O que é o onboarding?
Perguntado por: Núria Lia de Sousa | Última atualização: 23. Dezember 2021Pontuação: 5/5 (13 avaliações)
Traduzido de inglês-
O que é onboarding de uma empresa?
Para entender o que é onboarding, podemos começar pelo termo. Traduzido significa “a bordo” ou “embarcar”. Trata-se, portanto, de um processo de integração de novos membros em uma empresa. Deste modo, o novo colaborador fica familiarizado com a missão e os valores da empresa de forma mais eficiente.
Para que serve o onboarding?
Onboarding é o processo de integração de novos colaboradores. Seu objetivo é acelerar a aprendizagem e a absorção de informações necessárias sobre a empresa. Ou seja, fazer com que a pessoa se sinta familiarizada e acolhida o mais rápido possível para que ela possa cumprir plenamente a sua função ali dentro.
Como funciona o processo de onboarding?
O que é o processo de onboarding? O processo de onboarding se constitui de uma série de ações organizadas pelas empresas para os novos colaboradores contratados serem recebidos e integrados com colegas e o ambiente de trabalho. Esse processo é composto por diferentes tarefas que envolvem todos os departamentos.
O que ter em um onboarding?
- Planeje a jornada do onboarding. ...
- Comece o onboarding o quanto antes. ...
- Encante na apresentação da empresa. ...
- Prepare um kit de boas-vindas criativo. ...
- Deixe a estação de trabalho pronta. ...
- Garanta uma recepção memorável. ...
- Nomeie um responsável para acompanhar o colaborador.
Onboarding: o que é, como fazer e as vantagens que ele traz para a empresa
Como criar um processo de onboarding?
- Defina o objetivo. Antes de criar seu projeto, você precisa definir o objetivo desse processo. ...
- Baseie-se nos 4 Cs. ...
- Monte um cronograma. ...
- Determine os KPIs de cada cargo. ...
- Documente todo o processo. ...
- Compartilhe com os gestores. ...
- Acompanhe a execução.
Como fazer onboarding de colaboradores?
Para isso, precisa apresentar ao recém-contratado uma visão geral do funcionamento da empresa, assim como a missão e valores da organização. Dentro desse pacote, não podem faltar quais os principais objetivos da empresa e os impactos do cargo que o profissional irá assumir para alcançá-los.
Como você acha que deve ser o processo de onboarding do novo contratado?
- Providencie tudo que ele precisará para trabalhar: desde a cadeira até o computador;
- Configure a conta de e-mail dele e das demais ferramentas;
- Providencie guias para os softwares que ele terá que usar;
- Avise os demais integrantes da equipe sobre a sua chegada e seu nome;
Quais os principais benefícios de um processo de onboarding?
- Redução de turnover. Não existe nada pior do que dedicar tempo e investimento financeiro em um colaborador que não tem a intenção de ficar na organização. ...
- Impacto na produtividade. ...
- Fortalecimento da equipe com o onboarding. ...
- Fortalecimento dos valores da empresa. ...
- Redução de erros.
Quanto tempo dura um onboarding?
Para ser mais completo e realmente ser considerado um Onboarding, o ideal é que esse processo dure o tempo de experiência de um funcionário, normalmente três meses.
O que faz um Buddy?
O Buddy pode ser tanto alguém da equipe do recém-chegado quanto um colega de outra área. Como missão, ele deve ser a “ponte” entre o novo contratado e a empresa, auxiliando-o no que for preciso. O Buddy também recebe uma verba para levar o novo colaborador para almoçar com o time.
O que é o turnover de uma empresa?
Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores. Hoje, vou te ajudar a entender o que é turnover.
O que é onboarding em Customer Success?
Em resumo, o onboarding consiste em ajudar o seu cliente a ter o melhor resultado possível com o que você vendeu para ele. Este é o papel do Customer Success Manager no ongoing, ou seja, ao longo de toda a jornada do cliente na sua empresa, mas isso é tópico para outro post.
O que é onboarding Digital?
O onboarding digital é uma oportunidade para apresentar, logo na chegada à empresa, os objetivos do negócio, além disso ele possibilita: Apresentar os procedimentos básicos; Apresentar a missão, a visão e os valores; Apresentar a rotina de trabalho do colaborador.
O que é uma Ongoing?
O ongoing é a etapa do customer success onde o principal objetivo é manter os clientes ativos e engajados. Por isso, busca-se adotar uma postura consultiva e que demonstre ao cliente que a solução vendida a ele realmente resolve seus problemas.
Qual a diferença entre onboarding e ativação?
Outro motivo importante ao definir a ativação, é reduzir o número de cancelamentos de contratos durante o Ongoing (processo após o onboarding), principalmente se a sua empresa trabalha com receita recorrente, onde o setor de pós-venda, ou Customer Success, é focado em manter o maior tempo possível dos clientes na base, ...
Como fazer um treinamento de boas vindas?
- Crie uma política de boas-vindas na empresa. ...
- Aproveite o conhecimento dos colaboradores mais experientes. ...
- Ofereça treinamentos de qualidade. ...
- Estabeleça metas claras. ...
- Use a tecnologia a favor do desenvolvimento da equipe. ...
- Faça treinamentos periódicos.
Como comunicar a chegada de um novo colaborador?
Anuncie a chegada dele com um e-mail de boas-vindas para a equipe e/ou empresa no início do dia. Avise a recepção sobre chegada do novo colaborador para que ele possa ser bem recebido. Apresente-o à equipe e faça um tour em todo o local de trabalho. Assim, ele conhecerá todo o espaço e as pessoas.
Como fazer onboarding online?
- Deixe tudo claro no momento de contratação. ...
- Prepare a chegada do novo funcionário. ...
- Envie as ferramentas de trabalho para a casa do contratado. ...
- Invista em ferramentas de comunicação. ...
- Agende reuniões de integração por meio das ferramentas. ...
- Redução do turnover. ...
- Alinhamento à cultura.
Como melhorar o onboarding?
- Crie um “kit de Boas-vindas” online;
- Selecione os Mentores dos Novos Colaboradores;
- Defina quais serão os programas utilizados e os apresente ao novo colaborador;
- Utilize um Sistema de Projetos e Apontamentos para criar as demandas para o novo colaborador;
Como avaliar o onboarding?
Organizações não precisam utilizar todos esses métodos para determinar se o programa de onboarding é efetivo. Use um método de avaliação que esteja alinhado com a sua cultura. Se você é uma companhia de números, utilize métodos quantitativos. Se você é uma empresa que conta uma história, use métodos qualitativos.
O que é o onboarding de clientes?
O onboarding de clientes se trata basicamente de um processo que envolve os estágios iniciais de contato de um cliente com a sua empresa. Nessa fase de interação os profissionais serão responsáveis por guiar o cliente no uso do produto ou serviço após a compra.
O que é jornada de onboarding?
O processo de onboarding começa imediatamente após a compra. O objetivo é começar o trabalho o quanto antes, seja o funcionamento do produto ou o início do serviço. A essência do onboarding é capacitar e empoderar o cliente a usar seu produto em todo seu potencial.
O que é E-mail onboarding?
Onboarding é o processo de familiarizar novos clientes ou usuários com o seu produto para reduzir a sua taxa de cancelamento, aumentar o engajamento, construir relacionamentos de longo prazo com o cliente e melhorar o LTV.
Quando ocorre o turnover?
Turnover é uma palavra que está relacionada a alta rotatividade de colaboradores dentro da empresa. Essas constantes entradas e saídas podem ser um sinal de alerta para você rever sua política de recursos humanos. O turnover é causado por duas situações: demissão ou pedido de demissão.
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