O que é o fuso muscular?

Perguntado por: Sandro Xavier Pinto Maia  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 5/5 (63 avaliações)

O fuso muscular é um receptor que consiste de fibras musculares especiais, como as fibras intrafusais que são distintas das fibras musculares esqueléticas normais (fibras extrafusais) (Figura 1), terminações sensoriais e motoras localizadas nos músculos, tendões e vestíbulo da orelha cujo reflexo está conectado com a ...

Qual a função do fuso muscular?

O fuso muscular é ativado toda vez que o peso do corpo, tendendo a dobrar os joelhos, estira os músculos. Os estímulos são enviados à medula espinhal e através do nervo motor e contraem os músculos para neutralizar a ação da gravidade.

Como é a estrutura do fuso muscular?

O fuso muscular é uma estrutura sensorial pequena e alongada (cerca de 100 µm diâmetro e 10 mm comprimento), em forma de fuso, disposto entre as fibras musculares. É formado por 3 à 12 fibras musculares modificadas, as fibras intrafusais, circundadas por uma cápsula de tecido conjuntivo.

Qual a função do fuso muscular e do órgão tendinoso de Golgi?

A principal diferença entre o órgão tendinoso de Golgi e o fuso é que o fuso muscular detecta o comprimento do músculo e suas alterações e o órgão tendinoso de Golgi detecta a tensão muscular.

Onde se encontra o fuso muscular?

Os fusos musculares são órgãos sensoriais espalhados por todo o tecido muscular, compostos por 3 a 12 fibras musculares finas intrafusais circundadas por uma bainha do tecido conjuntivo, tendo de 3 a 10 mm de comprimento, que ativam reflexamente o músculo e inibem simultaneamente o músculo oponente ou antagonista ( ...

Lesões Musculares: O papel do Fuso Muscular e do OTG na proteção dos músculos

34 questões relacionadas encontradas

Como o fuso muscular e Inervado?

Vinda de centros superiores, mais especificamente do tronco cerebral, desce pela medula anteriormente na substância cinzenta. Uma descarga deste motoneurônio acarretará na contração das fibras intrafusais, que por sua vez, deformará (provocará um estiramento), ativando a área sensorial do fuso. ...

Onde estão localizados os Proprioceptores?

Apropriadamente, os proprioceptores estão localizados nos músculos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi) e nas cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini).

Qual a diferença entre fuso muscular e OTG?

Durante a contração muscular, o OTG descarrega um impulso nervoso capaz de inibir a contração muscular e provoca o relaxamento do músculo. Por esse motivo, o órgão tendinoso de Golgi é um sistema aferente inibitório, enquanto o fuso muscular é excitatório (SILVERTHORN, 2003 apud ACHOUR JÚNIOR, 2006).

Como o órgão tendinoso de Golgi e fuso neuromuscular agem na facilitação neuromuscular Propioceptiva?

Conclusão: O OTG atua juntamente com o fuso muscular na regulação do tônus e da complacência musculares; está envolvido na mediação da propriocepção e possui um papel importante no ritmo locomotor normal.

Qual o papel dos receptores musculares no controle motor?

Assim, os receptores sensoriais serão responsáveis por informar o que está acontecendo no ambiente, a posição e a orientação do corpo e seus segmentos, além do grau de contração muscular. ... São receptores sensoriais: os fusos neuromusculares e os órgãos tendinosos de Golgi.

Como o fuso muscular e do OTG atuam durante o emprego da técnica de alongamento facilitação neuromuscular proprioceptiva FNP?

O fuso muscular possui função substancial durante o alongamento do músculo, pois seu impulso facilitatório amplia o grau de tensão do músculo, proporcionando certa limitação de flexibilidade [25], dessa forma, quanto maior for o input sensorial, maior será a ativação muscular.

Como ocorre o processo de ativação muscular?

A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação. Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular. A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada".

Quais são os tipos de receptores musculares?

O músculo esquelético possui vários tipos de receptores: o fuso muscular (FM), o órgão tendíneo de Golgi (OT), o corpúsculo de tipo Golgi-Mazzoni e a terminação nervosa livre.

Qual o papel do fuso neuromuscular na determinação do nosso tônus muscular de repouso?

Nesse caso, a ativação dos neurônios fusimotores (os quais inervam as fibras musculares intrafusais) regula indiretamente o tônus muscular e os motoneurônios a regulam diretamente. ... Elas são capazes de regular o tônus da musculatura axial e a postura.

O que é Motoneur?

O motoneurônio é um neurônio eferente que controla os movimentos voluntários do músculo esquelético representando o caminho final de todos os sinais descendentes e reflexos (MORITANI, 2006).

Quando há estiramento do fuso muscular o que acontece com a frequência de disparo?

O estiramento da região central do fuso estimula as terminações aferentes que disparam potenciais de ação em direção ao SNC. A chegada desse impulsos causam a estimulação dos motoneurônios a do próprio músculo.

Qual a principal função da técnica de FNP facilitação neuromuscular proprioceptiva?

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma técnica fisioterapêutica que vem sendo utilizada para melhorar o desempenho físico de atletas, de portadores de disfunções orgânicas e de sedentários saudáveis2-5.

Como ativar o órgão tendinoso de Golgi?

A contração muscular é o estímulo que mais gera ativação elétrica desta estrutura. O órgão tendinoso de Golgi não deve ser confundido com o complexo de Golgi, que é uma organela da célula eucariótica.

Qual é o neurotransmissor liberado na junção neuromuscular?

A junção neuromuscular é o local onde uma terminação nervosa se junta ao tecido muscular esquelético. Os sinais de contração muscular são iniciados por substâncias químicas, como o neurotransmissor acetilcolina, que são transferidas da terminação nervosa, ou placa motora terminal, para o músculo.

Quando o OTG é ativado?

O OTG também é um receptor sensitivo, mas é ativado através de um alongamento lento. A ativação do OTG, gera um relaxamento na musculatura tornando mais fácil a realização de um alongamento.

O que é um pen drive OTG?

USB On-The-Go (também conhecido como OTG) é, certamente, um recurso bastante interessante que os usuários de dispositivos móveis dispõem. Com ele, é possível permitir a conexão de celulares e tablets com outros dispositivos USB, especialmente de armazenamento externo, como pen drives, cartões SD e outras tecnologias.

Como funciona Os Proprioceptores?

Os proprioceptores são órgãos sensitivos localizados nos músculos, tendões e ligamentos. Eles recebem e transportam para o sistema nervoso central informações sobre tensões, pressões ou distensões nas variadas partes do corpo, para que o cérebro decida como reagir e manter o equilíbrio.

Onde atuam os Termoceptores?

Termorreceptores: São receptores que captam estímulos térmicos. Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos.

O que é Interorreceptores?

* Interorreceptores – Detectam estímulos das regiões internas do corpo. * Exterorreceptores – Detectam estímulos das regiões externas do corpo, ou seja, do ambiente, como a luz, calor, sons e pressão.

Artigo anterior
Quem faz quimioterapia pode comer ovo cozido?
Artigo seguinte
Quem tem ginecomastia pode tomar Tribulus terrestre?