. O pedido de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional dos direitos reivindicados na ação trabalhista.

Qual é o termo inicial do prazo para a manifestação?

O termo inicial é o primeiro dia útil seguinte ao dia do “começo” – estranho assim. Esse é o dia em que realmente se inicia a contagem do prazo (pois o dia do começo já foi excluído). Então vamos chamar de termo inicial – os adeptos do latinório chamam de termo a quo- o verdadeiro primeiro dia do prazo.

Qual o prazo para a intimação eletrônica?

Na intimação eletrônica tem-se um prazo procedimental, que se destina à ciência do ato, que são de dez dias corridos, e um efetivo prazo processual, que se destina à manifestação do ato, o qual fluirá após o ato de ciência ou automaticamente se transcorrido o prazo procedimental.

Qual o prazo para intimação da sentença?

§ 2º Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas. § 3º Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 (cinco) dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte.

O que significa decorrido o prazo legal?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

O que acontece depois de decorrido o prazo?

Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, e se não fez, é porque aceita o ato como perfeito, operando-se a preclusão do seu direito de se manifestar no processo.

Quais são as etapas de um processo judicial?

Este é dividido em cinco fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executiva.

O que acontece se advogado perder o prazo?

Já o projeto de lei estabelece sanções que vão desde a advertência, censura e multa até a suspensão e interdição do exercício profissional. Pelo texto, a perda de prazo poderá levar inclusive à exclusão do advogado da OAB, no caso de reincidência de suspensão.

Quando o réu não se manifesta no prazo?

Há revelia, portanto, quando o réu permanece em silêncio após ser citado, não apresentando sua resposta às alegações do autor e não comparecendo ao processo. Neste caso, ele é julgado mesmo sem ter se pronunciado, por exemplo.

Quais são os prazos do juiz?

Os juízes singulares darão seus despachos e decisões dentro dos prazos seguintes, quando outros não estiverem estabelecidos: I - de dez dias, se a decisão for definitiva, ou interlocutória mista; II - de cinco dias, se for interlocutória simples; III - de um dia, se se tratar de despacho de expediente.

Qual é a consequência para a parte que não cumpre um prazo processual?

Além da preclusão, que pode levar à perda do processo, a perda de prazo processual pelo advogado pode manchar a reputação do profissional. Isso porque sua negligência pode trazer consequências irreparáveis para o cliente.

Qual o prazo para o juiz se manifestar nos autos?

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

Qual prazo máximo de um processo?

Tempo de tramitação dos processos no Brasil

Tribunais Superiores: 1 ano e 7 meses; Trabalho: 2 anos e 8 mês; Federal: 5 anos e 2 meses.

Qual a importância do cumprimento dos prazos jurídicos?

No meio jurídico, lidar com a gestão de prazos processuais é essencial para garantir o sucesso de seu departamento. Uma boa gestão de prazos processuais permite otimizar tempo e trabalho com uma rotina menos desgastante.

Qual a importância do cumprimento dos prazos?

Atualmente, a importância que existe no cumprimento de prazos é grande, sendo ela impactante nos mais diversos setores. De fato, é uma característica essencial para o profissionalismo. Em um mercado competitivo, não existe espaço para falhas, e sem dúvidas, o descumprimento de prazos é uma enorme falha.

Como saber se o prazo e em dias úteis ou corridos?

No geral, prazos determinados em dias são contados em dias úteis, enquanto prazos determinados em horas, meses ou anos são contados em dias corridos.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para ir em busca de um emprego?
Artigo seguinte
Qual óleo passar na cabeça do bebê?