O que é o método de Thiessen?

Perguntado por: Vasco Teixeira Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (8 avaliações)

O método dos Polígonos de Thiessen é indicado quando não há distribuição uniforme dos postos pluviométricos dentro da bacia hidrográfica. Consiste em atribuir um fator de peso aos totais precipitados medidos em cada posto pluviométrico, sendo estes pesos proporcionais à área de influência de cada posto.

Para que serve o método do polígono de Thiessen de um exemplo qualitativo?

O método proposto emprega o Método de Thiessen o qual usa a área da bacia e a localização das estações para traçar os polígonos e as linhas de cumeadas do relevo, que são geradas a partir de modelo digital de elevação, tornando o método proposto mais laborioso no sentido de ostentar informações de topografia.

Como calcular as isoietas?

-Métodos das Isoietas

O método de isoietas baseia-se em curvas de igual precipitação, e é considerado o mais preciso. Após anotar os valores de chuva em cada posto faz-se a junção destes traçando linhas retas interpolando linearmente os valores para os quais se pretende traçar as isolinhas.

Como calcular a média mensal de chuva?

Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros. Esse volume pode ser determinado em litros, lembrando que 1 m3 = 1000 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros.

Como Calcular média anual de chuva?

Para calcular a pluviosidade total anual é preciso fazer o somatório das pluviosidades (geralmente médias) mensais. Ou seja, somar o quantitativo de chuvas ao longo dos 12 meses do ano. Sempre que quiser a média é só somar o todo e dividir pela quantidade deles.

Precipitação da Bacia pelo Método Aritmético e Método de Thiessen

23 questões relacionadas encontradas

O que significa 40% de chuva?

Por exemplo, se o meteorologista tiver apenas 50% de certeza que a precipitação irá ocorrer, e espera que, se ela ocorrer, ela irá produzir chuva mensurável ao longo de cerca de 80% da área considerada, a PdP (chance de chuva) será de 40%. (PdP = 0,5 x 0,8 = 0,4 ou 40%).

O que são as isoietas?

Isoietas são linhas que indicam valores de igual precipitação, medida em milímetros. Assim como em um mapa topográfico as curvas de nível representam regiões de mesma cota ou altitude, as isoietas são curvas que delimitam uma área com igual precipitação.

Como determinar a precipitação?

A precipitação média sobre uma área é calculada ponderando-se a precipitação média entre isoietas sucessivas (normalmente fazendo a média dos valores de duas isoietas) pela área entre as isoietas, totalizando-se esses produtos e dividindo-se pela área total da bacia.

Como saber a intensidade pluviométrica de uma cidade?

Essa intensidade pode ser medida utilizando um pluviógrafo, calculada através de equações IDF (curva intensidade-duração-frequência) conforme demonstrado abaixo, ou adotada de acordo com a localidade do projeto conforme NBR 10844:1989.

Como fazer o método de Thiessen?

O método dos Polígonos de Thiessen é indicado quando não há distribuição uniforme dos postos pluviométricos dentro da bacia hidrográfica. Consiste em atribuir um fator de peso aos totais precipitados medidos em cada posto pluviométrico, sendo estes pesos proporcionais à área de influência de cada posto.

Quais são os métodos mais utilizados para calcular a média de precipitação em bacias hidrográficas?

As precipitações médias de maior valor foram obtidas através do método de Thiessen, atribuído ao fato de que os maiores índices pluviométricos ocorreram nas áreas de maior influência na bacia, que são levadas em consideração nesse método.

Como se calcula a precipitação de chuva?

Como se calcula o índice pluviométrico de determinada região? Para calcular esse índice, é necessário ter estações meteorológicas espalhadas com um aparelho chamado pluviômetro. Com o resultado das medições desse equipamento, podemos chegar à média de precipitação observada na região analisada.

Qual a diferença entre a média aritmética e método dos polígonos de Thiessen para cálculo da precipitação média de uma bacia?

1. O método da média aritmética é a forma mais simples e precisa de estimar a precipitação média em uma bacia hidrográfica. ... No método dos polígonos de Thiessen, também conhecido como método do vizinho mais próximo, é definida a área de influência de cada posto pluviométrico dentro da bacia hidrográfica.

Quais são os três métodos utilizados para se obter a precipitação média em uma bacia hidrográfica onde as estações pluviométricas se encontram em regiões intermediárias?

Existem três métodos para essa determinação: o método aritmético, o método de Thiessen e o método das Isoietas.

Qual é o conceito de Hidrologia?

1 - CONCEITO

- Hidrologia é a ciência que trata do estudo da água na natureza. - Hidrologia é a ciência que trata da água da terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas, e suas reações com o meio ambiente, incluindo suas relações com a vida.

O que é precipitação total?

Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.

Quais são os tipos de precipitação?

A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.

Quais são as isolinhas?

Isolinhas são linhas que unem pontos de mesmo valor. Por exemplo, as isolinhas de pressão são as isóbaras ou isobáricas. Já as isolinhas de temperatura são as isotérmicas. As isolinhas de umidade são as isoietas.

O que são isolinhas Cite dois exemplos?

O prefixo ISO é uma palavra grega que significa igual, portanto, uma isolinha deve ser uma linha que une pontos iguais. Por exemplo, uma linha traçada no mapa para se juntar todos os lugares que estão à mesma altura acima do nível do mar (altitude) é chamado de curva de nível.

Como são denominadas as isolinhas na carta Hipsométrica?

Uma isolinha (também chamada isograma, ou quando em certos mapas curva de nível, ou ainda linha de contorno, curva de contorno ou linha de mesmo valor), para uma função de várias variáveis, é uma curva que conecta os pontos em que a função tem um mesmo valor constante.

O que significa 50% chuva?

A probabilidade de chuva se dá levando em consideração as análises das fórmulas matemáticas citadas anteriormente. Um exemplo bem prático é: a probabilidade de tirar um número par em um dado, é de 50%. Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva.

Quantos milímetros de chuva é normal?

Chuva forte

Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

O que significa 6 mm de chuva?

Convencionou-se que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca. De 5 mm a 60 mm em uma hora, a chuva é moderada. Mais que isso, é forte.

Quanto é 300 mm de chuva?

30mm de chuva equivale a 30 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é muito. Mas atenção, se cair em menos de uma hora será uma chuva forte. Se demorar mais, a água tem tempo para escoar e a chuva poderá ser considerada moderada.

Artigo anterior
Qual a importância dos ritos de passagem?
Artigo seguinte
Pode ter 4 cesáreas?