O que é o onboarding?

Perguntado por: Núria Lia de Sousa  |  Última atualização: 23. Dezember 2021
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Traduzido de inglês-

O que é onboarding de uma empresa?

Para entender o que é onboarding, podemos começar pelo termo. Traduzido significa “a bordo” ou “embarcar”. Trata-se, portanto, de um processo de integração de novos membros em uma empresa. Deste modo, o novo colaborador fica familiarizado com a missão e os valores da empresa de forma mais eficiente.

Para que serve o onboarding?

Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores. Seu objetivo é acelerar a aprendizagem e a absorção de informações necessárias sobre a empresa. Ou seja, fazer com que a pessoa se sinta familiarizada e acolhida o mais rápido possível para que ela possa cumprir plenamente a sua função ali dentro.

Como funciona o processo de onboarding?

O que é o processo de onboarding? O processo de onboarding se constitui de uma série de ações organizadas pelas empresas para os novos colaboradores contratados serem recebidos e integrados com colegas e o ambiente de trabalho. Esse processo é composto por diferentes tarefas que envolvem todos os departamentos.

O que ter em um onboarding?

9 ações para fazer um onboarding incrível
  1. Planeje a jornada do onboarding. ...
  2. Comece o onboarding o quanto antes. ...
  3. Encante na apresentação da empresa. ...
  4. Prepare um kit de boas-vindas criativo. ...
  5. Deixe a estação de trabalho pronta. ...
  6. Garanta uma recepção memorável. ...
  7. Nomeie um responsável para acompanhar o colaborador.

Onboarding: o que é, como fazer e as vantagens que ele traz para a empresa

30 questões relacionadas encontradas

Como criar um processo de onboarding?

Como implementar onboarding?
  1. Defina o objetivo. Antes de criar seu projeto, você precisa definir o objetivo desse processo. ...
  2. Baseie-se nos 4 Cs. ...
  3. Monte um cronograma. ...
  4. Determine os KPIs de cada cargo. ...
  5. Documente todo o processo. ...
  6. Compartilhe com os gestores. ...
  7. Acompanhe a execução.

Como fazer onboarding de colaboradores?

Para isso, precisa apresentar ao recém-contratado uma visão geral do funcionamento da empresa, assim como a missão e valores da organização. Dentro desse pacote, não podem faltar quais os principais objetivos da empresa e os impactos do cargo que o profissional irá assumir para alcançá-los.

Como você acha que deve ser o processo de onboarding do novo contratado?

Checklist para receber o novo funcionário
  1. Providencie tudo que ele precisará para trabalhar: desde a cadeira até o computador;
  2. Configure a conta de e-mail dele e das demais ferramentas;
  3. Providencie guias para os softwares que ele terá que usar;
  4. Avise os demais integrantes da equipe sobre a sua chegada e seu nome;

Quais os principais benefícios de um processo de onboarding?

Benefícios do onboarding
  • Redução de turnover. Não existe nada pior do que dedicar tempo e investimento financeiro em um colaborador que não tem a intenção de ficar na organização. ...
  • Impacto na produtividade. ...
  • Fortalecimento da equipe com o onboarding. ...
  • Fortalecimento dos valores da empresa. ...
  • Redução de erros.

Quanto tempo dura um onboarding?

Para ser mais completo e realmente ser considerado um Onboarding, o ideal é que esse processo dure o tempo de experiência de um funcionário, normalmente três meses.

O que faz um Buddy?

O Buddy pode ser tanto alguém da equipe do recém-chegado quanto um colega de outra área. Como missão, ele deve ser a “ponte” entre o novo contratado e a empresa, auxiliando-o no que for preciso. O Buddy também recebe uma verba para levar o novo colaborador para almoçar com o time.

O que é o turnover de uma empresa?

Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. Hoje, vou te ajudar a entender o que é turnover.

O que é onboarding em Customer Success?

Em resumo, o onboarding consiste em ajudar o seu cliente a ter o melhor resultado possível com o que você vendeu para ele. Este é o papel do Customer Success Manager no ongoing, ou seja, ao longo de toda a jornada do cliente na sua empresa, mas isso é tópico para outro post.

