O que é o imposto a recuperar?
Perguntado por: Eduarda Neves de Alves | Última atualização: 23. Januar 2022Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)
O que é imposto a recuperar? Como mencionado acima, o imposto a recuperar refere-se à subtração dos impostos que a empresa precisa recolher. Entenda melhor. Mais uma vez, utilizaremos o ICMS como exemplo.
Qual a diferença entre impostos a recuperar e compensar?
Os impostos a compensar são classificados como ativo. ... Entretanto, é imprescindível saber que imposto a recolher sempre vai existir, enquanto o imposto a recuperar existe somente quando a empresa fecha o seu balanço patrimonial com um valor maior de créditos do que de débitos.
Onde fica impostos a recuperar no balanço patrimonial?
A conta impostos a recuperar só irá existir no Balanço Patrimonial caso o valor dos impostos a recuperar sejam maiores do que os impostos a recolher (mais compras do que vendas, o que raramente acontece).
O que é Cofins a recuperar?
O que é recuperação PIS/Cofins
Tratando-se de empresas optantes do Lucro Real e do Lucro Presumido, eles incidem sobre o faturamento, mas possuem diferenças quanto à apuração. No Lucro Presumido, as alíquotas são de 0,65% para PIS e 3,00% para Cofins e o recolhimento deve ser feito mensalmente.
Como funciona o ICMS a recuperar?
Para ter direito ao benefício é preciso um trabalho de análise tributário e fiscal, a fim de identificar inconsistências no pagamento do ICMS. Depois de constatar todas as incidências de crédito, é feito um pedido de recuperação aos órgãos responsáveis.
Pílula de Conhecimento - Impostos a recuperar X Impostos a recolher
Quando se recupera ICMS?
Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos. Para que haja a recuperação, os impostos devem ser da mesma natureza. Lembrando que o imposto a recuperar só acontece quando o valor das compras com direito ao crédito for superior às vendas com débito contabilizadas no mesmo período.
Quando o ICMS é recuperável?
O ICMS é recuperável nas aquisições: 1 - de mercadorias destinadas à comercialização; 2 - de mercadorias destinadas à industrialização; 3 - de bens para o ativo fixo.
O que é o COFINS e como funciona?
O COFINS é um tributo federal que incide na receita bruta da empresa. O destino da arrecadação é custear a seguridade social, ou seja, os serviços que abarcam a previdência, a assistência social e a saúde da população. O valor da contribuição varia de acordo com a receita bruta mensal de cada empresa.
Quem recupera PIS e COFINS?
Com isso, é possível recuperar os valores de PIS e COFINS pagos por todos os seus contribuintes, exceto para os optantes pelo SIMPLES, ME e EPP. Quem pode recuperar tributos: PIS: Pessoas jurídicas de direito privado e equiparadas em geral, incluindo-se prestadoras de serviço.
Como calcular PIS e COFINS a recuperar?
...
Sendo assim, a base de cálculo será:
- primeiro passo = receita bruta x soma das alíquotas;
- segundo passo = despesas tributárias x soma das alíquotas;
- terceiro passo = o resultado do primeiro passo – o resultado do segundo passo.
O que é tributos a recuperar no balanço patrimonial?
Os impostos a recuperar são os impostos subtraídos daqueles que você tem a recolher. São chamados impostos a recuperar porque no momento da venda da mercadoria, do valor a recolher, haverá um saldo de compras a recuperar, que deverá ser subtraído para o cálculo final do imposto a ser pago.
O que são os impostos a recuperar?
Impostos a compensar são valores referente a tributos já recolhidos e/ou retidos para os quais a empresa pretende recuperar mediante compensação com tributos da mesma natureza. São contas classificadas no Ativo.
Como os impostos são recolhidos?
Os impostos federais, estaduais e municipais são recolhidos no Brasil pelo governo e têm incidência pelo fator gerador de cada um. Por exemplo, o fator gerador do II (Imposto sobre Importação) acontece quando o produto em questão dá entrada na alfândega.
O que significa compensar em contabilidade?
O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.
O que significa saldo a compensar?
O “Saldo Após Compensação” apresenta o débito (Dados do Débito) e o crédito (Dados do Pagamento), tributo a tributo, depois de realizada a compensação. ... O valor utilizado corresponde ao valor do pagamento que foi utilizado nessa compensação.
Como recuperar PIS e COFINS Simples Nacional?
- Acesse o Portal do Simples Nacional (pode ser feito também pelo e-CAC da RFB, em um processo semelhante)
- Pelo site do Simples Nacional, clique em Simples Serviços e, em seguida, “Restituição e Compensação”
Onde incide o PIS e COFINS?
Enquanto o PIS é destinado a promover a integração social do empregado, o COFINS é uma contribuição para o financiamento da Seguridade Social – incluindo a Previdência Social, a Assistência Social e a Saúde Pública.
Quem recolhe o COFINS?
A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e a contribuição para o PIS/PASEP, exigidas atualmente, são versões mais recentes de tributos que já existiam há décadas no país. São contribuições sociais no âmbito de competência da União, que têm como destino o financiamento da seguridade social.
O que é COFINS Direito Tributário?
COFINS – CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL. A COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi instituída pela Lei Complementar 70 de 30/12/1991. A contribuição COFINS, atualmente, é regida pela Lei 9.718/1998, com as alterações subsequentes.
Qual é o fato gerador do COFINS?
As empresas, seja as de comercialização de produtos, seja as de prestação de serviços, são contribuintes do PIS/COFINS. O fato gerador desses tributos é a própria receita, que essas empresas auferem mensalmente.
Quando PIS e COFINS são Recuperaveis?
O PIS e COFINS são contribuições incidentes sobre a receita bruta de uma empresa. Quando a empresa está no Regime Não Cumulativo de PIS e COFINS, ela poderá recuperar os créditos de PIS e COFINS sobre os insumos adquiridos para a obtenção de receita bruta.
O que é imposto cumulativo e não cumulativo?
Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. ... Isso pode trazer um grande impacto para as receitas e gerar uma grande diferença no valor dos impostos que a empresa precisa pagar.
Quando a empresa pode se creditar do ICMS?
Para a compensação do ICMS, é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado em operações de que tenha resultado a entrada de mercadoria, real ou simbólica, no estabelecimento, inclusive a destinada ao ativo permanente, ou o recebimento de serviços de transporte interestadual e ...
Como conciliar ICMS a recuperar?
A conciliação da conta de ICMS a recolher é feita a partir do MAPA x Conciliação contábil (H). A conciliação contábil é feita a partir do razão contábil mês a mês, neste que encontramos os fatos que ocasionam distorções no imposto a pagar.
Qual é o nome do menor planeta do Sistema Solar?
Quantos frames tem no stop motion?