O que é o livramento condicional da pena?

Perguntado por: Lisandro Daniel de Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 131 a 146 da LEP.

Quais os requisitos para o livramento condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir: mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum), mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Qual é mais vantajoso regime aberto ou livramento condicional?

Assim, na hipótese de cometimento de falta grave, o livramento condicional claramente é mais vantajoso do que aguardar o direito ao regime aberto.

Qual o tempo de duração do livramento condicional?

Uma vez concedido o livramento condicional, sua duração deve corresponder ao tempo restante da pena privativa de liberdade a ser cumprida. Esse período não pode exceder o limite de cumprimento de pena previsto no artigo 75 do Código Penal.

O que é condicional da pena?

Entende-se por Suspensão Condicional da Pena (SURSIS) o benefício concedido ao sentenciado, no qual, mediante o cumprimento de algumas condições, tem-se a execução de sua pena suspensa pelo período de 02 (dois) a 04 (quatro) anos.

Como funciona o Livramento Condicional?

26 questões relacionadas encontradas

Como funciona o regime condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Quem tem direito a suspensão condicional da pena?

77 do Código Penal: “a execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, poderá ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razões de saúde justifiquem a suspensão.”

Quando perde a liberdade condicional?

Ocorre a revogação do livramento condicional quando o apenado descumpre quaisquer das condições impostas pelo juízo no momento da concessão do livramento, ou quando venha a sofrer condenação por novo fato delituoso no curso do livramento.

Quando pode ser revogado o livramento condicional?

617 STJ: Extingue-se a pena se o livramento condicional não é suspenso ou revogado antes do término do perído de prova. ... E pode ser revogado o livramento se o condenado descumpre alguma das condições estabelecidas pelo juiz no ato de concessão do benefício.

Qual a diferença do regime aberto para o livramento condicional?

Por todo o exposto, como analisado, o regime aberto e o livramento condicional, são iguais, se não fosse por um detalhe, a pessoa que está em livramento condicional não está efetivamente cumprindo pena, mas sim, sendo monitorada no chamado “período de prova” que basicamente é o efeito de suspender o restante da pena do ...

Como é cumprida a pena em regime aberto?

O regime aberto, por sua vez, é imposto a todo réu condenado a até quatro anos de prisão, desde que não reincidente. Nesse regime, a pena é cumprida em casa de albergado ou, na falta deste, em estabelecimento adequado, como, por exemplo, a residência do réu.

Quanto tempo demora para julgar o regime aberto?

O juiz terá no máximo 15 dias para decidir sobre os pedidos de benefícios no cumprimento da pena, que terão prioridade absoluta na tramitação.

São requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido a partir do preenchimento de uma série de requisitos objetivos e subjetivos.
...
Requisitos objetivos:
  • A pena deve ser privativa de liberdade: reclusão, detenção ou prisão simples.
  • A pena concreta deve ser igual ou superior a dois anos de prisão, mesmo no caso de contravenção penal.

O que acontece quando o livramento condicional e suspenso?

LIVRAMENTO CONDICIONAL SUSPENSO. ... A impossibilidade de extinção da pena de que trata o artigo 89 do Código Penal limita-se aos casos em que o apenado responde processo ainda em livramento condicional. Suspenso o benefício, o apenado retorna ao regular cumprimento da pena. Nada impede que seja declarada extinta a pena.

Quais são as causas de revogação facultativa do livramento condicional?

São causas de revogação facultativa: o descumprimento de qualquer condição – obrigatória ou facultativa – imposta e a condenação anterior ou contemporânea ao livramento, por crime ou contravenção, a pena que não seja privativa de liberdade.

O que acontece se perder a condicional?

O preso que “quebra a condicional”, ao ser preso novamente deve cumprir o restante da pena anterior e mais a metade da nova sentença para ter outra chance de liberdade condicional, se a nova sentença for por crime hediondo, deve-se cumprir metade da primeira mais dois terços da nova.

O que acontece se violar a condicional?

O QUE ACONTECE QUANDO A LIBERDADE CONDICIONAL É VIOLADA? Se o apenado deixa de comparecer ao fórum no período previsto, sem apresentar justificação, ou é pego violando os termos de sua liberdade condicional, há uma grande chance de perder o benefício e regredir de regime, voltando para a prisão.

É possível falta grave durante o livramento condicional?

Súmula 441 do STJ: "A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional." Súmula 535 do STJ: "A prática de falta grave não interrompe o prazo para fim de comutação de pena ou indulto."

Como funciona a suspensão da pena?

O sursis é concedido pelo juiz na própria sentença. Haverá a condenação do réu a uma pena privativa de liberdade (PPL), mas o juiz no mesmo ato, desde que presentes os requisitos legais, concede a suspensão condicional da pena ao réu.

O que são requisitos objetivos?

Um requisito consiste na definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto deve atender. Os requisitos definem o que é necessário e dão foco à equipe do projeto. Eles são o método primário para comunicar os objetivos do projeto para todos na equipe.

Quais os requisitos objetivos e subjetivos do livramento condicional e período de prova?

O livramento condicional, em linhas gerais, é concedido durante execução da pena; pressupõe cumprimento parcial da pena privativa de liberdade; é cabível para condenações a pena privativa de liberdade, iguais ou superiores dois anos; e seu período de prova equivalerá exatamente ao tempo que resta pena a ser cumprida.

O que são requisitos objetivos e subjetivos?

O requisito objetivo, exige o cumprimento do mínimo de um sexto do cumprimento da pena no regime anterior. Já o requisito subjetivo consiste no mérito do apenado, revelado por meio de bom comportamento carcerário fornecido pelo presidio em que se encontra o sentenciado.

O que vem depois do regime aberto?

Além disso, o livramento condicional tem condições menos restritivas que o regime aberto, pois neste é necessário dormir no albergue, enquanto naquele (livramento condicional) não há necessidade de frequentar os estabelecimentos prisionais.

Quanto tempo demora para o juiz liberar o alvará de soltura?

Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada na 102ª sessão plenária do Conselho, determina que os juízes devem cumprir o alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

Quem fiscaliza o regime aberto?

Tribunal de Justiça | Execuções Criminais | Advogados Criminalistas.

Artigo anterior
Quantas vezes Messi foi artilheiro?
Artigo seguinte
Como se vestir para ir à academia no inverno?