O que é o nada filosofia?

Perguntado por: Bruna Brito de Jesus  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

"Nada", usado como pronome indefinido, é a ausência de algo ou coisa particular que se possa esperar ou desejar estar presente, "nada foi encontrado", ou alguma coisa, "não gostaria de comer nada?". Como substantivo masculino, denota a não existência, o que não existe, o vazio.

O que é o nada na filosofia?

Filosofia ocidental. Ao pensar-se no "nada", associamos à nossa mente a ausência de qualquer coisa que seja, o vazio absoluto. O nada foi pensado como conceito pelos filósofos que questionavam inclusive se "o nada existe?".

O que é a teoria do nada?

A Teoria do Nada surge com a pretensão altaneira de aclarar as dúvidas existenciais que atormentam a humanidade. De onde viemos e o que somos, como viemos e para onde vamos, são perguntas sem respostas que martirizam a marcha do homem sobre a Terra.

O que é o nada absoluto?

O “nada absoluto” constitui a essência e o ponto central do conjunto do pensamento de Eckhart e é, freqüentemente, simbolizado pelo “deserto sem coisa alguma”. Isto corresponderia ao dizer Zen, “vastidão sem fronteira, sem erva alguma”.

O que é o nada na física?

Na física, o conceito de 'nada' é muito difícil de definir de uma forma clara e objetiva. É importante entender que o 'nada' não é apenas a ausência de matéria ou energia, mas sim um estado onde não há nenhuma interação ou propriedade, o que é algo quase impossível de se conseguir na Natureza.

O NADA EXISTE? Uma Breve História do Vazio

37 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre o nada e o vazio?

Vazio seria um espaço sem matéria, nem campo, nem radiação. Isso não existe no Universo. Mesmo o vácuo perfeito não existe. Nada seria a ausência inclusive de espaço vazio, bem como de passagem de tempo.

Não é nada o que significa?

1- Não ser nenhuma coisa. 2- Não ter nenhum parentesco e também não ter nenhum vínculo social em relação à outrem.

O que é o nada em Heidegger?

O nada na obra de Heidegger exerce uma função enquanto possibilidade pela qual o ser-aí humano pode entrar numa relação com a totalidade do ente. Nela o nada é imprescindível na medida em que é através dele (nele suspenso) que o ser-aí humano entra em relação com o ente em sua totalidade.

Como o mundo surgiu do nada?

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

Como o universo pode surgir do nada?

O fato de o nada poder produzir universos diferentes é, na verdade, bem simples. A mecânica quântica nos mostra que tudo está acontecendo ao mesmo tempo e que todas as possibilidades são realizadas. Mesmo em um espaço vazio, há partículas saindo do nada, constantemente. Não apenas isso acontece, como é vital.

O que é o nada para Nietzsche?

Querer o nada é investir na negação, não na afirmação. É o inverso da moral natural de Nietzsche, é o inverso da vida, ainda assim, uma afirmação de que é melhor sobreviver a permanecer doente.

Qual filósofo não escreveu nada?

Sócrates foi um filósofo grego que viveu em Atenas no século V a.C. Ele é conhecido por ter criado o método socrático de questionamento e por sua influência na filosofia ocidental. Sócrates nunca escreveu nada, então tudo o que se sabe sobre ele vem dos escritos de seus discípulos Platão e Xenofonte.

Por que Sócrates nunca escreveu nada?

Ele tinha como foco unir o saber ao fazer. Não há registros e obras escritas por Sócrates. Naquela época, havia dificuldades em guardar material escrito. Além disso, relatos apontam que ele considerava a tradição oral mais importante.

Qual é a ideia de Heidegger?

Diante das ciências e da técnica, Heidegger defende a necessidade de resgatar pensamento do ser como uma tarefa primordial da existência humana e que nos possibilita fazer as perguntas em torno do sentido que os entes, o Ser em geral e nós mesmos possuímos.

O que Heidegger fala?

Heidegger define a abertura que somos como constituída de maneira co-originária pela compreensão, disposição e discurso, cabendo a este último existencial o caráter de fundamento ontológico da linguagem.

Qual é o pensamento de Heidegger?

Heidegger afirma que o homem é sempre um ser-no-mundo, ou seja, um ser-em-situação. Porém, que ele não está preso à situação em que se encontra; mas sim, sempre aberto para tornar-se algo novo. O segundo traço existencial / fundamental característico de ser é a existência (conceito citado anteriormente).

O que significa a expressão de nada?

Significado de “de nada”

É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.

O que significa a expressão que nada?

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, por nada, disponha, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu, dispõe, à disposição, ao dispor, ao seu serviço.

O que pode substituir a palavra nada?

1 coisa nenhuma, coisa alguma, nadinha, patavina, nicles, bulhufas, lhufas, zero, nenhum. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. De modo nenhum: 2 de modo nenhum, de jeito nenhum, não, em grau nenhum, absolutamente.

O que vem depois do universo?

Ao infinito e além

"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física.

O que existe do lado de fora do universo?

Nada. Tudo o que existe faz parte do Universo. Fora do Universo não há, nem, espaço vazio.

O que quer dizer antes de mais nada?

“Antes de mais nada” (que significa “em primeiro lugar”) é mais uma expressão do português que, embora tenha uma história nobre e bonita, vem sofrendo nos últimos tempos com a patrulha de quem tenta enquadrar a língua em moldes de pensamento literais demais. É perda de tempo condená-la ou dar ouvidos a quem a condena.

O que é o vazio na psicanálise?

Não há silêncio vazio ou pleno, o silêncio é o "tempo implicado da palavra". "O vazio pode ser silencioso, mas ele não é por causa disso o silêncio: ele é a abertura da fala sobre ela mesma. A fala se conhece a partir de seu vazio quando as palavras não garantem mais nada." (Fédida, 1978, p. 289).

O que é o vazio existencial?

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

Artigo anterior
O que fazer depois de pagar o ITBI?
Artigo seguinte
Qual é a importância da leitura compartilhada?