O que é o fornecedor aparente?

Perguntado por: Laura Guerreiro de Maia  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Fornecedor aparente ("mesmo nome"): É aquele que põe uma marca nos produtos disponibilizados ao consumidor e cria no mesmo a confiança no produto comercializado.

O que é um fornecedor aparente?

É o chamado 'fornecedor aparente', já reconhecido pela Justiça, e comum no setor de informática. Nesse caso, a empresa vendedora no país tem o mesmo nome da fabricante de fato e busca se eximir das obrigações com o consumidor por se considerar intermediadora e não fabricante.

O que configura a situação de fornecedor aparente?

A empresa que utiliza marca internacionalmente reconhecida, ainda que não tenha sido a fabricante direta do produto defeituoso, enquadra-se na categoria de fornecedor aparente.

O que é o fornecedor equiparado?

O fornecedor equiparado, antes denominado terceiro, figura como intermediário na relação de consumo, com posição de auxílio ao lado do fornecedor de produtos ou prestador de serviços. Um exemplo é o caso das empresas que mantêm e administram bancos de dados de consumidores.

Qual o conceito de fornecedor?

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Fornecedor aparente no Informativo 642 do STJ

36 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do fornecedor?

Ele vai muito além das funções de recebimento de ordens de compra, separação e envio dos pedidos. Nesse contexto ele também deve controlar as matérias-primas adquiridas, gerar estoque e escoar os elementos necessários para o comércio. O fornecedor deve, portanto, firmar uma relação de parceria com a empresa compradora.

O que é fornecedor na contabilidade?

O termo fornecedor aparece constantemente na contabilidade, já que, para uma empresa, ele é essencial para o fornecimento de materiais para ao desenvolvimento de produtos (matéria prima, que são itens usados para criar outros itens), de bens para comercialização direta (sem que haja qualquer tipo de modificação por ...

O que é o consumidor equiparado?

O dispositivo legal prevê que se equiparam aos consumidores "todas as vítimas do evento"; ou seja, o CDC estende o conceito de consumidor àqueles que, mesmo não tendo sido consumidores diretos, acabam por sofrer as consequências do acidente de consumo, sendo também chamados de bystanders.

Quais são os tipos de fornecedores?

Os fornecedores podem ser de três tipos, monopolista, habitual ou especial.

O que é consumidor Ficto?

2) Exemplo Prático: O flagrante ficto (ou presumido) é aquele em que o suspeito é encontrado, logo depois do crime, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ter sido ele o autor.

O que pode ser considerado vício oculto?

O vício oculto é um defeito ou falha de fabricação que se manifesta após certo tempo de uso do produto, por exemplo, um veículo novo, cuja fábrica instalou uma peça defeituosa, que vem a apresentar defeito no câmbio após meses de uso...

Qual a diferença entre fabricante e fornecedor?

Um fabricante, para produzir sua própria ideia de produto. Um fornecedor, que também pode ser um fabricante, atacadista ou distribuidor, para adquirir marcas e produtos existentes.

Quem é fornecedor no CDC?

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

O que é fornecedor doutrina?

3º do CDC define fornecedor como sendo “toda pessoa físi- ca ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, expor- tação, distribuição ou comercialização de produtos ou ...

Quem é o consumidor substituto?

Consumidor Substituto Profissional que ajuda na tomada de decisão do consumidor colhendo informações sobre um tipo de produto.

É o destinatário final que retira o produto ou serviço?

P E RG UNTA 3 “É o destinatário final que retira o produto ou serviço do mercado de consumo através de sua aquisição ou utilização.”. Esse conceito refere-se: a. Ao fornecedor real.

Quais são os 3 tipos de fornecedores?

Há diferentes tipos de fornecedores e para cada negócio há o mais adequado. Mas basicamente podemos dividi-los em três tipos principais: monopolista, habitual ou especial.

Quais os fornecedores de uma empresa?

Os fornecedores são as empresas e/ou profissionais que oferecem produtos ou serviços que irão auxiliar um negócio a tirar do papel o que foi projetado. É por meio desses parceiros que é possível criar produtos que atenderão às necessidades dos clientes e fazer sua empresa.

Quantos e quais são as fontes de fornecedores?

Fontes de fornecimento e suprimentos: Há quatros tipos de fontes: única, múltipla, simples e especiais. a) Fonte única - Monopolista: Implica que apenas um fornecedor está disponível devido a patentes, especificações técnicas, matéria-prima, localização, e assim por diante.

São exemplos de consumidor equiparado?

São exemplos de consumidor por equiparação e que podem buscar seus direitos, com a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, se beneficiando das regras protetivas nele constante, sem a necessidade do consumidor primário o presenteado, ou seja, aquele que recebe um presente adquirido pelo consumidor primário, no caso ...

O que é consumidor stricto sensu?

Consumidor em sentido estrito (standard ou stricto sensu)

· CDC, Art. 2º: é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Aspectos relevantes: a) A pessoa jurídica também pode ser uma consumidora.

Quais as hipóteses de equiparação a consumidor previstas no CDC?

17 do CDC determina que se equiparam a consumidor o terceiro em uma relação de consumo, isto é, “todas as vítimas do evento danoso” ocorrido no mercado de consumo, ou seja, todos aqueles que não participaram da relação de consumo, não adquiriram qualquer produto ou contrataram serviços, mas sofreram alguma espécie de ...

Qual a diferença entre credor e fornecedor?

Na contabilidade, um fornecedor é um credor enquanto um cliente é um devedor.

Como identificar fornecedores no balanço patrimonial?

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinam que a conta "Fornecedores" seja classificada no Passivo Circulante ou no Exigível a Longo Prazo conforme o caso.

O que é um fornecedor de serviços?

Fornecedores de Serviços são parceiros que oferecem infraestrutura (conectividade, rede, armazenamento de dados, segurança, serviços de processamento) a vários clientes a partir de um conjunto de instalações remotas, conectadas pela internet ou por conexões privadas.

Artigo anterior
O que significa DC nos filmes?
Artigo seguinte
Como saber qual base é mais fraca?