O que é o plano de trabalho?

Perguntado por: Adriana Miriam Moura de Vieira  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

O Plano de Trabalho é um quadro que sintetiza a parte operacional do projeto. Apesar deste quadro não ser solicitado em todos os editais, ele pode ser muito útil na execução do projeto, podendo ser elaborado independentemente da exigência do financiador.

O que é uma plano de trabalho?

Plano de trabalho é um instrumento que será avaliado após a efetivação do cadastro do proponente e deverá conter, no mínimo: Justificativa para a celebração do convênio; ... Cronograma de execução do objeto, cronograma de desembolso e plano de aplicação dos recursos a serem desembolsados pelo concedente.

Qual o objetivo de um plano de trabalho?

Um plano de trabalho é uma ferramenta utilizada para organizar e sistematizar informações relevantes para a realização de um projeto, uma investigação ou uma tarefa específica com objetivos e metas definidos. ... Ou seja, o período deve ser definido dependendo das metas propostas.

Quais são os elementos que compõe o plano de trabalho?

Embora não haja uma modelo definido de PTD, existem alguns elementos que nele devem ser contemplados, são eles: identificação, conteúdos (estruturantes, básicos e específicos), justificativa/objetivos do conteúdo, encaminhamento metodológico do conteúdo/recursos didáticos, avaliação (critérios e instrumentos) e ...

Como elaborar um plano de trabalho?

Como montar um modelo de projeto?
  1. Identifique as informações importantes. ...
  2. Defina uma EAP (estrutura analítica de projetos) ...
  3. Monte o cronograma. ...
  4. Estabeleça os responsáveis e o papel de cada um. ...
  5. Apresente o modelo de trabalho passo a passo. ...
  6. Simule as atividades.

PLANO DE TRABALHO

36 questões relacionadas encontradas

Como fazer um projeto passo a passo?

12 passos para planejar um projeto
  1. Defina o escopo. ...
  2. Identifique os apoiadores do seu projeto. ...
  3. Determine os recursos disponíveis. ...
  4. Construa um cronograma detalhado. ...
  5. Liste as grandes etapas. ...
  6. Quebre em pequenas etapas. ...
  7. Desenvolva um plano preliminar. ...
  8. Crie seu plano de projeto base.

Como se faz um projeto básico?

Como fazer um Plano de Projeto Básico
  1. O que é o projeto – Define do que se trata o projeto, quem será seu gerente e quais as expectativas iniciais de Tempo e Custo. ...
  2. Objetivo – Qual o objetivo principal do projeto? ...
  3. Justificativa – Explicar o motivo pelo qual o projeto existe.

Quais as principais ações que devem estar em um plano de trabalho?

Deve-se conter: as etapas que serão realizadas durante o trabalho, como início, meio e fim do trabalho; a definição do que será abordado no trabalho de forma clara e concisa; as ferramentas que serão utilizadas para o desenvolvimento do trabalho; o tempo que levará para cumprimento do prazo e as estratégias que devem ...

Quais são os elementos básicos que devem conter o PPP?

Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:
  • missão;
  • clientela;
  • levantamento de dados sobre aprendizagem;
  • relacionamento com a família;
  • recursos;
  • diretrizes pedagógicas — que envolvem: concepção metodológica, avaliação e currículo;
  • plano de ação — que é o desdobramento do PPP no Plano Escolar Anual.

Quais são os elementos indispensáveis à estrutura do PPP?

A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.

Que é plano de trabalho em projeto de pesquisa?

Um plano de trabalho para projeto de pesquisa nada mais é do que um guia que geralmente reúne e reflete por escrito os passos que devem ser dados na hora de elaborar um projeto de estudo científico. ... Planejamento para definir os passos que serão dados. Organização dos recursos para que tais passos possam ter seu lugar.

O que é o plano de trabalho docente?

O Plano de Trabalho Docente - PTD é a forma de o professor se organizar para ministrar suas aulas. Parte dos professores já o pratica, muitos anotam num caderno todo o conteúdo que passarão para o aluno, porém os professores mais experientes nem precisariam disso.

Qual a diferença entre plano de trabalho e cronograma?

Os planos do projeto são muitas vezes criados utilizando-se de uma ferramenta de processamento de texto e distribuído às partes interessadas. Os cronogramas de projetos são geralmente criados como parte de um pacote de software de gerenciamento de projetos ou ferramentas independentes, como o Microsoft Project.

