O que é o Google Drive e como usar?

Perguntado por: Lia Matilde Lourenço de Rodrigues  |  Última atualização: 12. März 2022
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O Google Drive é a plataforma de armazenamento em nuvem gratuita do Google. Parte integral de diversos apps e serviços da empresa, o Drive oferece 15 GB de espaço grátis para que o usuário guarde o que quiser nos servidores e acesse remotamente em qualquer PC ou smartphone com conexão com a Internet.

Como faço para acessar o Google Drive?

Ver e abrir arquivos
  1. Acesse drive.google.com.
  2. Faça login na sua Conta do Google com o nome de usuário e a senha. ...
  3. Clique duas vezes em um arquivo.
  4. Se você abrir um arquivo do Documentos, do Planilhas, do Apresentações, do Formulários ou do Desenhos Google, ele será exibido no app correspondente.

Como usar o Google Drive para armazenar arquivos?

Você pode fazer upload, ver, compartilhar e editar arquivos com o Google Drive.
...
Usar o Drive para computador
  1. Instale o app no computador.
  2. Você verá a pasta "Google Drive".
  3. Arraste arquivos ou pastas até essa pasta. Será feito o upload para o Drive, e você verá os itens em drive.google.com.

O que fica armazenado no Google Drive?

O Google Drive é uma ferramenta de armazenamento em nuvem que oferece uma variedade de aplicativos utilitários, como: planilhas, documentos, apresentações, agenda e muito mais. Você certamente precisa ter acesso aos seus arquivos fora de casa.

Como usar o Google Drive no meu celular?

No seu smartphone ou tablet Android, a mecânica é praticamente a mesma. Você acessa o Google Drive, abre o aplicativo Documentos, Planilhas ou Apresentações Google e no canto inferior direito, clica em Criar/Adicionar. Ali você escolhe se quer um modelo pronto ou se quer criar um novo arquivo.

O que é e como usar o Google Drive?

29 questões relacionadas encontradas

Onde fica o drive no celular?

No smartphone ou tablet Android, abra o app Google Drive. Na parte superior, toque em Pesquisar no Drive. Escolha uma das opções a seguir. Tipos de arquivo: como documentos, imagens ou PDFs.

Como funciona o backup e sincronização do Google Drive?

Quando você instala o Backup e sincronização, uma nova pasta (chamada Google Drive) aparece no seu computador. Os arquivos em Meu Drive e todas as subpastas que você selecionar serão copiados para essa nova pasta. As alterações feitas em uma pasta são refletidas automaticamente na outra.

Como ver arquivos ocultos no Google Drive?

No Drive, clique em Drives compartilhados à esquerda. No canto superior direito, clique em Drives compartilhados ocultos. Clique com o botão direito no drive compartilhado que você quer exibir novamente e selecione Reexibir drive compartilhado.

Quais as ferramentas do Google Drive?

Oito recursos úteis e pouco conhecidos do Google Drive
  1. Localizar PDF por texto na busca. ...
  2. Adicionar fontes tipográficas ao Google Docs. ...
  3. Traduzir documentos. ...
  4. Adicionar gráficos do Google Planilhas. ...
  5. Gerar QR Code no Google Planilhas. ...
  6. Receber notificação por e-mail sobre mudanças no documento.

Quem pode ver meus arquivos no Drive?

Qualquer pessoa que use o computador poderá acessar seus arquivos.

Como se usa o Drive?

Para instalar, siga o passo a passo:
  1. Acesse a página de download do Google Drive.
  2. Selecione a opção “Desktop”.
  3. Escolha “Backup e sincronização”.
  4. Na sequência, opte por “download”.
  5. Aguarde a instalação e já pode utilizar seu drive no computador!

Como salvar arquivos automaticamente no Drive?

É possível sincronizar o Google Drive com as pastas do seu computador e mantê-las salvas na nuvem automaticamente. Para isso, é preciso instalar o programa de backup e sincronização, compatível com Windows e também com macOS, e fazer login na sua conta diretamente pelo aplicativo.

Como salvar arquivos no Google Drive e compartilhar?

