O que é o laudo pericial contábil?

Perguntado por: Frederico Nuno Simões Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil são documentos escritos, que devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.

O que é laudo pericial contábil?

Laudo pericial contábil é uma peça escrita, na qual o perito-contador deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e minudências que envolvam a demanda.

O que significa um laudo pericial?

O laudo pericial é documento de natureza técnico-científico, elaborado por peritos oficiais ou ad hoc à partir da perícia enquanto uma análise multidisciplinar, com a capacidade de fundamentar a convicção do juízo pela demonstração da materialidade.

O que é laudo pericial contábil e o que nele será registrado?

O laudo pericial contábil é a peça escrita na qual o perito- contador expressa, de forma circunstanciada, clara e objetiva, as sínteses do objeto da perícia, os estudos e as observações que realizou, as diligências realizadas, os critérios adotados e os resultados fundamentados, e as suas conclusões.

Qual é o objetivo do laudo pericial?

O laudo pericial é uma variedade de prova, cuja produção carece de fundamentos técnicos e científicos, e que tem por finalidade determinar uma garantia a respeito da dinâmica, autoria e materialidade de certos fatos e de seus efeitos.

COMO ELABORAR UM LAUDO PERICIAL CONTÁBIL | CASO 1

24 questões relacionadas encontradas

Quais os objetivos dos procedimentos de uma perícia?

Já os procedimentos de perícia visam fundamentar as conclusões que são levadas ao laudo pericial contábil ou parecer pericial contábil, abrangendo segundo a natureza e a complexidade da matéria, o exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.

Qual a função de um laudo pericial?

O laudo pericial é um importante documento dentro de um processo judicial, porque é através dele que o juiz obterá apoio técnico científico para chegar a uma justa decisão de uma lide.

Qual a diferença entre laudo pericial contábil e parecer pericial contábil?

O Parecer Pericial Contábil, na esfera judicial, serve para subsidiar o juiz e as partes, bem como para analisar de forma técnica e científica o laudo pericial contábil. O Parecer Pericial Contábil, na esfera extrajudicial, serve para subsidiar as partes nas suas tomadas de decisão.

Quais são os tipos de laudos periciais?

Existem diversos tipos de perícias:
  • Judicial:realizada dentro dos processos do Poder Judiciário;
  • Semijudicial – Realizada dentro dos termos do Estado;
  • Extrajudicial: Realizada fora da justiça, quando as partes desejam obter verdade sobre algum fato, fraudes, desvios, simulações, dentre outras questões;

O que vem depois do laudo pericial?

O perito entrega o laudo. E, em prazo de quinze dias úteis, após, os assistentes entregam seu parecer e os advogados se manifestam sobre o laudo. O prazo de quinze dias corre em paralelo para advogado e assistente.

Quem faz um laudo pericial?

O perito escreve um laudo pericial e esse será uma prova dentro do processo. O juiz quando der sua sentença, junto ao final do processo, é obrigado a fundamentá-la com provas, uma delas poderá ser o laudo pericial escrito pelo perito.

O que deve constar no laudo pericial?

§ 1o No laudo, o perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem simples e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões. § 2o É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como emitir opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia.

Qual a estrutura de um laudo pericial contábil?

O Laudo Pericial Contábil deverá ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa. Ainda, sua escrita sempre será conduzida pelo perito-contador, que adotará um padrão próprio, como o descrito no item Estrutura.

Quais são os tipos de laudos?

Tipos de Laudos Técnicos
  • Laudo de Reforma. O laudo de reforma indica a viabilidade ou necessidade dos serviços de reforma. ...
  • Laudo de Inspeção Predial. Identifica patologias construtivas e estado de conservação da edificação. ...
  • Laudo Estrutural. ...
  • Laudo Elétrico. ...
  • Laudo de Acessibilidade. ...
  • Laudo de Eficiência Energética.

Como deve ser elaborado o laudo pericial?

Como fazer um laudo pericial contábil?
  1. Identificação do processo;
  2. Síntese do objeto da perícia;
  3. Metodologia adotada para os trabalhos periciais;
  4. Identificação das diligências realizadas;
  5. Transcrição dos quesitos;
  6. Respostas aos quesitos;
  7. Conclusão;
  8. Rubrica e assinatura do perito contador;

Qual a diferença entre laudo discordante e laudo de consenso?

Laudo de consenso acontece quando os peritos contadores assistentes concordam totalmente com o laudo do perito contador. Laudo discordante/divergente é elaborado pelo perito contador assistente quando o mesmo discorda do laudo oficial, sempre embasado com razões da discordância.

Qual a diferença do laudo pericial e do parecer pericial contábil?

É possível perceber que as duas principais diferença entre o laudo e o parecer, no entendimento da NBR 13-752/96, é que o parecer técnico é a opinião do profissional habilitado e o laudo a mesma coisa, porém com uma palavra que muda todo o contexto: fundamentadamente.

Qual é a diferença entre laudo e parecer?

Em resumo, como vimos, o laudo é produzido após a aplicação de alguns testes, dinâmicas e exames com o candidato. O parecer, por sua vez, é feito com o foco em uma questão específica a ser respondida.

Quem elabora o laudo pericial e parecer contábil e?

36. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem ser elaborados somente por contador ou pessoa jurídica, se a lei assim permitir, que estejam devidamente registrados e habilitados.

Qual a importância do laudo pericial contábil?

O laudo pericial contábil é uma peça técnica apresentada ao juiz e as partes para esclarecer questões das quais não são de competência do juiz. Logo, é de grande importância, pois serve como prova em uma sentença judicial.

Qual é a função do laudo parecer dentro de uma demanda judicial?

É o resultado de uma perícia com valor probatório para um processo judicial. Tem a finalidade de esclarecer a verdade para a justiça de forma imparcial.

Como é o laudo do perito judicial?

É um documento que contém todas as informações técnicas sobre determinada área, que serve para dar suporte ao Juiz no esclarecimento do caso. Nomeado pelo Juízo a fim de garantir o embasamento necessário para o Juiz dar seu parecer final, o Perito Judicial deve emitir e validar esses laudos de forma responsável.

Quais são os requisitos de um laudo contábil?

De acordo com esse autor o Laudo Pericial Contábil deve apresentar os seguintes requisitos de qualidade: (i)Ter objetividade; (ii)Rigor Tecnológico; (iii)Concisão; (iv)Argumentação; (v)Exatidão; e (vi)Clareza.

O que não deve constar no laudo pericial?

§ 1o No laudo, o perito deve apresentar sua fundamentação em linguagem simples e com coerência lógica, indicando como alcançou suas conclusões. § 2o É vedado ao perito ultrapassar os limites de sua designação, bem como emitir opiniões pessoais que excedam o exame técnico ou científico do objeto da perícia.

O que não podem conter num laudo pericial?

O Laudo Pericial Contábil não deve conter elementos e/ou informações que conduzam a dúbia interpretação, para que não induza os julgadores a erro.

Artigo anterior
Quais são os tipos de pólvora?
Artigo seguinte
Quantos Serpentários tem no Brasil?