O que é o granuloma da tuberculose?

Perguntado por: Diogo Freitas Araújo  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Granuloma. Tuberculosis is a chronic infectious disease, transmitted through the air and caused by the bacterium Mycobacterium tuberculosis. In Brazil, it is a serious public health problem with deep social roots.

O que é granuloma tuberculoso?

O granuloma tuberculoso, denominado de tubérculo, é caracterizado pela presença de necrose caseosa central, com infiltrado periférico de macrófagos modificados (células epitelióides e células gigantes), linfócitos, plasmócitos e fibroblastos (Fig. 4.1).

Qual a característica do granuloma na tuberculose?

Microscopicamente o granuloma apresenta área amorfa, acidófila, de células necróticas, com restos nucleares basofílicos (fragmentos e núcleos picnóticos). LÂMINA 1.11 - PULMÃO: GRANULOMAS COM E SEM NECROSE CASEOSA (TUBERCULOSE).

Quais os tipos de granulomas?

Existem dois principais tipos de granulomas, com seus respectivos sub-tipos: granuloma de corpo estranho e o granuloma epitelioide (imune). Basicamente, os granulomas imunes são formados por partes insolúveis de microrganismos invasores.

O que são os granulomas?

Um granuloma é uma coleção localizada de células inflamatórias crônicas, com a presença de células epitelioides e células gigantes multinucleadas. Pode haver necrose de caseificação ou reação do tipo corpo estranho (p. ex., ovos na esquistossomíase).

TDCM #2 | Tuberculose: Formação de Granuloma Caseoso [PATOLOGIA]

24 questões relacionadas encontradas

O que causa um granuloma?

Lesão vascular adquirida, o granuloma progênico representa um crescimento vascular exuberante reativo a trauma, a determinadas situações fisiológicas (por exemplo, gravidez) ou a certas medicações como a isotretinoína.

São constituintes de um granuloma?

O granuloma é composto por macrófagos, células epitelioides, células gigantes e cercado por linfócitos T e, em alguns casos por plasmócitos também.

Quais os tipos de granulomas nos processos inflamatórios?

Tomando como base a patogênese, existem dois tipos de granulomas. O granuloma de corpo estranho ocorre na presença de corpos estranhos relativamente inertes de difícil fagocitose, como fios de sutura.
...
São exemplos de granulomatoses:
  • Tuberculose.
  • Sarcoidose.
  • Blastomicose.
  • Brucelose.
  • Sífilis.
  • Lepra.

O que é uma reação granulomatosa?

O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.

O que é inflamação crônica granulomatosa?

Conceito: Inflamação crônica caracterizada por formação de granulomas. O granuloma representa um agrupamento de macrófagos que tentam circunscrever o agente etiológico evitando que a reação atinja os tecidos sadios circundantes assim como se dissemine.

Como ocorre a formação do granuloma na tuberculose?

Os granulomas, novas massas teciduais de bacilos vivos e mortos, são circundados por macrófagos, que formam um muro de proteção. O material (bactérias e macrófagos) torna-se necrótico, formando uma massa semelhante a um queijo.

Como ocorre a formação de granulomas na infecção com Mycobacterium tuberculosis?

4.1 FORMAÇÃO DO GRANULOMA

A forma secundária se desenvolve a partir de uma nova infecção ou da reativa- ção de bacilos latentes. Na infecção primária, o Mtb é inalado e após atingir os alvéolos, o bacilo é detectado e fagocitado por macrófagos alveolares (BOM- BARDA; FIGUEIREDO, 2001).

Qual tipo de necrose constitui o granuloma?

O granuloma formado contém a área central de necrose caseosa. E, o M. tuberculosis, uma micobactéria que suscita um processo necrótico devido a resposta inflamatória. É o causador da tuberculose, com ocorrência principalmente no tecido pulmonar, mas não exclusivamente.

Qual o risco de um granuloma?

O granuloma de corpo estranho não oferece perigo. Pode ser acompanhado e tratado cirurgicamente em caso de inflação recorrente.

Qual o tipo de necrose acontece na tuberculose?

A chamada necrose caseosa é uma variedade de necrose coagulativa que ocorre na tuberculose, embora não seja exclusiva desta. O termo caseoso é macroscópico e indica aspecto semelhante a queijo (mineiro ou ricota).

Como se contrai a tuberculose ganglionar?

A tuberculose ganglionar não é contagiosa. Ela não é transmitida de pessoa para pessoa por meio das secreções respiratórias como a pulmonar. Pacientes com tuberculose ganglionar não são capazes de transmitir a bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ou seja, esses indivíduos não precisam ficar em isolamento.

O que é reação Gigantocelular?

O Tumor gigantocelular é neoplasia de natureza mesenquimal, caracterizada por proliferação de células gigantes multinucleadas – gigantócitos – que se assemelham aos osteoclastos, em meio a estroma de células mono nucleadas.

Quais os sintomas de um granuloma?

Os sintomas do granuloma inguinal costumam iniciar uma a doze semanas depois da infecção. O primeiro sintoma é um nódulo indolor, vermelho, que cresce lentamente formando uma massa arredondada e elevada.

Pode espremer granuloma?

Nao faça isso, de espremer! Voce pode levar mais bacterias ao local e abrir uma porta de entrada para a infecaco. O melhor a fazer é passar em consulta com o dermatologista, assim ele podera avaliar se é caso de drenar , cirurgia ou tratamento local.

Qual a importância do granuloma?

O granuloma é responsável por isolar o agente ofensor, sendo, portanto, um mecanismo útil de defesa. Todavia, a formação dessa estrutura nem sempre resulta na eliminação do agente causal, o qual comumente pode ser resistente à destruição ou degradação.

Qual pomada usar no granuloma?

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing. Cuidado com infecções!

O que é inflamação serosa?

- Inflamação serosa: é marcada pelo derramamento de um fluido fino que pode ser derivado do plasma ou de secreções das células mesoteliais, revestindo as cavidades peritoneal, pleural e pericárdica. O acúmulo de fluido nessas cavida- des é chamado de efusão.

Como eliminar granuloma piercing?

A maneira mais simples de eliminar esta bolinha que se chama GRANULOMA, é usar uma solução de sal marinho. Para fazer uma solução de sal, misture 1/4 colher de chá de sal marinho não iodado em 1 xícara de água morna (ferva água e deixe amornar).

O que é bom para granuloma?

Outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico, tais como o infliximabe e adalimumabe, podem ser usados para tratar granuloma anular, mas também podem desencadear o distúrbio em algumas pessoas.

Como remover granuloma piercing?

Uma das possibilidade do aparecimento de granulomas é a falta ou excesso de limpeza da área perfurada. Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas.

Artigo anterior
Quem tem pressão alta pode tomar Miorrelax?
Artigo seguinte
Quais as vantagens do AVA?