O que é o More Legal?

Perguntado por: Fábio Mendes  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

Em sua acepção mais restrita, o direito, em seu sentido objetivo, é o sistema de normas que regula as condutas humanas por meio de direitos e deveres.

Para que serve o More Legal?

No ano de 1995, o então Corregedor-Geral da Justiça Desembargador Décio Antonio Erpen, idealizou o Projeto More Legal, que teve como finalidade permitir e facilitar a regularização de loteamentos, desmembramentos e fracionamento de imóveis urbanos para fins populares, em situações consolidadas, assim entendidas aquelas ...

O que significa a palavra Reurb?

A Regularização Fundiária Urbana - Reurb abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes .

É permitido vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado?

Seja qual for o caso, se clandestino ou irregular, as vendas dos lotes são vedadas legalmente. A lei de parcelamento do solo urbano já alerta em seu art. 37, que “É vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado”.

O que é considerado um loteamento?

§ 1o Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

MORE LEGAL

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se o loteamento é legal?

Você deve procurar imediatamente a Prefeitura e informa a situação. Pode ser que esse terreno esteja em áreas em que é proibida qualquer tipo de intervenção, como por exemplo, área de APP – Áreas de Preservação Permanente (topo e encostas de morros, margem de rios, e áreas próximas de nascentes).

Qual a diferença entre terreno e loteamento?

Sendo assim, um terreno pode ser dividido em várias partes, às quais chamamos de lotes. Portanto, dentro de um terreno podem existir centenas de lotes. Além disso, quando uma pessoa ou empresa compra um terreno e divide em vários lotes, que geralmente são do mesmo tamanho, ela estará fazendo um loteamento.

Quantos metros tem que ter um terreno para desmembrar?

Deve-se respeitar as medidas mínimas de lote pelo município, isso varia também de acordo com a localização, por exemplo, no caso de um imóvel na área urbana da cidade, é comum a área mínima ser de 250m² ou 360m², enquanto na área rural é o mínimo geralmente fica entre 2 hectares (20.000 m²) e 5 hectares (50.000 m²).

O que acontece se comprar um terreno sem escritura?

Ao compra um imóvel sem escritura, o comprador se coloca em risco junto ao seu bem. Isso acontece porque a escritura é o documento que comprova quem é o proprietário do imóvel. Sem saber quem é o dono da propriedade, diversos problemas podem aparecer. Saiba quais são e como se proteger.

É possível vender um terreno sem escritura?

Em alguns casos específicos, é possível encontrar soluções alternativas para a venda de um imóvel sem escritura. Por exemplo, em situações de herança, é possível realizar uma venda por meio de um inventário extrajudicial, desde que todos os herdeiros estejam de acordo.

Quem paga o Reurb?

Para a REURB-S, independentemente da dominialidade da área, os custos recaem sobre o Poder Público.

Quais áreas não se aplica a Reurb?

A Reurb não se aplica aos núcleos urbanos informais situados em áreas indispensáveis à segurança nacional ou de interesse da defesa, assim reconhecidas em decreto do Poder Executivo federal.

Quais profissionais podem fazer Reurb?

Em resumo, os legitimados para requerer a Reurb são o poder público, os possuidores de imóveis situados em áreas urbanas ocupadas irregularmente, cooperativas habitacionais e organizações sociais, e os titulares de direito de uso sobre imóveis públicos ou privados situados em áreas urbanas ocupadas irregularmente.

O que é uma gleba legal?

Gleba Legal (Rural):

Planta do imóvel localizado (A anuência dos lindeiros será dada na escritura);

Como regularizar imóvel que só tem documento do terreno?

Para regularizar um imóvel sem escritura o comprador, ou atual possuidor, deve fazer a sua matrícula em um Cartório de Registro de Imóveis. Este documento será uma identidade do imóvel, contendo todo seu histórico. Deve-se também levantar toda a documentação existente do imóvel, como dados dos donos anteriores.

É possível vender imóvel sem escritura?

Sem o registro da escritura, o comprador não será reconhecido como o proprietário legal do imóvel. Negociar por meio de um contrato de gaveta pode ser arriscado para o comprador, pois ele não possui a mesma proteção legal completa que uma escritura pública oferece.

É possível vender um imóvel sem registro?

Quem não tem o Registro do imóvel no próprio nome, só pode vender o que tem. Como assim? Simples, só pode vender a POSSE.

De quem é a responsabilidade de pagar o desmembramento de um terreno?

O desmembramento de terreno pode implicar no pagamento de taxas e impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Essas taxas são de responsabilidade do proprietário e devem ser pagas de acordo com a legislação tributária do município.

Qual a diferença entre dividir e desmembrar um imóvel?

1.1) Diferença entre Desmembramento e Divisão: No desmembramento não ocorre a concentração de titularidade do imóvel, ao contrário do que ocorre na divisão.

Como desmembrar um terreno em partes iguais para os herdeiros?

Como é feito o desmembramento?
  1. Requerimento assinado pelo dono da propriedade;
  2. Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
  3. Levantamento topográfico do imóvel a ser desmembrado;
  4. Planta da propriedade e memorial descritivo;
  5. Certidão negativa de tributos municipais;
  6. Comprovação de pagamento da taxa;

Quantos metros quadrados posso construir no terreno?

Ele varia entre 1 (a maioria na cidade) e 2,5 vezes a área do terreno. Ou seja, se o coeficiente é 1, pode-se levantar uma edificação com a mesma metragem do imóvel em questão. Se o coeficiente for 2, é permitido que se construa o dobro da área do terreno. O Coeficiente Máximo varia entre 2 e 4.

Qual é o tamanho padrão de um lote?

O tamanho mínimo de um lote é 125 m², conforme estabelecido pela lei federal nº. 6766/79. A legislação ainda prevê um tamanho mínimo de 5 m para a frente do lote. Demais especificações podem variar de acordo com a cidade, como os recuos das laterais e dos fundos, alterando a área útil de cada lote.

O que saber antes de comprar um loteamento?

Como fazer uma boa compra de terreno?
  1. Tipo de loteamento. Você prefere a economia de um loteamento aberto, os diferenciais de um loteamento fechado ou a máxima segurança de um condomínio? ...
  2. Localização. ...
  3. Áreas de Lazer. ...
  4. Tipo de terreno e posição solar. ...
  5. Valorização da região. ...
  6. Procure o apoio de um profissional especializado.

Quanto custa regularizar um loteamento?

Essa é outra dúvida comum entre os alunos, quanto custa para regularizar um terreno? O valor irá variar de acordo com o tipo de regularização necessária e as taxas de prefeitura e cartório. Em média para um terreno de 300 m² pode se ter um custo entre R$4.500,00 a R$8.000,00 para regularizar o terreno.

Quem libera loteamento?

O loteamento é registrado ex oficio, quando a prefeitura municipal se vale dos dispositivos da lei 6.766/79 para obter sua regularização e, além dos aspectos técnicos que ela envolve, sem dúvida ela compreende também o aspecto jurídico.

Artigo anterior
O que fazer para diminuir o tamanho de um arquivo PDF?
Artigo seguinte
Quem tem vesícula pode tomar leite?