Escolher com quem quer compartilhar
  1. Acesse drive.google.com no computador.
  2. Clique na pasta que você quer compartilhar.
  3. Clique em Compartilhar .
  4. Em "Pessoas", digite o endereço de e-mail ou o Grupo do Google com o qual você quer compartilhar.
  5. Para escolher como uma pessoa pode usar a pasta, clique na seta para baixo .

Como colocar o Google Drive no acesso rápido?

Acesso rápido aos seus arquivos
  1. No computador, acesse drive.google.com.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações. Geral.
  3. Marque ou desmarque a caixa ao lado de "Facilite o acesso aos arquivos relevantes para quando você precisar deles na seção Acesso rápido".

São funções do Google Drive?

O armazenamento é utilizado pelo Google Drive, pelo Gmail e pelo Google Fotos, por isso pode armazenar ficheiros, guardar anexos de emails e criar cópias de segurança de fotos e de vídeos. Para obter mais do que 15 GB, pode atualizar para o Google One.

Quais são as características do Google Drive?

O Google Drive tem seus aplicativos próprios que permitem enviar arquivos ao serviço, navegar entre pastas, excluir dados, visualiza-los, além de compartilhar dados e abri-los para edição. Há ainda o recurso de backups automáticos, disponível nas diversas versões do app.

Quais são os principais serviços de armazenamento de dados disponíveis na Internet?

Nesta coluna, irei apresentar um comparativo entre os principais serviços de armazenamento na nuvem disponíveis no mercado: Google Drive, DropBox e SkyDrive.
  • Google Drive. ...
  • DropBox. ...
  • SkyDrive.

Tem como ocultar pasta no drive?

Primeiro, clique com o botão direito do mouse sobre o diretório que você deseja esconder e, em seguida, vá até a seção “Propriedades”. Depois, basta selecionar a aba "Geral", marcar a opção “Oculto” e, por fim, aplicar a alteração. Pronto, agora só você saberá onde está essa pasta ou que arquivo está gravado nela.

Como esconder pasta no Google Drive?

No Drive, clique em Drives compartilhados à esquerda. Clique com o botão direito no drive compartilhado que você quer ocultar e selecione Ocultar drive compartilhado.

Como achar arquivos compartilhados no drive?

Você pode colocar o atalho em "Meu Drive" ou em qualquer drive compartilhado com você.
  1. Acesse drive.google.com.
  2. À esquerda, clique em Compartilhados comigo.
  3. Selecione os arquivos ou as pastas aos quais você quer adicionar um atalho.
  4. Clique com o botão direito do mouse nos arquivos ou nas pastas que você selecionou.

Para que serve Backup e sincronização?

O backup e sincronização é um serviço de armazenamento que salva automaticamente fotos e vídeos na sua Conta do Google. Esses itens poderão ser acessados em qualquer dispositivo em que você se conecte à conta. ... Se você editar e salvar uma foto no smartphone, ela será igual no Google Fotos.

O que é Backup e sincronização do Google?

É uma forma de liberar armazenamento para fotos novas sem precisar excluir nada que já foi registrado. Se você usa Android, provavelmente, já tem o aplicativo Google Fotos instalado no celular.

Como mover a Conta do Backup e sincronização do Google Drive?

Fazer login na sua conta

Depois de abrir o Drive para computador, faça login nas suas contas novamente. Se estiver usando uma mesma conta no Backup e sincronização e no Drive para computador, você precisará fazer login nela, ou se desconectar, para fazer login em outras contas.

Para que serve o OneDrive no celular?

OneDrive é um aplicativo de armazenamento de arquivos da Microsoft para Android e iPhone (iOS). ... Os documentos do app ficam na nuvem e é possível compartilhá-los pelo celular ou acessá-los em outras plataformas, como pelo navegador ou PC.

Onde fica o backup do Whatsapp no Drive?

Encontrar e gerenciar backups
  1. Acesse drive.google.com.
  2. No canto inferior esquerdo, em "Armazenamento", clique no número.
  3. No canto superior direito, clique em Backups.
  4. Escolha uma opção: Ver detalhes sobre um backup: clique com o botão direito do mouse no backup Visualizar .

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