O que é onboarding Digital?

O onboarding digital é uma oportunidade para apresentar, logo na chegada à empresa, os objetivos do negócio, além disso ele possibilita: Apresentar os procedimentos básicos; Apresentar a missão, a visão e os valores; Apresentar a rotina de trabalho do colaborador.

O que é uma Ongoing?

O ongoing é a etapa do customer success onde o principal objetivo é manter os clientes ativos e engajados. Por isso, busca-se adotar uma postura consultiva e que demonstre ao cliente que a solução vendida a ele realmente resolve seus problemas.

Qual a diferença entre onboarding e ativação?

Outro motivo importante ao definir a ativação, é reduzir o número de cancelamentos de contratos durante o Ongoing (processo após o onboarding), principalmente se a sua empresa trabalha com receita recorrente, onde o setor de pós-venda, ou Customer Success, é focado em manter o maior tempo possível dos clientes na base, ...

Como fazer um treinamento de boas vindas?

Treinamento de equipe: como fazer para novos funcionários
  1. Crie uma política de boas-vindas na empresa. ...
  2. Aproveite o conhecimento dos colaboradores mais experientes. ...
  3. Ofereça treinamentos de qualidade. ...
  4. Estabeleça metas claras. ...
  5. Use a tecnologia a favor do desenvolvimento da equipe. ...
  6. Faça treinamentos periódicos.

Como comunicar a chegada de um novo colaborador?

Anuncie a chegada dele com um e-mail de boas-vindas para a equipe e/ou empresa no início do dia. Avise a recepção sobre chegada do novo colaborador para que ele possa ser bem recebido. Apresente-o à equipe e faça um tour em todo o local de trabalho. Assim, ele conhecerá todo o espaço e as pessoas.

Como fazer onboarding online?

Dicas para estruturar o onboarding online
  1. Deixe tudo claro no momento de contratação. ...
  2. Prepare a chegada do novo funcionário. ...
  3. Envie as ferramentas de trabalho para a casa do contratado. ...
  4. Invista em ferramentas de comunicação. ...
  5. Agende reuniões de integração por meio das ferramentas. ...
  6. Redução do turnover. ...
  7. Alinhamento à cultura.

Como melhorar o onboarding?

Elas são:
  1. Crie um “kit de Boas-vindas” online;
  2. Selecione os Mentores dos Novos Colaboradores;
  3. Defina quais serão os programas utilizados e os apresente ao novo colaborador;
  4. Utilize um Sistema de Projetos e Apontamentos para criar as demandas para o novo colaborador;

Como avaliar o onboarding?

Organizações não precisam utilizar todos esses métodos para determinar se o programa de onboarding é efetivo. Use um método de avaliação que esteja alinhado com a sua cultura. Se você é uma companhia de números, utilize métodos quantitativos. Se você é uma empresa que conta uma história, use métodos qualitativos.

O que é o onboarding de clientes?

O onboarding de clientes se trata basicamente de um processo que envolve os estágios iniciais de contato de um cliente com a sua empresa. Nessa fase de interação os profissionais serão responsáveis por guiar o cliente no uso do produto ou serviço após a compra.

O que é jornada de onboarding?

O processo de onboarding começa imediatamente após a compra. O objetivo é começar o trabalho o quanto antes, seja o funcionamento do produto ou o início do serviço. A essência do onboarding é capacitar e empoderar o cliente a usar seu produto em todo seu potencial.

O que é E-mail onboarding?

Onboarding é o processo de familiarizar novos clientes ou usuários com o seu produto para reduzir a sua taxa de cancelamento, aumentar o engajamento, construir relacionamentos de longo prazo com o cliente e melhorar o LTV.

Quando ocorre o turnover?

Turnover é uma palavra que está relacionada a alta rotatividade de colaboradores dentro da empresa. Essas constantes entradas e saídas podem ser um sinal de alerta para você rever sua política de recursos humanos. O turnover é causado por duas situações: demissão ou pedido de demissão.

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