O que é o índice de imobilização do Patrimônio Líquido?

Perguntado por: Maria Nádia Vicente de Sá  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

Um alto grau de imobilização do patrimônio líquido significa dizer que há uma dependência do financiamento do ativo circulante da empresa (recursos de curto prazo) em relação ao capital de terceiros (endividamento) uma vez que a maior parte dos recursos próprios foram imobilizados.

O que é imobilizado líquido?

O ativo imobilizado líquido contábil é uma categoria de ativo que representa os bens tangíveis e duráveis de uma empresa, ou seja, os itens físicos que são utilizados na produção de bens ou serviços. Esses ativos são de longo prazo e não se destinam a serem vendidos ou convertidos em dinheiro no curto prazo.

Como interpretar a imobilização dos recursos não correntes?

Depois de aplicar a fórmula, a interpretação do IRC é realizada observando se o resultado é maior ou menor do que 1. É desejável obter um resultado menor do que 1, pois isso indica que os recursos não correntes são mais do que suficientes para financiar o ativo fixo.

O que é IPL na contabilidade?

Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL)

Se a empresa imobilizar o seu patrimônio demais, menos recursos próprios disponíveis. Ou seja, a empresa fica com uma maior dependência de capitais de terceiros para financiar o ativo circulante.

O que representa o indicador do grau de imobilização de capitais permanentes?

Grau de Imobilização dos Capitais Permanentes (GICP) Revela o nível de imobilização dos recursos permanentes, ou seja, o percentual dos recursos permanentes que financia os os ativos permanentes.

Índice de Imobilização do Patrimônio Líquido

38 questões relacionadas encontradas

Qual o índice de imobilização ideal?

É importante que o índice fique acima de 10%. Índice de Imobilização: quanto menor, maior agilidade terá o banco para usar seu patrimônio a fim de honrar seus compromissos.

Como funciona a imobilização?

Um exemplo comum de imobilização ortopédica é a aplicação de uma tala em um dedo quebrado. Nesse caso, a tala é fixada ao redor do dedo, impedindo que ele se movimente e permitindo que o processo de cicatrização ocorra de forma mais rápida.

Como interpretar IPL?

A medida do IPL avaliará a relação da imobilização do capital próprio. Quanto maior o resultado do índice, maior será esse grau. O cálculo determinará a porcentagem de quanto patrimônio líquido está alocada para os ativos permanentes.

Qual o melhor indicador de endividamento?

Os principais são: Dívida líquida/ EBITDA, participação do capital de terceiros (PCT), grau de Alavancagem Financeira (GAF), Grau de Alavancagem Operacional (GAO), garantia de capital de terceiros (GCT).

Como saber se uma empresa está muito endividada?

Para consultar dívida CNPJ Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento on-line.

Como calcular o Índice de Imobilização?

Para saber qual é o grau de Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL) é preciso aplicar a seguinte fórmula: IPL = Imobilizado / Patrimônio Líquido.

Como calcular imobilização?

A fórmula para o cálculo é: Imobilização dos recursos não correntes = ( Ativo Investimento + Ativo Imobilizado + Ativos Intangíveis ) / ( Patrimônio Líquido + Passivo Não Circulante )

O que é imobilização de capital?

A Imobilização de Capital Próprio (também conhecida por Imobilização do Patrimônio Líquido ou pela sigla IPL) representa a porcentagem do Patrimônio Líquido que está alocado em um Ativo Permanente. Ou seja em bens não líquidos, como investimentos em edificações, terrenos, máquinas pesadas etc.

Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?

Patrimônio é a soma de todos os ativos de uma entidade. Patrimônio Líquido é a diferença entre os ativos e passivos. Como calcular o patrimônio líquido da empresa? O patrimônio líquido de uma empresa pode ser calculado subtraindo o ativo total do passivo total da empresa.

Como fazer o cálculo do patrimônio líquido?

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

São exemplos de imobilizado?

Ativos imobilizados são todos os bens físicos usados por uma empresa para gerar renda. É o caso do maquinário de uma indústria, dos fogões, geladeiras, cadeiras e mesas de um restaurante e até mesmo do computador de um profissional MEI que trabalha com textos.

Quando o índice de endividamento é bom?

De acordo com especialistas, o ideal é que o índice não ultrapasse 30% da renda. Confira o que os índices indicam sobre as finanças: Grau de endividamento até 30%: dívidas administráveis e dentro do aceitável.

Como saber se o índice de endividamento é bom?

Tudo dependerá de como o segmento da empresa está se comportando no mercado. Se todos os concorrentes tiverem um índice em torno de 10%, os 30% de uma única empresa podem ser considerados um valor alto. Se, por outro lado, outros empreendimentos tiverem valor de 50%, então os 30% representarão um bom valor.

Qual o nível de endividamento ideal para uma empresa?

Não existe uma conta definitiva, pois há variáveis, mas um Índice de Endividamento Geral até 30% é considerado positivo e sinaliza um risco baixo de se tornar inadimplente, o que colabora para atrair sócios para investir na empresa e ajuda a obter empréstimos em bancos, caso eles sejam necessários.

Quais são os 3 principais quocientes de endividamento?

Quais são os indicadores de endividamento?
  • Participação de capitais de terceiros (PCT) Esse indicador mostra o quanto das fontes de financiamento da empresa vem de capitais de terceiros. ...
  • Composição do endividamento (CE) ...
  • Imobilização do patrimônio líquido (IPL) ...
  • Índice de endividamento geral (EG)

Como analisar o índice de endividamento?

6- Índice de Endividamento Geral (EG)

Por fim, temos o EG que representa a proporção do endividamento em comparação ao ativo total do negócio. A sua fórmula é: EG = (Capital de terceiros / Ativos totais) x 100.

Qual a fórmula do endividamento geral?

Sendo assim, é necessário que a contabilidade esteja em dia, já que o EG é encontrado por meio da divisão entre ativo e passivo, com o uso da seguinte fórmula: “EG = (Passivo Circulante + Não Circulante/ Ativo) x 100”.

Quais são os tipos de imobilização?

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

Qual é o significado de imobilização?

A imobilização de uma lesão ortopédica é um procedimento comum no pronto atendimento e tem como objetivos: aliviar a dor, evitar que os tecidos sejam ainda mais comprometidos e, quando presente, tratar uma fratura. Cada tipo de imobilização tem uma indicação precisa.

O que é Imobilizaçao?

1. Tornar ou tornar-se imóvel, paralisar. 2. Consolidar.

Artigo anterior
O que é conceito de atendimento?
Artigo seguinte
Como pular linha no Vscode?