Qual a diferença entre plano de trabalho e projeto de pesquisa?

O plano de trabalho consiste em uma das etapas do projeto de pesquisa sendo necessário escolher um projeto de pesquisa no qual ele será inserido. ... Após essa fase inicial, o pesquisador deve cadastrar um plano de trabalho para cada discente que participará dos projetos de pesquisa.

Quais são as três partes mais importantes do PPP?

Segundo Vasconcellos (2010) o PPP está estruturado em três marcos, são eles: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. De início é preciso analisar o contexto em que a instituição está inserida, isto é a delimitação da situação atual, e para tal análise nos amparamos nos estudos.

Quais são os elementos que constituem a prática pedagógica?

Segundo Cordeiro (2010), os elementos são: objetivos; avaliação, professor/aluno, plano de aula, conteúdos. Desse modo, a didática se constitui o modo como se organiza a aula, o conjunto de elementos que, determinam como se efetiva a prática docente.

Quais são os três momentos do PPP?

Assim, a construção do PPP é marcada por três atos distintos: a) O primeiro, ato situacional que descreve a realidade da escola; b) Ato Conceitual que explana sobre a relação sociedade-homem que almeja formar; c) Ato Operacional que são ações sendo operacionalizadas.

Quantas e quais são as etapas de um plano de ação?

Para aprender como fazer um plano de ação, é preciso se concentrar em cinco pilares fundamentais: a iniciação do projeto (traçando os principais objetivos e metas), o planejamento (estabelecendo as ações), a execução (tomando as medidas), o monitoramento (avaliando os resultados) e o encerramento (documentando o que ...

Como elaborar um plano de ação em segurança do trabalho?

Veja como criar um plano de segurança do trabalho em 6 passos
  1. Mapeie os riscos. ...
  2. Levante os EPIs necessários. ...
  3. Promova treinamentos regulares. ...
  4. Padronize os processos. ...
  5. Documente os acidentes ocorridos. ...
  6. Defina as equipes de trabalho.

O que é um plano de ação exemplos?

Um plano de ação é uma maneira de planejar quais as ações necessárias que devem ser tomadas para alcançarmos um objetivo. É um planejamento metodológico no qual são definidas as metas da empresa ou pessoa, as etapas necessárias, os responsáveis por cada detalhe e o monitoramento do projeto.

O que deve constar no projeto básico?

São exemplos de conteúdo de um projeto básico a descrição detalhada do objeto a ser contratado, dos serviços a serem executados, sua frequência e periodicidade, características do pessoal, materiais e equipamentos a serem fornecidos e utilizados, procedimentos a serem seguidos, cuidados, deveres, disciplina, gestão da ...

Quais são as etapas para elaboração de um projeto?

Quais são todas as 5 fases de um projeto?
  1. Iniciação. A iniciação é, como o próprio nome diz, a fase inicial de qualquer projeto. ...
  2. Planejamento. ...
  3. Execução. ...
  4. Monitoramento e Controle. ...
  5. Encerramento.

O que falar em um projeto?

Se você vai ter que apresentar oralmente o projeto, aqui estão 3 dicas para melhor apresentar seu projeto:
  1. Planeje a apresentação oral. ...
  2. Conte uma história. ...
  3. Defenda seu ponto de vista e aceite críticas construtivas.

Como criar um projeto do zero?

Aprenda como construir do zero um modelo de projeto eficiente
  1. Liste as informações mais relevantes. ...
  2. Defina seu escopo de maneira clara. ...
  3. Formalize os meios de comunicação. ...
  4. Avalie muito bem a alocação das pessoas. ...
  5. Monte a estrutura analítica do seu projeto. ...
  6. Preste atenção nos seus indicadores. ...
  7. Controle o seu cronograma.

Qual é a estrutura de um projeto?

Estrutura do projeto – Apresentação, objetivos, finalidade, viabilidade, orçamento, cronograma, planos de ação e formatação. ... Um modelo mental de projeto é formado por conceitos (como, por exemplo, recursos, stakeholders, entregas, riscos) e pelas relações que podem ser estabelecidas entre esses conceitos.

Artigo anterior
O que significa a palavra pessoa especial?
Artigo seguinte
Quem tem insuficiência cardíaca pode arrancar dente?