O que é o infarto Esplenico?

Perguntado por: Paulo Álvaro Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

O infarto esplênico é causado devido à oclusão do suprimento arterial, gerando isquemia do parênquima e posterior necrose do órgão. O Infarto pode ser parcial ou total dependendo do local da oclusão vascular e seu diagnóstico é realizado com exames de imagem.

Como tratar infarto Esplenico?

Terapias direcionadas às crises vaso-oclusivas da anemia falciforme, comoanalgesia, hidratação, oxigenação e transfusão, são indicadas, a exemplo dascrises vaso-oclusivas quando a anemia falciforme é a causa do infarto esplênico.

O que pode causar um infarto no baço?

O que causa infarto do baço e quais suas consequências? vera), distúrbios tromboembólicos, doença vascular esplênica, distúrbios pancreáticos, vasculite, hipertensão portal, endocardite bacteriana, doença falciforme e distúrbios infiltrativos.

O que vem a ser infarto esplênico como pode ocorrer e quais são os achados macroscópicos e microscópicos esperados?

Infartos esplênicos são classicamente descritos como se manifestando com dor, geralmente de caráter agudo, em quadrante superior esquerdo. Entretanto, podem ser encontrados em quadros menos floridos ou mesmo serem achados tomográficos incidentais.

Como se classificam os infartos?

Tipo 1: IM espontâneo causado por isquemia devido a um evento coronário primário (p. ex., ruptura, erosão ou fissuras na placa; dissecção coronária) Tipo 2: isquemia devido a aumento da demanda de oxigênio (p. ex., hipertensão), ou diminuição do fornecimento (p.

Infarto esplênico

39 questões relacionadas encontradas

O que é o sequestro esplênico?

O sequestro esplênico é uma complicação aguda decorrente da retenção das hemácias no interior do baço, causando queda abrupta da hemoglobina e da volemia, podendo resultar em choque.

O quê problema no baço causa?

As complicações que o baço aumentado pode causar são infecções frequentes, devido a redução do número de glóbulos brancos e vermelhos, e de plaquetas no sangue, anemia ou sangramentos. Além disso, pode ocorrer ruptura do baço, que é uma situação grave que pode causar hemorragia interna e colocar a vida em risco.

Como é a dor no baço?

A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.

Qual é a função do baço no corpo humano?

Ele retém, ainda, células mortas ou doentes que estejam perambulando na circulação sanguínea. É como um filtro que faz um serviço de controle de qualidade: o sangue passa por seus vasos, repleto de glóbulos vermelhos jovens e velhos, e o baço seleciona, prende e destrói aqueles que não têm mais utilidade.

Qual a diferença entre infarto branco e vermelho?

Infarto branco: a área afetada fica mais clara (branca ou amarela) por não haver circulação arterial colateral ou esta é insuficiente (e.g., coração, rins, baço, encéfalo). Infarto vermelho: ocorre por obstruções arterial ou venosa.

Quem retira o baço tem vida normal?

Quanto a retirada do baço, a pessoa pode ter vida normal, porém, recomendamos a vacinação contra as bactérias gram-positivas que levam a infecção pneumocócica. Como se trata de uma pneumonia, é necessário que seja realizada a vacinação, preferencialmente antes da cirurgia, em casos de cirurgias eletivas.

O que acontece quando rompe o baço?

Uma lesão ou ruptura do baço pode gerar dor e sensibilidade no abdômen. O sangue no abdômen atua como um agente irritante e causa dor. A dor é sentida no lado esquerdo do abdômen, por baixo da caixa torácica. Por vezes, a pessoa sente dor no ombro esquerdo.

Porque o baço cresce?

Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.

Quais os sintomas do baço inflamado?

Sintomas de mielofibrose
  • Aumento do baço (esplenomegalia) e do fígado (hepatomegalia), acompanhado de dor e/ou volume abaixo das costelas do lado esquerdo.
  • Cansaço excessivo e progressivo.
  • Anemia.
  • Febre.
  • Perda de peso e de apetite.
  • Falta de ar.

Como saber se estou com problema no baço?

Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
  1. 1- Soluços. O quadro pode causar a compressão de outros órgãos, que, embora não seja dolorosa, pode provocar efeitos no corpo. ...
  2. 2- Dificuldade de alimentação. ...
  3. 3- Aumento do volume abdominal. ...
  4. 4- Dor no hipocôndrio esquerdo.

Quando dor no baço esquerdo é preocupante?

Ruptura do baço

Quando isso acontece, um dos sintomas mais incidentes é a dor no quadrante superior esquerdo do abdômen. Além disso, pode haver sensibilidade ao toque, hemorragia intraperitonial, náuseas, palidez e tontura. Essa é uma emergência médica grave, que demanda avaliação e cuidado imediato.

Quais as doenças do baço?

  • Considerações gerais sobre imunodeficiências.
  • Ataxia-Telangiectasia.
  • Síndrome de Chédiak-Higashi.
  • Doença granulomatosa crônica (DGC)
  • Candidíase mucocutânea crônica.
  • Imunodeficiência comum variável (ICV)
  • Síndrome de DiGeorge.
  • Síndrome de hiper-IgE.

O que é bom para limpar o baço?

O suco de cranberry -- suco puro, e não as misturas que são normalmente vendidas e contém muito açúcar -- misturado com água é muito eficiente durante o processo de limpeza do baço.

Qual exame detecta problema no baço?

exames de imagem, como raios-X, ultrassonografias e ressonância magnética, podem ser utilizados para complementar o diagnóstico da mielofibrose, ao verificar o tamanho do baço e fígado.

Quais os sintomas de sequestro esplênico?

Caracteriza-se pela diminuição da concentração de hemoglobina igual ou maior a 2g/dl comparada ao valor basal do paciente, aumento da eritropoiese e das dimensões do baço. Manifesta-se clinicamente com choque hipovolêmico e pode estar associado a infecções virais ou bacterianas.

Como tratar sequestro Esplenico?

O tratamento da crise de seqüestro deve ser imediato com a expansão da volemia,transfusão de glóbulos vermelhos, ou que proporciona a mobilização das hemácias seqüestradas. Devido à sua freqüente recorrência estes pacientes devem receber tratamento preventivo. A melhor conduta ainda tem sido motivo de muitos estudos.

Quando é necessário retirar o baço?

A principal indicação da retirada do baço é quando se é verificada ruptura nesse órgão devido à trauma abdominal.

Quais alimentos prejudicam o baço?

Quatro fatores podem enfraquecer o Baço-Pâncreas: Dieta.
...
Os mais comuns estão descritos abaixo:
  • Frutas: abacaxi, laranja, banana, kiwi, melancia, limão.
  • Legumes: pepino, alimentos crus, consumo excessivo de saladas (especialmente durante as estações frias), tomate.
  • Bebidas: bebidas frias ou geladas, laticínios.

O que fortalece o baço?

Quais os cuidados essenciais para manter o baço saudável?
  1. Mastigue bem a comida para torná-la mais macia e fácil de ser digerida. ...
  2. Evite comer em excesso para que o seu corpo possa digerir bem os alimentos. ...
  3. Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. ...
  4. Beba pouco líquido durante as refeições.

O que causa o aumento do fígado e do baço?

Causas. Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

Artigo anterior
O que significa HPV na mulher?
Artigo seguinte
O que a altitude influência no café?